MATO GROSSO
Museu de História de MT abre inscrições para curso sobre educação patrimonial em espaços educativos
MATO GROSSO
Estão abertas as inscrições para o curso Educação para o Patrimônio Cultural em Espaços Educativos no Estado de Mato Grosso, direcionado para professores da rede básica de ensino, educadores sociais, gestores e profissionais ligados à cultura ou pessoas interessadas pelo tema. As incrições podem ser feitas até o dia 15 de junho.
Com 50 horas de formação, na modalidade à distância, a capacitação é gratuita e oferecida pelo Museu de História Natural de Mato Grosso.
Esta é a segunda edição do curso, e as aulas começam no dia 20 de junho. O conteúdo programático será dividido em cinco módulos sobre conceitos de patrimônio cultural (material e imaterial, cultural, museus, arqueologia e paleontologia).
As aulas serão ministradas por professores renomados e especialistas nas áreas, e oferecidas no ambiente virtual de aprendizagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), parceira do projeto com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss). A certificação também será feita pela UFMT.
O Museu de História Natural de Mato Grosso é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e possui gestão compartilhada com o Ecoss.
Serviço
Curso ‘Educação para o Patrimônio Cultural em Espaços Educativos no Estado de Mato Grosso’
Inscrições até 15 de junho, pelo link https://bityli.com/Fpaedo
MATO GROSSO
Caminhoneiro morre após perder controle de carreta e tombar na BR-364
Um caminhoneiro morreu após um acidente envolvendo uma carreta na BR-364, em Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).
A ocorrência foi registrada no trecho da rodovia que liga o município a Tangará da Serra. Conforme as informações preliminares, o motorista seguia pela estrada conduzindo uma carreta Scania R 420, que transportava uma carga de fertilizantes agrícolas, quando perdeu o controle do veículo.
Após sair da pista, a carreta tombou às margens da rodovia. O impacto provocou danos na estrutura do veículo e também comprometeu parte da carga transportada.
Equipes de atendimento foram mobilizadas para prestar socorro, mas o caminhoneiro não resistiu aos ferimentos. Ele ficou preso nas ferragens e teve a morte confirmada ainda no local.
A área do acidente foi isolada para a realização da perícia, que deve apontar as possíveis causas da ocorrência. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde serão realizados os procedimentos de identificação.
As circunstâncias que levaram o motorista a perder o controle da carreta ainda serão apuradas.
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPodemos adia convenção e amplia prazo para definir alianças em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGoverno lança Regula MT para dar mais transparência às filas do SUS em Mato Grosso
-
TECNOLOGIA5 dias atrásIA e sensores transformam decisões da arbitragem na Copa do Mundo de 2026
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrásPivetta diz que Estado aguarda decisão da Justiça sobre possível intervenção no DAE
-
ECONOMIA5 dias atrásMarcas chinesas avançam e já respondem por 44% das vendas de carros premium no Brasil
-
POLÍTICA MT5 dias atrásProjeto de Beto Dois A Um permite trocar multa de trânsito por doação de sangue em Mato Grosso
-
SAÚDE7 dias atrásProjeto que cria campanha sobre uso consciente do Mounjaro avança na ALMT


