CUIABÁ

MATO GROSSO

Corregedor recebe mais alta condecoração da Polícia Militar de Mato Grosso

Publicados

MATO GROSSO


O corregedor-geral da Justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Zuquim Nogueira, recebeu nesta terça-feira (8/3) a medalha Homens do Mato, a mais alta condecoração concedida pela Polícia Militar de Mato Grosso. O magistrado esteve à frente do Juizado Volante Ambiental (Juvam) entre 1996 e 2012, desenvolvendo trabalhos de patrulhamento, abordagem e conscientização contra a pesca predatória e a recuperação de áreas degradadas, por exemplo. O pioneirismo rendeu o Prêmio Innovare do Ministério da Justiça e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), além de desenvolver e apoiar iniciativas que melhorem o andamento judicial brasileiro. Durante o recebimento da comenda o magistrado anunciou mais medidas inovadoras na área ambiental em Mato Grosso. Ações em parceria com Assembleia Legislativa e Governo do Estado, além do próprio Judiciário, para solidificarem ainda mais a preservação e conservação do patrimônio ambiental em Mato Grosso.
 
“Eu agradeço muito a homenagem. Nosso sucesso no Juvam é em boa parte em consequência da união com a PM, mais especificamente com a Polícia Ambiental. Esta dentro da minha programação para os próximos 60 dias apresentar a proposta de criação do Núcleo Ambiental, que pode ser composto por três magistrados. A proposta é agregar a Vara Especializada do Meio Ambiente com competência em todo Estado. Esta semana vamos conversar com nosso governador e a secretária de Meio Ambiente para criarmos e fortalecermos juvans nos biomas de nosso Estado. Eles podem ser formados por equipes multidisciplinares, com engenheiros florestais e biólogos, por exemplo. Temos muitas fronteiras a serem cuidadas, como Juína. O produto ambiental já sai de lá via Santarém. Temos recursos hídricos ali e devem ser preservados para evitarmos problemas de abastecimento na Bacia do Araguaia”, informou o corregedor
 
Na sequência o comandante-geral da Polícia Militar em Mato Grosso, coronel Jonildo José de Assis, que já atuou na Polícia Ambiental, fez uso da palavra para esclarecer o reconhecimento. “Os motivos que habilitam o senhor a receber esta medalha são variados corregedor. O que o senhor tem feito pela sociedade mato-grossense é absolutamente relevante. O senhor já apoiou a questão do Termo Circunstanciado de Ocorrência, que com certeza é um ganho social fantástico, além de estarmos melhorando a Polícia Ambiental, que ganhou força quando se agregou ao Juvam que o senhor comandava”, destacou o comandante.
  
O magistrado aproveitou a oportunidade para convidar a PM a participar ainda mais da proteção do patrimônio ambiental do Estado. “Teremos exploração em área de reserva legal. Suspendemos na última sessão do pleno os efeitos da lei para que discutíssemos com a sociedade durante Audiência Pública, o que isto representa. Já convido a PM e a Polícia Ambiental para este debate. A audiência deve ocorrer em abril, estamos organizando. Queremos ouvir a sociedade para saber se esta lei é de interesse social de fato. Temos a obrigação de deixar o legado e ele envolve a defesa ambiental”, ressaltou o corregedor, que ainda informou sobre a criação do Núcleo de Inquérito Policial (NIPO). “Esse núcleo já tem três juízes designados e seis assessores. Eles vão trabalhar com os inquéritos. Queremos retirar as medidas cautelares também, para que os magistrados e servidores trabalhem com mais qualidade”, pontuou o magistrado.
 
 O comandante-geral adjunto, coronel Daniel Lipi Alvarenga salientou que a atuação do magistrado tem ajudado o trabalho da PM. “Concedemos a maior honraria da Polícia Militar a quem ajudou a estruturar o Juvam e deu condições de trabalho para uma atuação importantíssima em nosso Estado da Polícia Ambiental”. A comissão ainda foi composta pelo coronel Paulo César da Silva, diretor de Ensino, Instrução e Pesquisas da PMMT (Deip). O coordenador da Corregedoria, Flávio de Paiva Pinto, também participou do ato.
 
Descrição da imagem: fotografia do Corregedor, desembargador José Zuquim segurando o diploma da certificação. Ele usa o colar Homens do Mato. Veste terno azul escuro com camisa branca listrada. Ao lado esquerdo do corregedor está o comandante adjunto da PM, Daniel Lipi Alvaragenda, que usa farda azul da PM. Do lado direito estão o comandante-geral Jonildo José de Assis, e o diretor de ensino da PM, Paulo Cesar da Silva, eles também estão vestindo uniforme azul da PM, com coletes e armamento na cintura. Ao fundo pavilhão com as bandeiras de Mato Grosso, do Brasil e do Judiciário.
#ParaTodosVerem #PraCegoVer..
 
 Ranniery Queiroz
 Assessor de Imprensa da CGJ/MT
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mulher condenada por roubo e tráfico de drogas é presa pela Polícia Civil em Barra do Garças
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Polícia Civil e Gaeco recuperam insulinas furtadas e investigam possível crime de peculato

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Recurso do MPMT é provido e pena de condenado aumentada em Alto Garças

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA