CUIABÁ

MATO GROSSO

Corregedoria e oficiais de justiça unem esforços para criação de Manual de Rotina

Publicados

MATO GROSSO

A Corregedoria-Geral da Justiça do Poder Judiciário de Mato Grosso promove até quarta-feira (27.09) o Encontro de Elaboração do Manual de Rotina dos Oficiais de Justiça. Durante três dias, 10 oficiais de justiça das Comarcas do interior e da Capital trocarão experiências e trabalharão para desenvolver a uniformização de ações e boas práticas, com o objetivo de aprimorar a atuação em Mato Grosso.
 
O corregedor-geral, desembargador Juvenal Pereira da Silva, enfatizou a importância dessa iniciativa, que busca estabelecer rotinas e padrões de excelência para o aprimoramento dos trabalhos. “Os senhores e senhoras trabalharão em conjunto para padronizar ações e desenvolver um fluxo que contribuirá para a maior efetividade do serviço. Estamos comprometidos em entregar um serviço melhor e mais eficiente. Parabéns a todos os envolvidos que aceitaram participar desta missão”, destacou.
 
A assessora jurídica da Coordenadoria da Corregedoria, Marcela Padovan, instrutora da capacitação, explicou que serão realizados três encontros presenciais nos meses de setembro, outubro e novembro. “Estamos aqui para criar um documento que será de uso obrigatório, regulamentado por Provimento, e que certamente se tornará uma ferramenta de uso diário. São vocês, que conhecem o dia a dia da profissão e estão na linha de frente, que entendem sobre a distribuição dos mandados, o que o mandado precisa conter, e serão os responsáveis por definir o modelo de documento. Estou aqui para ajudar na parte jurídica, esclarecer dúvidas e apoiá-los nessa tarefa”, afirmou.
 
“Outras áreas já criaram seus manuais e agora é a nossa oportunidade”, destacou o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Mato Grosso (Sindojus), Jaime Osmar Rodrigues, ao enfatizar a importância da elaboração do manual para a categoria. “Com a virtualização dos trabalhos, com a Justiça 4.0, muita coisa mudou, e agora temos a chance de padronizar ações. Na semana passada, estivemos em São Paulo para um encontro nacional da categoria e vimos que outros Estados já possuem esse documento. Estamos muito felizes por ter o corregedor, desembargador Juvenal Pereira, e o coordenador Flávio Paiva dando início a este projeto”, concluiu.
 
#Paratodosverem Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagens: Foto 1: vertical e colorida mostra a assessora Marcela Padovan em pé, conversando com os participantes, que estão sentados.
 
Larissa Klein
Assessoria de Comunicação da CGJ-MT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Pela primeira vez, primeira instância da justiça de MT atingiu meta 4 do CNJ
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Fórum Nacional de Juizados Especiais apresentará exemplo de boa prática

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Comarca de Sorriso suspende expediente presencial de 12 a 14 de dezembro

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA