MATO GROSSO
Desembargadores dividem experiências adquiridas ao longo da carreira com juízes substitutos
MATO GROSSO
Uma conversa informal com os desembargadores Rubens de Oliveira, Paulo da Cunha e Gilberto Giraldelli marcou a manhã desta quinta-feira (28 de abril) no Curso Oficial de Formação Inicial, voltado para magistrados(as) substitutos(os). Chamado ‘Diálogos Institucionais’, o encontro foi realizado na sede da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso, das 8h às 12h, e abordou a experiência profissional de cada um deles ao longo da vida funcional,
O primeiro desembargador a conduzir o bate-papo foi Rubens de Oliveira que, na ocasião, expressou a satisfação em conversar com os juízes em breve empossados. Ele ressaltou que até o momento os novos magistrados estudaram e conheceram o Direito pela ótica do Judiciário, mas é importante lembrar que existem outras óticas também, principalmente, a do jurisdicionado. “O que pensa o cidadão que vai receber sua decisão? Para mim essa é a aspiração que tem que ser respondida. É preciso tratar aqueles que buscam a Justiça com respeito e, principalmente, ter atenção com as demandas que envolvem vida ou morte da pessoa. Quem mais precisa de justiça são os menos favorecidos.”
Na sequência falou o desembargador Paulo da Cunha, observando a trajetória desde que era advogado, passando pelo Ministério Público, pela Procuradoria-Geral de Justiça, até chegar à magistratura. Nessa trajetória, ele afirmou que contou com o apoio de muitas pessoas e que carrega consigo a máxima de que ninguém se faz sozinho. “Vocês, para chegarem até aqui, contaram com muitas pessoas. Uma esposa, um esposo, um irmão, uma irmã, a mãe, o pai. Sempre Deus coloca alguém em nosso caminho. Quando vocês olham para trás, percebem que alguns colegas ficaram no meio da jornada. Pode não ter sido por falta de esforço, mas por circunstâncias. Eu não cheguei aqui sozinho, sempre teve alguém me acompanhando. Primeiro Deus, em seguida uma pessoa que dá uma palavra amiga, um conselho, um estímulo que nos ajudam a continuar a caminhada.”
A roda de conversa foi finalizada com o desembargador Gilberto Giraldelli. Ele participou também do processo de escolha dos juízes substitutos e hoje se disse satisfeito de também poder dirigir palavras de alento e esperança para que possam se transformar em grandes juízes do Estado de Mato Grosso. “A integração que tivemos com essa turma que inicia agora a função pública é fundamental para que eles se sintam bem-recebidos. Hoje passamos parte das experiências que vivenciamos ao longo dos anos perante as comarcas em que trabalhamos. A gente percebe que essa turma que está preste a assumir a magistratura é composta por pessoas qualificadas, sei disso porque estive na banca examinadora e sei da capacidade técnico-jurídica de cada um destes que foram aprovados e agora vão assumir diversas comarcas no interior.”
MATO GROSSO
Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT
O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.
Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.
Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.
Cenário eleitoral
A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.
As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.
A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.
-
Rondonópolis6 dias atrásExposição “Patrimônio Material e Imaterial – da Arquitetura à Música” ocupa Rosa Bororo até 25 de novembro
-
Sinop7 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Rondonópolis6 dias atrásCaveiras Moto Festival deve movimentar hotéis, comércio e serviços em Rondonópolis
-
Primavera do Leste5 dias atrásSérgio Machnic define vereador Herbert Vianna como novo líder do Executivo na Câmara de Primavera do Leste
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre 34ª edição dos Jogos Olímpicos e 3ª Paralimpíada no Estádio Gigante do Norte
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para Praia do Cortado nos dias 5, 6 e 7 de setembro
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste inicia pagamento de R$ 20 milhões em precatórios e garante cumprimento de decisão judicial
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove projeto de educação socioambiental com arte, criatividade e sustentabilidade


