CUIABÁ

MATO GROSSO

Novo Hospital Universitário terá 359 leitos e será o maior de Mato Grosso

Publicados

MATO GROSSO

Construído em parceria entre o Governo do Estado e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o novo Hospital Universitário será a maior unidade hospitalar estadual em área construída. O investimento total na obra é de R$ 221,1 milhões, sendo que mais da metade com recursos estaduais.

A estrutura de 58,3 mil metros quadrados está 47% executada, atualmente. A unidade terá oito blocos, com 228 leitos de internação, 68 de repouso e 63 de UTI, sendo 18 pediátricos e 25 neonatais. Também serão construídos 12 centros cirúrgicos, 85 consultórios, 45 salas de exame e 21 salas para banco de sangue e triagem.

Na terça-feira (19.09), as obras do novo hospital foram vistoriadas pelo governador Mauro Mendes. Ele lembrou que assim que for finalizada, o que está previsto para novembro de 2024, a unidade será gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, órgão do governo federal.

O atual Hospital Universitário Júlio Müller atende a uma série de especialidades médicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de ser usada na formação de profissionais com os programas de residência médica. A expectativa é que a nova estrutura, localizada na MT-040, entre Cuiabá e Santo Antônio do Leverger, melhorem o serviço oferecido.

Leia Também:  "Governador construiu não só um projeto de ferrovia, mas todo um projeto logístico para MT", afirma diretor de multinacional

“Esse hospital trabalha, principalmente com média e alta complexidade, casos mais raros, difíceis de se observar. É um campo enorme de estágio e aprendizados”, explicou o reitor da UFMT, Evandro Aparecido Soares da Silva.

As obras do novo hospital podem ser acompanhadas ao vivo pelo site da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). As imagens mostram a evolução na obra nos últimos quatro meses, com a construção de novos andares.

“Nós buscamos todas as soluções necessárias para que essa obra pudesse ser retomada. O governador Mauro Mendes tem compromisso com a saúde, prova disso é a construção deste hospital, a retomada do Hospital Geral e a construção de quatro novos hospitais regionais”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira.

O novo hospital universitário começou a ser construído em 2012, com a estimativa de entrega até a Copa do Mundo de 2014, servindo como referência para o público que viesse acabar os jogos, além de melhorar a estrutura de ensino para os alunos da UFMT.

Leia Também:  Polícia Militar apreende quatro armas de fogo e prende cinco por porte ilegal

No entanto, o contrato foi rescindido em 2014, devido ao não cumprimento do cronograma. Apenas 9% das obras estavam executadas e o terreno tinha alagamentos. A atual gestão realizou uma série de estudos e uma nova licitação foi lançada em maio de 2020. Após a elaboração dos projetos executivos, as obras começaram em novembro de 2021, com previsão de três anos de execução.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Lei garante isenção da taxa de incêndio para APAEs e Associações Pestalozzi de MT

Publicados

em

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) e as Associações Pestalozzi, regularmente constituídas e declaradas de utilidade pública estadual em Mato Grosso, poderão ser isentas da Taxa de Segurança Contra Incêndio (TACIN), por meio da Lei nº 13.491/2026 . A medida contempla imóveis e atividades diretamente vinculados às finalidades institucionais, o que vai contribuir para reduzir custos de manutenção das entidades filantrópicas que atendem pessoas com deficiência e suas famílias.

O deputado estadual Wilson Santos (PSD), um dos autores da legislação, destaca que a iniciativa dá o apoio ao trabalho desenvolvido pelas instituições. Também, assinam a proposta os deputados estaduais Max Russi (Podemos), Dr. João (MDB) e Diego Guimarães (Republicanos). 

“Essa lei representa um apoio às APAEs e às Associações Pestalozzi que desempenham um trabalho fundamental às pessoas com deficiência. A isenção da taxa pode ajudar essas instituições a direcionar recursos para outras necessidades dos alunos e de suas famílias”, explica o parlamentar.

Para ter direito à isenção, as instituições deverão comprovar anualmente a manutenção de sua finalidade filantrópica e sem fins lucrativos, a regularidade fiscal e trabalhista, a permanência do título de utilidade pública estadual e a aplicação integral dos recursos na realização de seus objetivos institucionais. A proposta também estabelece que o benefício não dispensa o cumprimento das normas de segurança contra incêndio e pânico do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), nem a obtenção do respectivo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Leia Também:  Abertas inscrições para curso de prestação de contas de projetos culturais

Tanto que a diretora pedagógica da APAE de Rondonópolis, Jacira Ribeiro, realiza no momento com o CBMMT a renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), concedido pelo governo federal à instituição, cuja validade termina em dezembro de 2026 – com duração de cinco anos. Ela também avalia positivamente a medida e ressalta a importância das instituições de todo o estado terem conhecimento do benefício. 

Para ela, a isenção pode representar um alívio financeiro, especialmente para entidades que possuem estruturas amplas e precisam investir na adequação das instalações às exigências de segurança. Também, destacou que o valor da taxa varia conforme as características do imóvel, o que pode representar uma despesa significativa para as instituições filantrópicas.

A APAE de Rondonópolis, atualmente, é mantida por meio de convênios, recursos humanos a nível municipal e estadual e da busca constante por novas fontes de arrecadação de recursos. Também, a entidade recorre a emendas parlamentares, desenvolvem projetos e promovem eventos para levantar verbas e custear as despesas de funcionamento já que são atendidos 235 alunos.

Leia Também:  Em ação conjunta, Sema-MT apreende 250 cabeças de gado, máquinas pesadas e aplica multa de R$ 20 milhões



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA