MATO GROSSO
Cursos da Escola Técnica de Várzea Grande impulsionam jovens para estágios e programas
MATO GROSSO
A formação oferecida pela Escola Técnica Estadual (ETEC) de Várzea Grande abriu portas para jovens no mercado de trabalho e em iniciativas de qualificação profissional. Esse é o caso de estudantes do curso Técnico em Informática, que conquistaram estágios e vagas em programas de capacitação em tecnologia, por meio de parceria com instituições e empresas.
Em Várzea Grande, em cooperação com a Escola Estadual Dunga Rodrigues, a Seciteci oferta cursos técnicos e de formação inicial continuada (FIC), de acordo com as demandas dos arranjos produtivos locais e regionais.
Um dos alunos atendidos é o jovem Gabriel Rios, que conseguiu, por meio do curso técnico de informática, um estágio no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). Para ele, a formação na ETEC tem sido essencial para se destacar no local de trabalho.
“O curso foi extremamente importante para me desenvolver no estágio. Eu aprendi muita coisa que estou usando agora na Univag, como, por exemplo, trabalhar com softwares e a parte lógica. Graças a isso, já comecei bem avançado e estou conseguindo executar bem a minha função. Inclusive, falaram que eu estou me destacando e tenho certeza de que é por conta do curso”, afirma Gabriel.
Com o estágio, Gabriel conquistou também uma renda extra, o que, segundo ele, tem transformado sua vida.
“Eu posso dizer com certeza que a Seciteci mudou muito minha vida. Hoje, eu consigo ajudar em minha casa, onde só minha mãe trabalhava. Sem contar a oportunidade de fazer um curso como esse, com vários certificados, de forma gratuita. É simplesmente incrível”, completa ele.
Outra parceria bem-sucedida da ETEC foi com o programa Conecta Jovem, uma iniciativa social que oferece capacitação gratuita em tecnologia da informação (TI) para jovens de Cuiabá e Várzea Grande. Dessa vez, os alunos Matheus Vinícius e Sophia Dias, ambos cursando o técnico em informática, foram selecionados.
Após o processo seletivo, a dupla foi aprovada no programa Conecta Jovem e passou a integrar o projeto Log Lab Tecnologia, desenvolvido pelo Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pela iniciativa, eles possuem acesso gratuito a materiais didáticos e uniformes, além de bolsa mensal de R$ 500, auxílio-transporte e auxílio-alimentação.
Para Sophia Dias, o aprendizado na ETEC foi fundamental. “Eu nunca imaginaria que, com 15 anos, eu passaria em um seletivo como esse. Eu fiquei muito feliz e estou bastante orgulhosa por ter me dedicado a essa oportunidade que a ETEC me deu”, destacou Sophia.
O outro estudante selecionado, Matheus Vinícius, também relatou uma mudança pessoal proporcionada pela experiência na ETEC.
“A Seciteci, por meio da ETEC de Várzea Grande, tem me dado uma nova perspectiva do meu próprio futuro. Eu não acredito que, há dois anos, eu teria essa visão de querer me desenvolver na área da tecnologia. Mas agora meu propósito é continuar estudando ainda mais, principalmente sobre banco de dados e inteligência artificial”, planeja Matheus.
Ao avaliarem suas trajetórias, os alunos destacam o incentivo dos profissionais da ETEC Várzea Grande. “Todos os professores e coordenadores da ETEC são excelentes, é uma gestão realmente incrível”, disse a estudante Sophia Dias.
Matrículas abertas
A Escola Técnica Estadual (ETEC) de Várzea Grande, administrada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), está vocacionada para cursos voltados à área de gestão e negócios. Em 2026, a unidade estará presente em cinco escolas estaduais de Várzea Grande: Júlio Muller, Dunga Rodrigues, Maria Macedo, Ernandy Maurício Baracat e Pedro Gardes.
Estão sendo ofertados cursos técnicos em Administração, Informática, Agricultura, Agroindústria, Gastronomia, Manutenção e Suporte em Informática e Veterinária, todos integrados ao 1º ano do Ensino Médio.
Os interessados nos cursos podem preencher um formulário online – clique aqui para acessar. Para outras informações, pode entrar em contato com a escola pelo número (65) 99980-4878, ou se dirigir a unidade localizada na Avenida Cel. Sérgio Julião De Brito – Parque do Lago, Várzea Grande.
*Com supervisão de Beatriz Passos
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Fim de semana deve ter tempo firme e máximas de até 32°C em cidades de MT
O fim de semana deve ser de tempo predominantemente estável em Mato Grosso, com temperaturas próximas nas principais cidades e sem previsão de chuva para Cuiabá, Rondonópolis e Sinop, segundo dados do Climatempo.
Apesar disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta possibilidade de chuva isolada em algumas áreas do Estado, principalmente no sábado (30) e em pontos do centro-sul no domingo (31).
Nas cidades acompanhadas pela previsão, o cenário será de sol entre nuvens, períodos de céu nublado e temperaturas máximas que podem chegar a 32°C. As mínimas devem variar entre 19°C e 21°C, mantendo as manhãs mais amenas, especialmente em Sinop, onde os termômetros podem marcar 19°C no domingo.
Confira a previsão:
Cuiabá
Sábado (30)
Mínima de 21°C e máxima de 31°C
Não há previsão de chuvas
A umidade relativa do ar varia entre 54% e 94%
Deve haver sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer, além de noite com poucas nuvens
Domingo (31)
Mínima de 21°C e máxima de 31°C
Leia Também: Detran lança campanha de conscientização para trânsito seguro em Mato Grosso
Não há previsão de chuvas
A umidade relativa do ar varia entre 51% e 93%
Deve haver muitas nuvens o dia todo, com aberturas de sol
Rondonópolis
Sábado (30)
Mínima de 20°C e máxima de 32°C
Não há previsão de chuvas
A umidade relativa do ar varia entre 43% e 91%
Deve haver muitas nuvens o dia todo, com aberturas de sol
Domingo (31)
Mínima de 21°C e máxima de 32°C
Não há previsão de chuvas
A umidade relativa do ar varia entre 44% e 85%
Deve haver muitas nuvens o dia todo, com aberturas de sol
Sinop
Sábado (30)
Mínima de 21°C e máxima de 31°C
Não há previsão de chuvas
A umidade relativa do ar varia entre 46% e 82%
Deve haver sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer, além de noite com poucas nuvens
Domingo (31)
Mínima de 19°C e máxima de 31°C
Não há previsão de chuvas
A umidade relativa do ar varia entre 44% e 85%
Deve haver sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado, além de noite com muitas nuvens
-
CUIABÁ2 dias atrásAikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema de roubo de entorpecentes entre facções criminosas
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Militar resgata casal mantido em cárcere e prende cinco faccionados
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Militar prende homem com revólver e seis tabletes de cocaína e pasta base
-
POLÍCIA4 dias atrásOperação investiga grupo por produção e venda de pornografia falsa com imagens de adolescentes em MT
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil apreende arma de fogo e munições em investigação sobre ameaça e extorsão
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásSamara Souto anuncia saída da Banda Magníficos e relembra trajetória: ‘Especial’
-
CUIABÁ3 dias atrásSUNPET 5 une rock, solidariedade e ajuda para animais em situação de vulnerabilidade


