CUIABÁ

MATO GROSSO

Mutirão da Saúde estimula prevenção e amplia conhecimento sobre doenças de pele

Publicados

MATO GROSSO

Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

“A pele é o nosso maior órgão e nos coloca em contato com o mundo e com o outro”. A explicação da dermatologista Sandra Franco de Assis ajudou a ampliar o entendimento dos servidores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) sobre o tema, abordado em palestra que abriu o Mutirão da Saúde nesta quarta-feira (12). 

Em bate-papo no Espaço Cultural Liu Arruda, a médica explicou que, quando se fala no assunto, a associação mais comum é o câncer de pele. Contudo, esta é apenas uma das mais três mil enfermidades dermatológicas catalogadas. “É importante conhecermos os tipos de pele e os cuidados que a gente deve ter para evitarmos essas doenças.” 

Outra questão que, para ela, deve ser mais debatida é o estigma social. “O conhecimento evita discriminações. Pelo aspecto que algumas dessas doenças têm, as pessoas às vezes acham que elas são contagiosas, discriminando e constrangendo os pacientes.  Isso causa um grande estresse psicológico e muitas vezes prejudica o convívio social.” 

Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Leia Também:  Edital do BRT será republicado para inclusão de obras de drenagem na Prainha

Presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social (CPSA) do TCE-MT, o conselheiro Guilherme Antonio Maluf, que também é médico, reforçou a fala da profissional ao destacar a elevada incidência de raios solares que caracteriza o estado. 

“Essas são atitudes simples e que podem ser adotadas no nosso dia a dia. É fundamental que todos tomem estes cuidados ao longo da vida, porque depois que surgem os cânceres, o tratamento é muito mais complexo, caro e doloroso. Tratar a doença é muito mais difícil do que prevenir”, pontuou. 

Fruto de parceria da CPSA com a Secretaria de Gestão de Pessoas, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), o Mutirão da Saúde também vai renovar os dados dos servidores referentes ao peso, altura, índices de colesterol, triglicerídeos e outros. A partir deste cadastro o setor desenvolve ações específicas para cada grupo.  

Foi o que explicou a coordenadora do NQVT, Estela Biancardi. “Formamos os grupos de que tem necessidade de atendimento específico e encaminhamos aos nossos profissionais. Para atender o máximo de servidores e colaboradores, nós vamos fazer a busca ativa nos postos de trabalho, informando sobre os serviços destinados a eles.”

Leia Também:  Escola de Governo oferta curso de Gestão e Fiscalização de Contratos

Na programação consta ainda uma série de atividades voltadas à educação em saúde, doenças crônicas, ocupacionais e alimentação saudável, dentre outros. Serão ofertadas aferição de pressão arterial e pesagem, teste de glicemia, ginástica cerebral, reflexologia, quick massage, além de stands com materiais educativos e informativos. 

A data do mutirão foi escolhida em homenagem ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado em 28 de abril. A programação completa, exclusiva para servidores e colaboradores do TCE-MT, está disponível na Intranet.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Semana Estadual de Políticas sobre Drogas discute prevenção em escolas de Poconé e Livramento

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA