CUIABÁ

MATO GROSSO

Fórum da Rede de Enfrentamento reúne 300 pessoas em Primavera do Leste

Publicados

MATO GROSSO

O 1º Fórum da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Primavera do Leste (a 231km de Cuiabá) contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas. “Tivemos a presença de pessoas que têm expertise no assunto, que são engajadas e comprometidas nessa causa e gentilmente se dispuseram a dividir um pouco da experiência e do conhecimento conosco. Com carinho enorme, admiração, respeito e uma alegria genuína agradeço de coração aos palestrantes e ao público presente”, salientou a promotora de Justiça Nayara Roman Mariano. 

O evento foi realizado no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), dia 11 de agosto, com o objetivo de debater estratégias para o enfrentamento da violência e definir mecanismos para o aperfeiçoamento do trabalho em rede. Inspirada na filósofa Rosa Luxemburgo, a promotora afirmou que o Fórum foi dedicado a todas as mulheres que sofrem, resistem, lutam e se apoiam, levantando outras mulheres; àquelas que se foram, mas que romperam as trincheiras para as que estão aqui, e àquelas que ainda virão, responsáveis por compartilhar o sonho de um mundo em que seremos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres.  

Leia Também:  Promotoria adere à campanha municipal de Doação de Sangue

Programação – Foram debatidos os temas “Violência de gênero e interseccionalidade racial”, “A cultura do estupro: quando a violação sexual é normalizada” e “Patrulha Maria da Penha como instrumento de prevenção ao feminicídio”, com a participação de representantes do executivo municipal, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), da Defensoria Pública e da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT). 

A programação terminou com “Discussão e apontamentos sobre as 10 ações a serem implementadas pela Rede de Enfrentamento no biênio 23/24”, em formato de grupos de trabalho. 

Conforme Nayara Mariano, a escolha dos temas dos painéis esteve diretamente ligada às dificuldades enfrentadas para dar luz a questões relevantes e que não são abertamente discutidas, mas que definitivamente precisam ser nomeadas. “Se não se dá nome para uma realidade, essa realidade segue invisível. Tirar essas pautas da invisibilidade e analisá-las com um olhar intersetorial serve para nos guiar a um novo modo de agir”, considerou. 
 

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Ordem Pública e Procon oferecem atendimento no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá ampliou o acesso aos serviços públicos com a disponibilização de guichês de atendimento da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) e do Procon Municipal na nova sede do Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), instalada em frente ao Palácio Alencastro, na região central da capital.

A iniciativa tem como objetivo descentralizar os atendimentos presenciais facilitando o acesso da população aos serviços municipais. Com a nova estrutura, os cidadãos passam a contar com mais um ponto de atendimento além das sedes já existentes dos órgãos.

No espaço destinado ao Procon Municipal, os consumidores podem receber orientações sobre seus direitos, registrar reclamações, consultar o andamento de processos, obter retorno de demandas já protocoladas e realizar o agendamento de audiências de conciliação.

Já os serviços da Secretaria de Ordem Pública, antes concentrados na sede da pasta, localizada na Avenida Érico Preza, nº 1.101, no bairro Jardim Itália, dentro do Parque Tia Nair, também passam a ser oferecidos no CIAC. A medida beneficia principalmente moradores e trabalhadores da região central, que terão acesso facilitado aos protocolos e processos administrativos da secretaria.

Leia Também:  Unemat realiza vestibular em 15 cidades de MT e conta com 7,2 mil candidatos

Entre os serviços disponíveis estão pedidos de devolução de materiais apreendidos, juntada de documentos, solicitação de cópias de processos, emissão e renovação de Termo de Permissão de Uso (TPU), solicitação de licença especial de eventos, solicitação de autorização de poda de árvore, apresentação de defesa administrativa, cumprimento e contestação de notificações, além de pedidos de desembargo de obras, desinterdição e levantamento de suspensão ou redução de atividades.

Durante o atendimento no CIAC, o cidadão receberá orientações sobre a documentação necessária para o serviço solicitado. Quando o atendimento for realizado por terceiros, será obrigatória a apresentação de procuração assinada pelo interessado, acompanhada de cópia do documento de identificação do procurador.

Além do atendimento presencial, o cidadão pode utilizar o sistema Web Denúncias, disponível no Portal SORP, no endereço https://sorp.cuiaba.mt.gov.br, para comunicar situações que demandem a atuação da fiscalização. Para denúncias de poluição sonora, também está disponível o Disque-Silêncio pelo telefone (65) 99341-3000. O atendimento em regime de plantão ocorre às sextas-feiras e aos sábados, a partir das 22h, e aos domingos, a partir das 19h.

Leia Também:  Pagamento do IPVA 2023 com desconto é prorrogado para o dia 12 junho



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA