MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros reúne representantes de hospitais e shoppings para apresentação do sistema Fireloc
MATO GROSSO
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quinta-feira (22.1), a segunda reunião institucional para apresentação do sistema Fireloc, reunindo representantes de unidades hospitalares e shoppings centers de Cuiabá e Várzea Grande.
A iniciativa dá continuidade às ações de divulgação da ferramenta, um sistema que integra as centrais de alarme de incêndio das edificações diretamente às centrais operacionais do CBMMT e ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
A tecnologia permite o envio automático de informações em caso de acionamento, como a localização exata da edificação e dados técnicos previamente cadastrados, o que contribui significativamente para a redução do tempo de resposta das equipes, além de fortalecer a prevenção e agilizar o atendimento a ocorrências de incêndio, especialmente em edificações de grande circulação de pessoas.
As reuniões foram realizadas no Comando Geral do CBMMT e ocorreram em dois períodos. Pela manhã, a apresentação da ferramenta foi direcionada a representantes de hospitais de Cuiabá e Várzea Grande. Já no período da tarde, o encontro reuniu membros de cinco shoppings centers dos dois municípios.
Durante as reuniões, foram detalhadas as funcionalidades do sistema e os benefícios da adesão, especialmente para ambientes considerados sensíveis, como hospitais, que concentram pacientes com mobilidade reduzida, e shoppings, que registram grande fluxo diário de pessoas.
De acordo com o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Gledson Vieira Bezerra, o Fireloc representa um avanço tecnológico relevante na área de prevenção e resposta a emergências no Estado.
“Esse é um sistema inovador em Mato Grosso, que vai permitir ao Corpo de Bombeiros oferecer um atendimento muito mais ágil e eficiente. Nosso objetivo é ampliar essa implantação para outras áreas, como residências multifamiliares e o comércio, garantindo mais segurança para toda a população”, afirmou.
O comandante-geral destacou ainda que a implantação teve início em edificações consideradas prioritárias, como hospitais e shoppings centers, locais com grande circulação de pessoas, incluindo pacientes com mobilidade reduzida.
“Tivemos um retorno muito positivo dos representantes dos hospitais e dos shoppings, que compreenderam a importância do sistema e reconheceram o pioneirismo da corporação ao implementar uma tecnologia que torna o serviço de emergência mais ágil e eficaz para todos”, completou o comandante-geral.
A diretora do Hospital H-Bento, Luestania Nogueira, também destacou os benefícios da ferramenta para a segurança hospitalar.
“Esse sistema traz uma agilidade fantástica e representa um avanço importante para garantir mais segurança aos pacientes e aos colaboradores. Além de proteger vidas, o processo contribui para a redução de custos e prejuízos às instituições, já que uma resposta mais rápida ajuda a diminuir os danos e torna o atendimento muito mais eficaz”, ressaltou.
O coordenador de manutenção do Shopping 3 Américas, Fábio Lourenço de Moraes, afirmou que o encontro foi proveitoso e representa o início do processo de integração entre as edificações e o CBMMT.
“Com essa integração, será possível otimizar o tempo de resposta das equipes na resolução de sinistros, por meio do uso da tecnologia na comunicação dos sistemas de combate a incêndio com o centro de operações. Isso permitirá o monitoramento contínuo pelo órgão do Estado, contribuindo para a preservação da vida e do patrimônio”, falou.
A primeira apresentação do sistema ocorreu no início de janeiro, voltada a unidades hospitalares, e faz parte de um conjunto de ações do CBMMT para ampliar o conhecimento sobre a ferramenta e incentivar sua implementação em edificações estratégicas. A nova rodada de reuniões reforça o compromisso da corporação com a modernização dos serviços, o uso da tecnologia na prevenção de incêndios e a proteção da vida e do patrimônio.
O CBMMT segue promovendo encontros e orientações técnicas para apresentar o Fireloc a diferentes segmentos, consolidando o sistema como uma importante ferramenta de apoio às ações de prevenção e resposta a emergências em Mato Grosso.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Sine-MT disponibiliza mais de 2,1 mil vagas de emprego nesta semana
O Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT) disponibiliza 2.122 vagas de trabalho nesta semana em Mato Grosso. As oportunidades abrangem diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação, com vagas para motorista entregador, assistente de vendas, controlador de pragas, técnico agropecuário, auxiliar administrativo, técnico em segurança do trabalho e analista de planejamento de manutenção.
Em Cuiabá e Várzea Grande estão sendo ofertadas 229 vagas para o público em geral. Dentre elas, destacam-se 80 vagas para auxiliar de linha de produção, 20 vagas para promotor de vendas, 10 vagas para auxiliar de limpeza, nove vagas para operador de empilhadeira, oito vagas para instalador-reparador de redes telefônicas e de comunicação de dados, oito vagas para motorista entregador, cinco vagas para ajudante de motorista, quatro vagas para vendedor interno, três vagas para técnico de controle de qualidade e três vagas para atendente balconista.
Também há outras oportunidades, como: três vagas para estoquista, duas vagas para assistente de vendas, duas vagas para repositor de secretaria, duas vagas para mecânico de empilhadeira, uma vaga para borracheiro, uma vaga para técnico de edificações, uma vaga para controlador de pragas, uma vaga para agente de pátio, agente de recrutamento e seleção, uma vaga para gesseiro e uma vaga para técnico agropecuário.
Para pessoas com deficiência (PCD), os municípios de Cuiabá e Várzea Grande concentram 174 vagas, dentre elas: 78 vagas para auxiliar de linha de produção, 15 vagas para auxiliar administrativo, 13 vagas para auxiliar de estoque, cinco vagas para operador de caixa, cinco vagas para auxiliar de expedição, quatro vagas para servente de obras, quatro vagas para armador de ferros, quatro vagas para auxiliar de limpeza, três vagas para balconista, duas vagas para promotor de vendas, duas vagas para ajudante de carga e descarga de mercadoria, uma vaga para técnico em segurança do trabalho, uma vaga para administrador de compras e uma vaga para auxiliar de manutenção predial.
No município de Sinop, estão disponíveis 276 oportunidades, como: 25 vagas para auxiliar de linha de produção, 22 vagas para auxiliar de limpeza, 15 vagas para auxiliar de estoque, 14 vagas para operador de caixa, 14 vagas para atendente do setor de hortifrutigranjeiros, 12 vagas para atendente de padaria, 10 vagas para atendente de lanchonete, nove vagas para consultor de vendas, cinco vagas para auxiliar de laboratório de análises físico-químicas, quatro vagas para montador de estruturas metálicas, quatro vagas para analista de logística, três vagas para auxiliar de mecânico de autos, duas vagas para operador de talha elétrica, uma vaga para mecânico de manutenção de máquinha industrial e uma vaga para analista de recursos humanos.
Já em Tangará da Serra são 102 oportunidades na semana, sendo 42 vagas para abatedor de aves, 10 vagas para ajustador de fôrmas (concreto), 10 vagas operador de caixa, cinco vagas para servente de obras, quatro vagas para açougueiro, três vagas para vaqueiro, três vagas para auxiliar de conservação de obras civis, três vagas para carpinteiro, uma vaga para auxiliar jurídico, uma vaga para técnico de enfermagem, uma vaga para motorista entregador, uma vaga para enfermeiro e uma vaga para inspedtor de vigilância.
Confresa é outro município em destaque, com 77 oportunidades na semana, entre: 13 vagas para operador de caixa, 10 vagas para repositor de mercadorias, 10 vagas para faxineiro, seis vagas para ajudante de eletricista, cinco vagas para empacotador a mão, quatro vagas para operador de máquinas agrícolas, duas vagas para auxiliar de limpeza, duas vagas para pedreiro, uma vaga para trabalhador da manutenção de edificações, uma vaga para analista de planejamento de manutenção, uma vaga para ajudante de padeiro e uma vaga para analista de camareira de hotel.
A lista completa e detalhada das vagas ofertadas pela Rede Sine pode ser acessada diariamente pelo Portal Emprega Brasil. As oportunidades são atualizadas de forma contínua, com novos cadastros realizados ao longo do dia.
Atendimento
Além da intermediação de mão de obra, o Sine-MT realiza a habilitação do seguro-desemprego e oferece orientação sobre o uso da Carteira de Trabalho Digital. Os interessados devem comparecer às unidades portando documentos pessoais e verificar a disponibilidade das vagas, que são ofertadas diariamente.
Na região metropolitana, o atendimento nas unidades do Ganha Tempo Ipiranga, do CPA I e do Pedra 90 ocorrem das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Já o Sine instalado no Centro Estadual de Cidadania do Várzea Grande Shopping funciona das 10h às 17h30.
As oportunidades disponíveis nos municípios de Mato Grosso podem ser consultadas no documento em anexo e, na plataforma Empregos MT, empregosmt.mt.gov.br, onde os candidatos podem acessar vagas compatíveis com seus perfis, acompanhar em tempo real o andamento das candidaturas e receber notificações sobre cada etapa dos processos seletivos. Já os empregadores contam com um sistema capaz de indicar profissionais alinhados às vagas cadastradas, inclusive candidatos que ainda não se inscreveram nas oportunidades disponíveis.
-
ARTIGOS5 dias atrásA colcha de retalhos da vida e a urgência do autocuidado: uma reflexão sobre o câncer e a prevenção
-
JURÍDICO5 dias atrásAGU pede a Fux que aguarde PGR e mantenha proibição das bets no país
-
Rondonópolis6 dias atrásTrecho interditado na Lions Internacional para implantação de rotatória
-
JURÍDICO2 dias atrásDerrubar canal com eleitores limita mobilização, dizem especialistas
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Militar apreendeu mais de 10,1 toneladas de entorpecentes em 2026
-
ESPORTES4 dias atrásLula defende proibição de bets e cobra clubes de futebol por alternativas de financiamento
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMax Russi lidera coletiva de imprensa em apoio a Flávio Bolsonaro
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMax Russi anuncia que 18 deputados de MT já apoiam candidatura de Flávio Bolsonaro; VEJA VÍDEO


