CUIABÁ

MATO GROSSO

Encontro chega ao fim após maratona de palestras sobre sustentabilidade e inovação

Publicados

MATO GROSSO

Aconteceu nesta quarta-feira (29), no Teatro Zulmira Canavarros, o encerramento do encontro Cidades Inovadoras, que teve como objetivo abrir diálogo sobre práticas que podem tornar as cidades mato-grossenses mais inteligentes e sustentáveis. Com um público de mais de 470 pessoas, o evento reuniu gestores municipais, pesquisadores, empresas e estudantes das áreas de tecnologia, inovação e sustentabilidade. Em sua terceira edição, o encontro contou ainda com o lançamento do Prêmio Cidades Inovadoras.

Durante os dois dias de evento, o público presente acompanhou palestras que debateram iniciativas de sustentabilidade e inovação, caminhos para melhorar o processo de conectividade em Mato Grosso, além de ter contato com experiências já exitosas em outras regiões do país. Todo o evento foi organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) em parceria com o Parque Tecnológico Mato Grosso.

Presente no painel ‘Tecnologias e Soluções para a Gestão de Smart City’, o pesquisador Ergon Cugler, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), destacou a importância de se debater o processo de inovação para além da tecnologia. O pesquisador ressaltou também a união entre o setor público, o privado e a academia.

“É uma oportunidade muito positiva de intercâmbio, porque temos aqui setor privado, setor público, entidades do terceiro setor e a academia, que é muito importante para apresentar soluções[…]. Inovação significa inovar em processos, pensar por exemplo em como aproximar cada vez mais setores da sociedade para contribuir no debate, logo então pluralizar”, disse o pesquisador.

Leia Também:  Governo entrega mais duas pontes de concreto em Mato Grosso

Outro painelista convidado foi o consultor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Pablo Pimentel Pessoa. Compondo o painel “Como acessar recursos, incentivos, apoios à promoção de smart cities”, o consultor apontou a sustentabilidade como foco para a superação de crises globais.

“Nós estamos passando por uma série de crises cumulativas, que nem é só no Brasil né, na verdade é uma crise global, e a sustentabilidade é o foco, ter inteligência para atuar e talvez traçar uma nova rota efetivamente capaz de dar um novo curso pra humanidade, pra realidade das cidades, é o que a gente está tentando abordar dentro de um recorte aqui”, disse Pablo.

Já o estudante de pós-graduação, Lucas Vicente, participou do evento com o objetivo de se aproximar das discussões sobre cidades inteligentes. Graduado em Arquitetura e Urbanismo, o estudante buscou o evento com o objetivo de avançar nas discussões que vem desenvolvendo no seu mestrado.

“Na área de Urbanismo, existe um déficit na produção científica do nosso estado, então o evento por si só já é uma grande inovação, uma grande vitória, e produzir essa pesquisa agora é justamente para suprir esse déficit de informação e de dados científicos que existem na área. A maioria das informações, teses e artigos produzidos sobre smarts cities geralmente está em inglês, mesmo que sejam publicações de alguns autores brasileiros, são publicados muito mais fora do país”, comentou o estudante.

Leia Também:  Presidente do CLP: "Governo de MT é um caso de inspiração em modernização da gestão pública"

Além dos painéis e oficinas, 14 empresas convidadas puderam expor as soluções criadas para melhorar e apoiar a administração pública. Entre as soluções apresentadas estão tecnologias de comunicação, segurança, mobilidade, educação e saúde. O evento contou ainda com diversas rodadas de negócios, onde cada empresa apresentou suas soluções inovadoras.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Lista de contemplados do Residencial Comodoro será divulgada por etapas

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, divulgará a lista de contemplados do Residencial Comodoro por etapas. A previsão é que os primeiros 200 nomes definitivos dos beneficiários do Programa Casa Cuiabana destinados ao empreendimento sejam publicados até a primeira quinzena de novembro.

O processo de entrega do empreendimento será conduzido em três etapas: 200 contemplados na primeira fase, 200 na segunda e 100 na terceira, totalizando 500 famílias atendidas. As obras seguem em andamento: o Comodoro I está com 78,85% de execução, o Comodoro II, com 63,15%, e o Comodoro III, com 48,72%.

De acordo com a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher, a divulgação depende apenas da aprovação final da Caixa Econômica Federal (CEF). O processo sofreu atrasos em decorrência da greve de quase 30 dias da instituição, que impactou os prazos de análise, resposta e aprovação dos processos. “Estamos aguardando só uma resposta final dos últimos dossiês para publicar essa lista”, explicou.

Após a divulgação dos nomes, a Secretaria dará início ao Trabalho Técnico Social com as famílias habilitadas. A etapa inclui o sorteio das unidades habitacionais, a realização de checklist dos apartamentos e outras ações necessárias até a assinatura dos contratos.

Leia Também:  Empresária consegue reconhecimento paterno através de audiência de conciliação

“Nessa etapa, eles vão conhecer o empreendimento, entrar nos apartamentos, ver o terreno, a obra, como funciona e qual é o tamanho do apartamento. Depois disso, haverá o sorteio para definir em qual unidade cada um vai ficar. E, caso haja interesse mútuo, os contemplados poderão realizar trocas de unidades entre si. A assinatura dos contratos ocorre somente depois da definição das unidades e da conclusão das etapas”, afirmou Michelle.

A entrega definitiva das moradias está condicionada à conclusão de 100% das obras, à aprovação da Caixa Econômica Federal e à assinatura dos contratos. Uma reunião entre a Prefeitura e a instituição financeira, prevista para o final de novembro, deverá definir o novo cronograma de entrega das três etapas do Residencial Comodoro, que totaliza 500 unidades, além de estabelecer um novo prazo para a entrega do Residencial Tijucal, que conta com 192 apartamentos e também está com as obras em andamento.

Etapas anteriores

O Programa Casa Cuiabana recebeu 83.991 inscrições entre julho e setembro de 2025, das quais cerca de 45 mil foram deferidas. Em dezembro, um sorteio selecionou mil candidatos, sendo 500 titulares e 500 reservas. Nos meses seguintes, os sorteados foram convocados para apresentar a documentação, passaram por análise de compatibilidade, tiveram prazo para apresentar recursos e foram orientados quanto à assinatura da Declaração de Beneficiário.

Leia Também:  Trânsito no Portão do Inferno é liberado no sistema de pare e siga

Em abril de 2026, um novo sorteio selecionou 500 candidatos para preencher vagas abertas após eliminações. Esses contemplados foram destinados ao Residencial Tijucal, já que as vagas do Comodoro haviam sido preenchidas no primeiro sorteio. Em maio, foi publicada a primeira lista de desclassificados, incluindo casos analisados após a apresentação de recursos. Os candidatos que não constam nessa relação não têm confirmação automática de contemplação, pois parte dos processos ainda aguarda retorno da Caixa Econômica Federal.

 



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA