MATO GROSSO
Governo de MT entrega kits esportivos e apresenta planejamento de 2023 para o setor
MATO GROSSO
Na ocasião, o governador entregou kits esportivos aos representantes municipais, contendo bolas de futebol, futsal, vôlei, basquete e handebol, e, ainda, com coletes, redes, cronômetro e outros materiais.
“Nos últimos anos temos investido muito no esporte, o que tem fomentado essa cadeia importante que tem grande reflexo na juventude, com ensinamentos e valores que são para a vida toda. E este ano não será diferente. Vamos entregar ao longo de 2023 diversos equipamentos e realizar muitos eventos esportivos”, afirmou o governador Mauro Mendes.
O encontro tem como objetivo apresentar o planejamento do Governo do Estado para o setor em 2023, compartilhar experiências e alinhar propostas entre os entes federativos. Além disso, apresentar o calendário esportivo 2023, a Escola de Formação em Esporte e Lazer e o edital Pontos de Esporte e Lazer, que está em andamento.
O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, destacou a importância do alinhamento das ações com os gestores municipais.
“As equipes do governador Mauro Mendes e do secretário Jefferson Neves têm atuado de uma forma muito positiva, apresentando aos municípios a política de aplicação de recursos financeiros no esporte. Como o Estado é gigantesco, nada mais justo e muito inteligente a participação de todos na aplicação dos recursos públicos”.
A atleta paralímpica Ana Carolina Duarte, do goaball, falou do apoio para os atletas e paratletas, concedido pelo Governo por meio do Projeto Olimpus.
“É um projeto que permite a manutenção do nosso esporte, que veio para nos ajudar a desenvolver com excelência. Agradeço ao governador por acreditar no esporte paralímpico. Eu já participei de cinco edições dos Jogos Paralímpicos e nunca vi um Estado com tanto investimento, com tanta credibilidade no esporte paralímpico como em Mato Grosso”, afirmou.
O deputado estadual Alberto Machado, Beto Dois a Um, também esteve presente e destacou o trabalho da gestão.
“Estamos vivendo um momento especial. Temos o governador que mais investiu no esporte, e a Secel vem trabalhando diuturnamente para fazer com que os recursos cheguem aos quatro cantos do Estado. E uma das ações que contribuem para isso é o encontro de gestores, que permite o alinhamento de políticas públicas com os municípios”.![]()
Para o titular da Secel, Jefferson Neves, o esporte mato-grossense vive um momento histórico.
“Com muito trabalho conseguimos reconstruir a credibilidade do esporte em Mato Grosso. Hoje, conseguimos contemplar políticas que transformam o esporte e muitas vidas. Temos Bolsa Atleta, Bolsa Técnico, Pontos de Esporte, ajudamos no transporte de equipes, temos diversas competições acontecendo no Estado, e tudo isso é resultado de todo um trabalho conjunto e em parceria com outras secretarias”.
O evento contou, também, com a participação de representantes do Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso (Cref17-MT), Conselho Estadual do Desporto de Mato Grosso (Consed-MT), de projetos e federações esportivas.¿
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Wilson Santos propõe nome de ex-governador para ponte ferroviária sobre o rio Vermelho
O deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 1.092/2025 para denominar a ponte ferroviária sobre o rio Vermelho, em Rondonópolis, como “Ponte Ferroviária Governador Carlos Gomes Bezerra”. A iniciativa reconhece a contribuição do ex-governador para o desenvolvimento de Mato Grosso, especialmente nas áreas de infraestrutura, saúde, agricultura, educação e transporte.
Ao justificar a proposta, o parlamentar destacou a trajetória política de Carlos Bezerra, nascido em Chapada dos Guimarães, e a sua atuação em defesa de trabalhadores rurais e de famílias que enfrentavam conflitos agrários pela posse da terra. “Essa é uma justa homenagem que este Parlamento faz a um filho de Chapada dos Guimarães, professor, advogado. Atuou em toda a região sul, sudeste e no Araguaia, defendendo os posseiros, os meeiros, aqueles que o Estado, infelizmente, não dava a devida cobertura”, relatou.
Carlos Bezerra iniciou a sua trajetória política na década de 1970 e ocupou diferentes cargos públicos, entre eles deputado estadual, deputado federal, prefeito de Rondonópolis, governador de Mato Grosso e senador da República. Para Wilson Santos, a sua passagem pelo governo estadual, entre 1987 e 1990, foi marcada por transformações importantes para a população mato-grossense.
“Ele também foi líder do movimento estadual de Cuiabá, foi deputado estadual em 1974, depois foi eleito federal em 1978, prefeito de Rondonópolis em 1982, governador em 1986 até 1990. Fez profundas transformações e melhorou muito a vida das pessoas”, ressaltou.
Entre as ações destacadas pelo deputado estão a descentralização dos serviços de saúde, com a construção dos primeiros hospitais regionais do Estado, a implantação de mecanismos de gestão democrática na rede pública de ensino e os investimentos em saneamento básico. “Foi o primeiro governador a tratar em saneamento básico, a fazer a primeira estação de esgoto e ainda é a maior de Cuiabá e, também, levou rede de esgoto para outras cidades”, declarou.
O parlamentar também lembrou as medidas adotadas por Bezerra para enfrentar os conflitos agrários em Mato Grosso. Segundo ele, a decisão de restringir a atuação policial nessas situações e priorizar a negociação contribuiu para reduzir a violência no campo. “Na área do campo, por meio de um decreto, proibiu a atuação da polícia no campo onde havia conflitos, trazendo para a mesa de negociação, para que a razão e a civilização resolvessem esses conflitos agrários de Mato Grosso. Diminuiu sobremaneira as mortes no campo de Mato Grosso”, lembrou.
A ponte ferroviária sobre o rio Vermelho está situada em Rondonópolis, município estratégico para o escoamento da produção agrícola e para a integração logística de Mato Grosso com outros mercados. A proposta destaca que a infraestrutura ferroviária representa um dos símbolos do desenvolvimento econômico da região sul do Estado e a atribuição do nome de Carlos Gomes Bezerra busca associar essa estrutura à trajetória pública do ex-governador e à sua atuação política em favor do desenvolvimento regional.
Ao defender a homenagem, Wilson Santos ressaltou a importância de reconhecer publicamente a contribuição de lideranças que marcaram a história política estadual. “E, sem dúvida, foi um governador que deixou saudades em Mato Grosso. No próximo 4 de novembro, ele completará 85 anos. Eu tenho certeza que essa homenagem no Parlamento, onde começou a sua carreira política, é uma justa homenagem a um ex-membro titular da Casa, que fez uma das mais completas biografias na política mato-grossense. Agradeço aos colegas que depositam ao Carlos Bezerra esse voto de confiança”, concluiu Wilson Santos.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
ESPORTES6 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES6 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
ESPORTES6 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMax destaca diálogo com Pivetta e elogia primeiras iniciativas
-
POLÍCIA4 dias atrásPM prende homem por danificar câmera do programa Vigia Mais MT


