MATO GROSSO
“Investimentos em ensino técnico e inovação vão assegurar desenvolvimento e mudança de vida da população”, afirma secretário
MATO GROSSO
“Nossos cursos técnicos vão assegurar que nossa população tenha a oportunidade de mudar sua realidade. Quando diminuímos a taxa de desemprego por meio da qualificação, estamos proporcionando que aquela pessoa que se forma tenha a possibilidade de ter um emprego bom, com uma remuneração justa e, assim, garanta mais qualidade de vida para si e sua família. Esse também é um compromisso que o Governo tem com a nossa população”, afirmou o secretário.
A formação técnica tem sido preocupação da gestão Mauro Mendes. Desde 2019 o Estado já destravou a construção de pelo menos oito escolas técnicas estaduais, que aguardavam quase 10 anos pela finalização das obras. Dessas, quatro já foram entregues e outras quatro estão em processo de finalização.
Confira abaixo a entrevista com o secretário:
Secretário, as demandas por novas tecnologias e inovação têm movimentado o mundo e o Governo de Mato Grosso está atento a isso. Como a Seciteci trabalha para fomentar a produção ou o avanço dessas áreas em Mato Grosso?
Allan Kardec – Falar sobre esse movimento de novas tecnologias é falar diretamente do que a Seciteci tem como compromisso com todo o Estado. Nos últimos meses, temos fortalecido a relação entre as Universidades, Centros de Pesquisas e outros espaços de produção de ciência com quem está na ponta, empreendendo e produzindo. Esse fortalecimento tem nos permitido cumprir uma missão que o governador Mauro Mendes nos passou, que é pensar o desenvolvimento do nosso Estado, aliado à sustentabilidade.
Temos tido investimentos importantes na pesquisa aplicada, justamente com o objetivo de produzir produtos que afetem diretamente a vida de quem vive em Mato Grosso. Um desses exemplos é um edital que lançamos em parceria entre Fapemat, Seciteci e Seaf, disponibilizando R$ 1 milhão para que pesquisadores possam criar soluções inovadoras para os desafios da agricultura familiar.
O Governo instalou em 2022 o Centro de Formação de Alta Performance da Seciteci. Como esse centro qualifica os nossos jovens para as chamadas “profissões do futuro”?
Allan Kardec – O Centro de Alta Performance está hospedando as turmas do nosso curso de programadores. O lançamento desse curso foi um acerto do Governo do Estado, já que uniu a possibilidade de proporcionar gratuitamente a formação de jovens para as “profissões do futuro” e também garantir a superação dos desafios da administração pública. Digo isso porque, dos mais de 200 alunos que vão se formar já agora em outubro de 2023, 50 serão selecionados para atuar em órgãos do Estado, para desenvolver soluções tecnológicas para os nossos desafios diários.
A Seciteci segue trabalhando nesse rumo, unindo a possibilidade de impacto em vários espaços em um único projeto ou ação.![]()
Além do Centro de Formação, o Governo também aumentou o número de escolas técnicas estaduais nos últimos quatro anos. Atualmente, quantas estão em funcionamento e quais cursos estão sendo ofertados?
Allan Kardec – Hoje temos 16 escolas técnicas estaduais, duas ainda por inaugurar, em Juara e Sorriso, e teremos, ano que vem, em 15 dessas escolas, a oferta de cursos técnicos concomitantes e intercomplementares com o Ensino Médio, para jovens de 14 a 17 anos.
Em 2024 vamos ofertar, em um primeiro momento, 70 vagas em cada escola técnica, para que os estudantes já ingressem no Ensino Médio realizando o ensino regular com a Seduc e o curso técnico com a Seciteci.
Cada escola técnica oferta cursos conforme a vocação da região, ou seja, os estudantes aprendem de forma estratégica, para suprir a demanda de mão de obra da região e contribuir para o desenvolvimento do Estado. São cursos como, por exemplo, técnico de enfermagem, em agronegócio, em segurança do trabalho, e até áreas que envolvem as tecnologias de automação industrial, energias renováveis, biocombustíveis.
O Estado de Mato Grosso ganha muito com isso, porque nós vamos, a partir de 2026, ainda no governo Mauro Mendes, formar os primeiros técnicos dentro dessa nova estratégia. Serão alunos que vão concluir seu Ensino Médio já qualificados para atuarem no mercado de trabalho.
Há planejamento para ampliação dos cursos técnicos em 2024?
Allan Kardec – Com certeza. Já planejamos a ampliação dos cursos técnicos, e sempre de forma conectada às novas necessidades do Estado e das regiões em que as escolas estão alocadas. Além desses cursos que já temos, numa estratégia de oferta para 2024, respeitando essas vocações e as áreas estratégicas, vamos oferecer cursos à noite, que são cursos que a gente chama de pós-médio, para aqueles adultos que trabalham de dia também possam fazer o curso técnico com a duração de um ano e meio ou dois.
Falo sempre que, com essa característica de diálogo do governo Mauro Mendes, conseguimos aliar essa ampliação dos cursos de acordo com a vocação de cada região do Estado, e essas vocações foram identificadas a partir do diálogo com gestores municipais, setor produtivo e outros atores de cada região.
Além disso, vamos implementar o programa estadual de qualificação, que terá como finalidade oferecer cursos de curta duração para atender às demandas do mercado mato-grossense de trabalho. Então, as empresas e os setores da economia que demandarem cursos em áreas estratégicas para formar mão de obra para atender às demandas da região, o programa vai atender.
O governador Mauro Mendes tem falado sobre a falta de mão de obra qualificada no Estado, mesmo Mato Grosso tendo a menor taxa de desemprego dos últimos anos. O senhor acredita que o aumento das escolas técnicas vai contribuir para a redução dessa demanda?
Allan Kardec – Com toda certeza o aumento das escolas técnicas, em parceria com Seduc e com as nossas universidades, para aprimorar e aumentar a formação de nossos jovens, vai mudar essa situação de demanda por profissionais qualificados no Estado. Isso é algo já discutido no país inteiro, e em Mato Grosso não seria diferente. A oferta dos nossos cursos técnicos vai possibilitar não só suprir a falta de mão de obra qualificada, como também assegurar que a nossa população tenha a oportunidade de mudar sua realidade.
Para além dos números, quando diminuímos a taxa de desemprego por meio da qualificação, estamos proporcionando que aquela pessoa que se forma tenha a possibilidade de ter um emprego bom, com uma remuneração justa e, assim, garanta mais qualidade de vida para si e sua família. Esse também é um compromisso que o Governo de Mato Grosso tem com a nossa população.![]()
Em outra vertente da Seciteci, a carreta do programa MT Ciência tem passado por diversos municípios, levando a experiência da ciência e tecnologia de forma imersiva para alunos da rede estadual. Como essa experiência contribui para a formação desses estudantes?
Allan Kardec – O momento mundial e brasileiro é de formação e alfabetização para a ciência. Então, ações como o programa MT Ciência, que leva ciências para os locais mais distantes do nosso Estado, é mais um passo que Mato Grosso dá em direção a popularização da ciência. Estamos possibilitando que estudantes, por vezes, tenham a oportunidade de, pela primeira vez, ter contato com tecnologias como a realidade virtual.
Só em 2023 já atendemos mais de 12 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos. Estamos falando da maior unidade móvel de popularização da ciência do país, então tem um impacto muito significativo.
Com todo apoio do Governo do Estado, seguimos levando mais conhecimento e diversão para muitas pessoas. É ensinar sobre ciência por meio de experimentos interativos e de forma descomplicada.
Estão em andamento na Seciteci dois prêmios, o Cidades Inovadoras e o Inova MT. Como essas premiações estimulam a cultura da inovação no Estado?
Allan Kardec – Sim. Esses prêmios estimulam e reconhecem os esforços das empresas e dos municípios com foco na cultura da inovação.
O prêmio Cidades Inovadoras, lançado em junho deste ano, tem como foco estimular e reconhecer as ações que a gestão pública realiza em projetos de inovação e sustentabilidade conectados à agenda 2030. Ele já está na fase de seleção dos municípios vencedores, sendo que, além de consultoria para a implementação de ideias inovadoras nas cidades, os gestores desses municípios vão receber uma série de apoios para seguir promovendo soluções que superem os desafios das cidades de forma sustentável.
Já no caso do Inova MT, é um prêmio que promove a pesquisa e o desenvolvimento, conectando o pesquisador e profissionais altamente qualificados às empresas, buscando o desenvolvimento de projetos de inovação, promovendo a competitividade das empresas.
As inscrições vão começar neste domingo (1º.10) e seguem até 31 de outubro. Podem se inscrever micro, pequenos e médios empresários que já inovam, de alguma forma, na gestão empresarial. Além de mentoria de um ano junto de um pesquisador, os vencedores participarão de uma missão técnica para conhecer e criar redes com outras empresas do país.
Então, temos o Governo do Estado na vanguarda desse apoio de práticas inovadoras nas cidades e nas empresas. É pensar mesmo de forma disruptiva para promover o avanço do nosso Estado.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT
O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.
Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.
Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.
Cenário eleitoral
A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.
As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.
A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.
-
Rondonópolis6 dias atrásExposição “Patrimônio Material e Imaterial – da Arquitetura à Música” ocupa Rosa Bororo até 25 de novembro
-
Sinop7 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Rondonópolis6 dias atrásCaveiras Moto Festival deve movimentar hotéis, comércio e serviços em Rondonópolis
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre 34ª edição dos Jogos Olímpicos e 3ª Paralimpíada no Estádio Gigante do Norte
-
Primavera do Leste5 dias atrásSérgio Machnic define vereador Herbert Vianna como novo líder do Executivo na Câmara de Primavera do Leste
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para Praia do Cortado nos dias 5, 6 e 7 de setembro
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste inicia pagamento de R$ 20 milhões em precatórios e garante cumprimento de decisão judicial
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove projeto de educação socioambiental com arte, criatividade e sustentabilidade


