CUIABÁ

MATO GROSSO

Hotsite que comemora os 150 anos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso está disponível

Publicados

MATO GROSSO

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso disponibilizou para acesso a página que comemora os 150 anos da instituição. O hotsite está hospedado na página do Memorial do TJMT e nele é possível encontrar livros digitais, vídeos institucionais e a história da Justiça Estadual.
 
 
A criação deste espaço digital é mais uma ação da Comissão de Gestão de Memória do Poder Judiciário composta por magistrados e servidores que estão organizando todas as ações alusivas ao sesquicentenário da instalação da Justiça Estadual em Mato Grosso.
 
A coordenadora administrativa e membro da Comissão, Bruna Penachioni, explica que o hotsite dá mais visibilidade a este marco histórico do Judiciário e contempla os quesitos de acessibilidade às informações sobre a história do tribunal.
 
“A página dedicada ao sesquicentenário do Tribunal de Justiça de mato Grosso é uma importante ferramenta digital de divulgação das informações históricas do Poder Judiciário mato-grossense. Temos reunidos em um mesmo lugar todos os livros sobre a sua história, notícias, imagens e vídeos institucionais que contam a trajetória do nosso Tribunal em 150 anos”, disse Bruna.
 
Além do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, os Tribunais de Justiça dos estados do Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo também completarão 150 anos de fundação em 2024.
 
História – O Tribunal da Relação da Província de Mato Grosso foi instalado em 1º de maio de 1874 e teve como primeiro desembargador Ângelo Francisco Ramos (1874/ 1875). À época, o Brasil ainda era um império governado por Dom Pedro II, que nomeou, além do presidente, outros três desembargadores: Manoel Terthuliano Thomás Henrique, Francisco Gonçalves da Rocha e Vicente Ferreira Gomes.
 
A nomenclatura da Corte mudou à época do Brasil República, passando a se chamar Tribunal de Apelação. Somente com a Constituição de 1946 recebeu a denominação Tribunal de Justiça.
 
#Paratodosverem Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: Logomarca dos 150 anos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A logomarca é composta pelo mapa do estado com o numeral 150 vazado na arte. No numeral 0 está escrito “TJMT” e logo abaixo, “sesquicentenário”.
 
Laura Meireles
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Polícias Civil e Penal prendem mulheres que tentavam entrar com drogas em presídio de Arenápolis
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Ouvidoria da Mulher garante atendimento ágil e seguro às vítimas de violência doméstica

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA