CUIABÁ

MATO GROSSO

Governo de MT tem linha de crédito para financiar equipamentos, máquinas e implementos agrícolas

Publicados

MATO GROSSO

A Desenvolve MT, a Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, oferece uma linha de crédito especialmente voltada para o pequeno produtor rural, a Desenvolve Invest Rural.

Criada para apoiar a modernização do setor agrícola mato-grossense, essa linha busca financiar a aquisição de máquinas, implementos e equipamentos novos ou usados, essenciais para o desenvolvimento da atividade rural.

A Invest Rural é dividida em duas modalidades – Invest Rural Máquinas e Invest Rural Equipamentos. Com o objetivo de impulsionar o setor, a linha oferece até R$ 1,5 milhão em crédito, com taxas de juros a partir de 1% ao mês, podendo chegar a 0,80% ao mês e com redução de até 20%, dependendo do cumprimento de prazos de pagamento. Os prazos de financiamento são de até 90 meses, com uma carência de até 6 meses.

Entre os itens financiáveis, estão máquinas e equipamentos rurais, como tratores, microtratores e motocultivadores para preparar o solo, além de máquinas para adubação e pulverização para auxiliar o plantio a ficar mais saudável.

Além disso, a linha também oferece financiar trituradores, misturadores e ensacadoras que padronizam os insumos, facilitando a distribuição, armazenamento e transporte, entre outros.

Leia Também:  Polícia Militar lança Operação Aquilae IX em Cuiabá nesta segunda-feira (12)

Para solicitar o crédito, é necessário que o empreendedor seja Pessoa Física Produtor Rural, Pessoa Jurídica (exceto cooperativas de produtores rurais) ou cooperativas de produtores rurais, com um histórico de faturamento dos últimos 24 meses.

Também é necessário que os produtores tenham a comprovação de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O CAR é um registro nacional público e eletrônico que é obrigatório para todas as propriedades rurais. Seu objetivo é integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, além de criar uma base de dados para monitorar a preservação do meio ambiente.

“Para 2025, a Desenvolve MT permanecerá atenta às necessidades dos pequenos produtores rurais. Nós buscamos criar produtos que convergem com as demandas desse público. Queremos realizar diversas ações, entre elas, nos aproximar cada vez mais das cooperativas e outras entidades que trabalham com produção agrícola e levar o crédito como forma de melhoria para aprimorar o processo produtivo dos agriculturores”, destacou a diretora-presidente da Desenvolve MT, Mayran Beckman.

Aqueles que estiverem interessados em solicitar o crédito podem verificar os documentos necessários, assim como as condições ofertadas pela linha e fazer simulações, no site da Agência – clique aqui para acessar. A Desenvolve MT também realiza atendimentos presenciais e por meio do WhatsApp no número (65) 3613-7900.

Leia Também:  Moradores de Nova Brasilândia devem cadastrar imóveis para receberem escrituras definitivas

*Com supervisão de Livia Rabani

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova projetos de apoio à agricultura familiar, saúde e educação em sessão ordinária

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (21), projetos voltados à agricultura familiar, saúde, educação e assistência social. Entre os destaques estão medidas de apoio aos produtores de queijo artesanal e à cadeia do leite.

Uma das principais discussões envolveu o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 5/2026 , de autoria de Gilberto Cattani (PL), que susta os efeitos de decreto do Poder Executivo relacionado à regulamentação de produtos lácteos artesanais. Segundo o parlamentar, as regras dificultam a atividade das pequenas queijarias e aumentam os custos de comercialização.

Em entrevista concedida antes da sessão, Cattani afirmou que a regulamentação promoveu uma redistribuição tributária que estaria “penalizando os artesanais, ou seja, o pequeno produtor, a pequena queijaria, e beneficiando as grandes indústrias”. O líder do governo, Dilmar Dal Bosco (União), chegou a pedir vista da proposta, mas devolveu a matéria durante a sessão, permitindo sua aprovação por unanimidade. Da mesma forma, foi aprovado o PDL nº 1/2026 , também de Cattani, que susta a obrigação de envio mensal de dados sobre produção, industrialização e comercialização por agroindústrias familiares e de pequeno porte. 

O plenário aprovou ainda, em segunda votação, o Projeto de Lei (PL) nº 554/2025 , que altera critérios de representatividade dos produtores na administração do Fundo de Qualidade, Produtividade e Segurança Alimentar do Leite. 

Leia Também:  Nosso Judiciário: Acadêmicos de Direito da Faculdade Fasipe visitam o Tribunal de Justiça

Por outro lado, foi rejeitado o PL nº 347/2022 , de autoria de Gilberto Cattani, que buscava facilitar o acesso à posse e ao porte de armas de fogo para mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas judiciais. Com a rejeição, a proposta segue para arquivamento. A matéria tinha parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Saúde e educação— Entre as matérias incluídas na ordem do dia, os deputados aprovaram, em primeira votação, o PL nº 336/2026 , de Fábio Tardin (Pode), que garante a oferta de toucas hipotérmicas para reduzir a queda de cabelo de pacientes submetidos à quimioterapia na rede estadual. 

Na área de educação, o plenário aprovou o PL nº 1888/2025 , de Janaina Riva (MDB), que prevê a inclusão da carne suína na merenda escolar, com alternativa para estudantes com restrições alimentares. Foi acatada a Emenda nº 1 à proposta. Os deputados também aprovaram o PL nº 1975/2024 em segunda votação. A proposta institui uma campanha de desconexão das telas digitais, incentivando a redução do uso excessivo de celulares e redes sociais. “O nosso objetivo agora é criar uma campanha de desconexão das telas digitais e reforçar o trabalho que a escola vem fazendo, principalmente nas atividades extracurriculares”, afirmou Silva.

Leia Também:  Volta às aulas: alunos de Cuiabá são recepcionados com ação de plantio e distribuição de árvores

Outras deliberações— Entre os projetos aprovados estão ainda o PL nº 4/2025 (segunda votação), de Eduardo Botelho (União), que institui a Política Estadual de Combate à Fome; o PL nº 619/2026 (primeira votação), de Max Russi (Podemos), que cria o Dia Estadual do Professor Indígena; e o PL nº 175/2025 (segunda votação, nos termos do Substitutivo nº3 ), também de Russi, sobre conectividade em comunidades indígenas e quilombolas.

Também foi aprovado, em primeira votação, o PL nº 1123/2026 , do Executivo, que autoriza a doação à União da Gleba Pelissoli II, em Santa Terezinha, para fins de regularização fundiária. 

Já o PL nº 795/2026 , que autoriza a contratação de empréstimo de R$ 1,5 bilhão junto à Caixa Econômica Federal, foi retirado de pauta a pedido da liderança do governo. Também houve pedido de vista de Wilson Santos (PSD) em proposta que altera a delimitação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Chapada dos Guimarães.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA