MATO GROSSO
Eleição para conselheiros tutelares será neste domingo (01)
MATO GROSSO
Será realizada neste domingo (01/10), das 8h às 17h, em todo o estado, eleição para escolha de novos conselheiros tutelares. Para consultar o local de votação, o eleitor pode acessar o endereço (https://apps3.tre-mt.jus.br/consulta-local-votacao-conselho-tutelar/). No momento da votação, é recomendável a apresentação do título de eleitor e documento de identificação com foto.
Poderão votar pessoas maiores de 16 anos que possuam título de eleitor inscrito em sua respectiva região administrativa. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), dos 141 municípios de Mato Grosso, 98 farão uso das urnas eletrônicas para a escolha dos seus conselheiros tutelares e 41 optaram pelo uso da urna de lona. Dois municípios não solicitaram, até esta quinta-feira (28), ao Tribunal nenhum tipo de apoio para a realização do pleito.
Na Capital, o Edital 015/2023, publicado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), traz as regras para o dia da votação. Entre elas, está a proibição de utilização de aparelhos eletrônicos pelos eleitores dentro do local de votação. A apuração dos votos ocorrerá logo após o término da votação, a partir das 17h, no Centro Esportivo Dom Aquino.
Segundo informações da Promotoria da Infância e Juventude de Cuiabá, 105 candidatos disputam as 30 vagas de titulares nos seis Conselhos Tutelares da Capital. A promotora de Justiça Daniele Crema da Rocha de Souza alerta que no dia da eleição é proibido o transporte de eleitores, o uso de alto falantes e amplificadores de som ou promoção de comício ou carreata, distribuição de material de propaganda política ou a prática de aliciamento, coação ou manifestação tendentes a influir na vontade do eleitor. Também é vedado qualquer tipo de propaganda eleitoral, inclusive “boca de urna”.
Fonte: Ministério Público MT – MT
MATO GROSSO
Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT
O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.
Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.
Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.
Cenário eleitoral
A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.
As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.
A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.
-
Primavera do Leste7 dias atrásCavalgada da Expo Primavera reúne tradição, cultura e comitivas de toda a região
-
Primavera do Leste4 dias atrásPrimavera do Leste participa de capacitação nacional para fortalecer implantação da Farmácia Viva
-
Sinop4 dias atrásPrefeitura de Sinop inicia atendimentos do CRAS no Alto da Glória nesta quinta-feira (20)
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrefeitura de Primavera do Leste realiza leilão com 40 lotes de veículos, máquinas e sucatas
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrefeitura articula com DNIT avanços para acesso a indústrias em Primavera do Leste
-
Primavera do Leste4 dias atrásPrimavera do Leste realiza primeiro evento dedicado às mães atípicas
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrefeitura inicia recapeamento da Avenida Florianópolis após mais de 10 anos de espera
-
Rondonópolis5 dias atrásCrianças da CMEI Vanier conhecem a cultura das cinco regiões do Brasil


