CUIABÁ

MATO GROSSO

Expedição leva capacitação em gestão e comunicação para organizações da sociedade civil em MT

Publicados

MATO GROSSO

Gestores de organizações da sociedade civil e servidores de municípios mato-grossenses irão receber formação em Gestão e Comunicação por meio da expedição ‘Estado do Amanhã’. No primeiro mês, a iniciativa irá contemplar nove municípios, começando por Poxoréo e Alto Paraguai, nos dias 02 e 03 de maio.

Totalmente gratuita e presencial, a programação em cada município inclui visita às entidades, palestra, workshop e oficina. Os interessados em participar, podem se inscrever pelo site http://estadodoamanha.cordemato.org.br/

No primeiro dia ocorrem visitaS às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e intercâmbio de informações com o setor e gestores municipais. No segundo dia, a programação contará com a palestra ‘Protagonismo e Propósito no Terceiro Setor’, o workshop “Gestão de Projetos com ênfase em Prestação de Contas’ e a oficina “Comunicação Efetiva para Transparência na Prestação de Contas Social com o uso das Redes na internet’.

De acordo com o especialista em Terceiro Setor e idealizador do Estado do Amanhã, Johnny Everson, a expedição foi criada para otimizar conteúdo que auxilie a todos, com o foco no beneficiário final.

Leia Também:  Escola Antônio Cesário Neto apresenta resultados com uso do Material Estruturado de Ensino

“As OSCs são entidades de direito privado, mas que desempenham serviço público de natureza social, e que encontram muitos desafios, desde a elaboração dos projetos até a prestação de contas, o que às vezes afastam ou desanimam pessoas que têm muito a oferecer à sociedade. Os servidores públicos, por sua vez, compreendem a necessidade desse setor, mas necessitam de atualização nos entendimentos”, defendeu.

A aplicação do conteúdo será feita pelo próprio Johnny Everson, a palestrante e mentora de Liderança e Desenvolvimento Humano, Meire Falcão, o advogado e presidente da Comissão de Estudos Permanentes de Direito do Terceiro Setor da OAB/MT, Joéverton Silva de Jesus, e pela jornalista Aline Coêlho.

Após Poxoréo e Alto Paraguai, a iniciativa segue para Tesouro e Guiratinga (dias 04 e 05 de maio), Nova Bandeirantes e Guarantã do Norte (09 e 10 de maio), Alta Floresta e Peixoto de Azevedo (11 e 12 de maio) e Nossa Senhora do Livramento (16 e 17 de maio).

Estado do Amanhã
A primeira iniciativa Estado do Amanhã foi a realização do perfil dos eventos culturais e esportivos do estado por meio de infográficos, realizados pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais (Nupes) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Leia Também:  TCE-MT realiza Mutirão da Saúde com inúmeras atividades voltadas a servidores e colaboradores

Também foi realizado o lançamento da multiplataforma, com mais de 15 cursos online e conteúdos gratuitos, com o objetivo de realizar a capacitação remota, e de fortalecer o relacionamento entre a administração pública e o terceiro setor.

Patrocinada por meio de emenda parlamentar atendida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a instituição Estado do Amanhã é coordenada pela Central das Pequenas Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato).

Mais informações pelo telefone (65) 9694-2707.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Escola Antônio Cesário Neto apresenta resultados com uso do Material Estruturado de Ensino

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Poder Judiciário de Mato Grosso

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA