CUIABÁ

MATO GROSSO

Corregedoria de Mato Grosso participará de Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção

Publicados

MATO GROSSO

A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT) por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) participará do XXVI Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Enapa), que será realizado entre os dias 08 e 10 de junho, em Porto Alegre (RS). O objetivo principal do evento é criar um espaço de integração que proporcione uma relevante troca de saberes e ampliação do conhecimento, na área da convivência familiar e comunitária, entre os diversos segmentos da Rede do Sistema de Garantia de Direitos (SGDCA) de crianças e adolescentes.
 
Este ano o evento terá como temática “Diversidade e Adoção: Elos de Amor” e contará com a presença de convidados que são referências nas questões da diversidade em diferentes âmbitos da vida da criança e do adolescente, na sua origem, nos serviços de acolhimento e na família adotiva. Ao longo dos três dias serão realizados workshop, palestras, mesas redondas e apresentações culturais.
 
Representarão o Poder Judiciário no encontro a secretária-geral da Ceja, Elaine Zorgetti e a assistente social da comissão, Ivone Leite Moreira Moura. Segundo a secretária-geral o evento propicia uma importante troca informações, integração e fortalecimento na área da convivência familiar. “São três dias intensos pensados para fazer com que a nossa rede, além de afeto, tenha conhecimento”, afirma Elaine.
 
#Paratodosverem Esta matéria possui recursos de texto alternativo para inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: foto horizontal colorida. Uma arte que traz a logo do evento, uma casa de madeira pequena e ao fundo uma família, mãe, pai e criança brincando.
 
Larissa Klein
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Polícia Penal apreende 22 celulares durante operação na penitenciária de Rondonópolis
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Indústrias de MT tiveram o segundo maior crescimento do país em novembro de 2024, segundo IBGE

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Polícia Militar prende homem que promovia rinhas de galos em Jaciara

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA