CUIABÁ

MATO GROSSO

Entrega de kits da 22º Corrida Homens do Mato começa nesta quinta-feira (03)

Publicados

MATO GROSSO

A partir desta quinta-feira (03.11), os competidores inscritos na 22º Corrida Homens do Mato da Polícia Militar podem retirar seus kits de prova. A entrega será até à véspera da prova, no sábado (05.11), na loja Tube, localizada no Shopping Pantanal, de 11h às 21h.

O kit é composto por uma camiseta, chip, número de peito e será entregue mediante apresentação de documento oficial, com foto e comprovante de inscrição do atleta ou representante. Para a retirada, os corredores também deverão levar dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados para o projeto “Mãos que alimentam”.

Para os atletas mirins, que participarão da Corrida Homens do Mato Kids, a retirada dos kits também começa nesta quinta-feira (03) e termina às 14h do sábado (05), uma vez que a prova será realizada no mesmo dia, a partir das 16h, na sede do Comando Geral da PMMT.

A Corrida “Homens do Mato” acontece neste domingo (06.11) e pretende reunir cerca de dois mil participantes. Os competidores da categoria adulto podem escolher entre os percursos de cinco ou 10 quilômetros. Em todos os trajetos, as largadas e chegadas são dentro do Quartel do Comando-Geral da PMMT, na avenida Historiador Rubens de Mendonça.

Leia Também:  Ministros Schietti e Sebastião Reis farão encerramento do V Encontro do Sistema de Justiça Criminal

Serviço

Entrega dos kits da 22º Corrida Homens do Mato

Data: 03, 04 e 05 de novembro

Horário: Das 11h às 21h

Local: Loja Tube, Shopping Pantanal, Cuiabá-MT

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  PM prende suspeito de tentativa de homicídio contra amigo em Tangará da Serra

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Politec lança novo layout do RG digital com verificação de autenticidade

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA