CUIABÁ

MATO GROSSO

Corregedoria capacita juízes leigos para atuar em todo Estado

Publicados

MATO GROSSO

Começou na manhã desta segunda-feira (03/7) e seguirá até o dia 14 de junho a Capacitação dos Juízes Leigos de Mato Grosso. Ao todo 78 juízes leigos participarão do curso online, que tem como objetivo compartilhar e atualizar conhecimentos relacionados aos Juizados Especiais do Estado em busca de oferecer melhores serviços à sociedade. Atualmente o Estado conta com 137 desses auxiliares da Justiça que reforçam os trabalhos dos magistrados, produzindo em média cerca de 10 mil minutas de sentenças por mês.
 
A capacitação foi aberta pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva. “Como corregedor-geral da Justiça, é meu dever assegurar que o Tribunal de Mato Grosso cumpra seu papel de fornecer uma formação adequada aos senhores e as senhoras, que são auxiliares da Justiça e desempenham um serviço público relevante em prol da harmonia social. Nossa intenção é aprimorar os conhecimentos de todos os senhores e senhoras na busca pela resolução dos conflitos, priorizando a tentativa de solução amigável das controvérsias, com o intuito de promover melhorias na prestação jurisdicional, atendendo assim plenamente os cidadãos deste Estado”, ressaltou.
 
Em seguida o juiz auxiliar da CGJ, Emerson Luis Pereira Cajango, agradeceu o trabalho do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (DAJE) na realização da capacitação, assim como o apoio do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais (CSJE) e da Escola dos Servidores.
 
“Agradeço a todos que nos possibilitaram a realização deste curso que tem como objetivo prestar um serviço de eficiência e qualidade. Serão duas semanas de muito trabalho e esforço, espero que todos aproveitem ao máximo, pois sabemos que os Juizados Especiais impulsionam o trabalho do Tribunal e os senhores tem um papel fundamental não apenas na produção de minutas, mas para uma produção bem feita. Por isso trouxemos um time de qualidade para agregar mais conhecimento aos senhores”, disse o juiz auxiliar.
 
O coordenador do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais de Mato Grosso, o juiz Marcelo Sebastião Prado de Moraes, aproveitou a oportunidade para parabenizar a Corregedoria pela iniciativa. “Nós do Tribunal sempre nos preocupamos com uma educação continuada e nada mais justo que os juízes leigos também possam ter esse momento de revisar e aprimorar seus conhecimentos. Espero que todos desfrutem ao máximo desta capacitação que conta com diversos temas atuais”, afirmou.
 
Ao todo serão 40 horas/aula de atividades desenvolvidas via videoconferência, de segunda a sexta-feira. No conteúdo programático do curso, que segue as premissas da Resolução nº 174 do CNJ, serão trabalhados temas como: Direito do Consumidor, Civil, Penal, Administrativo e/ou Constitucional, aplicados nos Juizados Especiais. Ética, Jurisprudência, Técnicas de Conciliação e ainda a parte prática com audiências dos Juizados Especiais e a participação em Debates e Estudos Dirigidos.
 
As aulas serão ministradas pelos juízes: Emerson Luis Pereira Cajango; Cristiane Padim; Antônio Veloso Peleja Júnior; Luis Aparecido Bortolussi Júnior; Cássio Leite de Barros; Érico Duarte; Marcelo Sebastião Prado de Moraes; Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva e os servidores: Marcos Girão, Marcela Padovan, Rosivaldo Rodrigues e Deniz Pedrozo de Almeida.
 
O primeiro facilitador, o juiz Antônio Veloso Peleja Júnior, que falará sobre Direito Administrativo e Constitucional, destacou a importância da capacitação. “Ela é fundamental porque é sobre gestão, sobre como conduzir o gerenciamento de processos. E todos nós como seres humanos, podemos ter conhecimento técnico, mas com o dia a dia acabamos esquecendo algo ou vão surgindo novas informações, então vamos aproveitar para revisar, debater e agregar ainda mais”, pontuou.
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem foto 1 – captura da tela, em destaque no canto superior pela esquerda o juiz Antônio Peleja, ao seu lado o juiz auxiliar Emerson Cajango, abaixo o corregedor, desembargador Juvenal Pereira e a sua esquerda a diretora do Daje, Karine Dias.
 
Larissa Klein 
Assessor de imprensa CGJ/TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Novos juízes substitutos iniciam módulo nacional do Curso Oficial de Formação Inicial
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Seminário da PM discute enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA