MATO GROSSO
DVD que celebra o rasqueado de Fronteira será lançado nesta quinta (20.3)
MATO GROSSO
O DVD “Fronteira Sinfônica”, que celebra o Rasqueado de Fronteira, será lançado nesta quinta-feira (20.3) a partir das 19h, em Cuiabá. Resultado de concerto realizado pelo músico cacerense Henrique Maluf e a Orquestra CirandaMundo, o DVD conta com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) por meio de emenda parlamentar.
O evento tem entrada gratuita e será realizado no Instituto Ciranda (Casa de Bembem). Para celebrar o projeto, a noite contará com apresentações do próprio Henrique Maluf, dos cantores Pescuma, Guapo, do Trio Los Cancioneiros (música paraguaia) e da dupla Felipe e Zé Ribeiro.
O DVD foi gravado tendo como repertório o álbum “1ª Coletânea de Rasqueado Cacerense”, lançado por Maluf em 2023. O espetáculo, assim como o álbum, reuniu canções de grandes compositores como Guapo, Emerson Dorado, Adãozinho da Harpa, Rocco Martins e o próprio Henrique Maluf, além das participações especiais de Pescuma e Lorena Ly.
A regência do concerto foi realizada pelos maestros Murilo Alves e Reno Ramires, com os arranjos assinados por Joelson Conceição, Andrew Moraes e Jhon Stuart.
“O objetivo central sempre foi o de evidenciar e celebrar esta cultura da fronteira oeste mato-grossense, que bebe das culturas de países como Bolívia e Paraguai. Toda essa união fez nascer algo único, que é nosso rasqueado cacerense, também chamado de rasqueado de fronteira”, revela Henrique Maluf.
O DVD é uma realização da Associação Mato-grossense de Cultura (AMC) com patrocínio da Secel por meio de emendas parlamentares dos deputados estaduais Faissal Calil e Lúdio Cabral.
Serviço:
O que: lançamento do DVD “Fronteira Sinfônica”
Quando: 20/3 (quinta-feira)
Horário: 19h
Quanto: gratuito
Local: Instituto Ciranda (Casa de Bembem)
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT
O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.
Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.
Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.
Cenário eleitoral
A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.
As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.
A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.
-
Rondonópolis6 dias atrásExposição “Patrimônio Material e Imaterial – da Arquitetura à Música” ocupa Rosa Bororo até 25 de novembro
-
Sinop7 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Rondonópolis6 dias atrásCaveiras Moto Festival deve movimentar hotéis, comércio e serviços em Rondonópolis
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre 34ª edição dos Jogos Olímpicos e 3ª Paralimpíada no Estádio Gigante do Norte
-
Primavera do Leste5 dias atrásSérgio Machnic define vereador Herbert Vianna como novo líder do Executivo na Câmara de Primavera do Leste
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para Praia do Cortado nos dias 5, 6 e 7 de setembro
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste inicia pagamento de R$ 20 milhões em precatórios e garante cumprimento de decisão judicial
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove projeto de educação socioambiental com arte, criatividade e sustentabilidade


