MATO GROSSO
Com mais de 22 mil visualizações, curso do TCE-MT fortalece fiscalização de contratos no estado
MATO GROSSO
| Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
| O conselheiro-presidente, Sérgio Ricardo, destacou que a participação expressiva reforça o compromisso do TCE-MT com a formação técnica. Clique aqui para ampliar. |
O curso “Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos”, do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), alcançou 22.644 visualizações no canal do órgão no YouTube. Encerrada na sexta-feira (14), a qualificação foi realizada em formato híbrido e capacitou milhares de servidores de prefeituras, câmaras municipais e demais órgãos da administração direta e indireta dos 142 municípios do estado.
O presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, destacou que a participação expressiva reforça o compromisso da instituição com a formação técnica. “O Tribunal tem por meta não reprovar contas, queremos zerar isso. O que queremos é ensinar e orientar, por isso existe a nossa Escola de Contas. Então, este ano vamos bater o recorde de cursos, seremos uma faculdade permanentemente em ação”, disse.
Segundo o secretário-geral da Presidência do TCE-MT, Nilson Bezerra, que esteve à frente do curso, tanto o formato EAD quanto o horário foram pensados para garantir a adesão dos servidores. “Pensamos nesse horário para que eles pudessem trabalhar de manhã e no período da tarde fizessem o curso, de forma que conseguissem conciliar as duas tarefas”, afirmou.
| Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
| O secretário-geral da Presidência do TCE-MT, Nilson Bezerra, esteve à frente do curso. |
Ao longo de cinco aulas, Nilson tratou sobre planejamento da contratação, conceito e tipos de contrato e limites da designação de fiscais de contrato, dentre outros temas. “O TCE está fazendo um trabalho mais preventivo, ou seja, orientando os servidores para que eles façam a coisa certa, de forma a mitigar a possibilidade de prejuízos ao erário, o que ocorre, por exemplo, com a má condução da fiscalização dos contratos.”
Para a fiscal de contratos da Prefeitura de Cuiabá, Suelen Lopes de Pinho, o conhecimento vai ajudar a evitar problemas legais. “O curso veio em boa hora e foi esclarecedor para nós, fiscais. Isso é importante para que possamos aplicar a lei e não deixarmos nenhuma brecha, nenhuma ponta solta, principalmente porque temos uma carreira pública e devemos manter sempre uma conduta ilibada.”
Novas capacitações
A capacitação atendeu a uma demanda apresentada por prefeitos de diversas regiões do estado a Sérgio Ricardo, no final de fevereiro. Agora, diante da complexidade do tema e da adesão dos participantes, o presidente anunciou dois novos cursos voltados à fiscalização de contratos: um específico para o setor de obras e outro para locação de serviços e mão de obra.
De acordo com Nilson, essas áreas concentram grande volume de recursos e costumam apresentar riscos elevados de irregularidades nos contratos, motivos pelos quais ainda geram muitas dúvidas entre os profissionais. “Percebemos que há muitas dúvidas nessas áreas, que são de alta relevância do ponto de vista econômico e estratégico para os jurisdicionados.”
Para a servidora da Prefeitura de Cuiabá Ane Marcela Carvalho Dias, a atuação do TCE é fundamental, uma vez que esses processos sempre despertam dúvidas. “Temos uma responsabilidade muito grande porque estamos sempre respondendo por isso, mesmo depois que o contrato acaba. Então, é bom tirar as dúvidas sempre para trabalharmos da melhor forma possível, afinal estamos lidando com o dinheiro público”, concluiu.
Alcance
Além das mais 22 mil visualizações no YouTube, o curso “Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos” resultou em 848 novos assinantes no canal do TCE-MT, no qual gerou alto engajamento: foram 1.511 curtidas e 604 compartilhamentos. O vídeo da primeira aula, que contou palestra magna do conselheiro Waldir Teis no dia 10 de março, foi o mais acessado, com 6.563 visualizações no total. O curso também foi transmitido pela TV Contas (Canal 30.2).
Clique aqui e confira o 1° dia de curso.
Clique aqui e confira o 2° dia de curso.
Clique aqui e confira o 3° dia de curso.
Clique aqui e confira o 4° dia de curso.
Clique aqui e confira o 5° dia de curso.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Fonte: TCE MT – MT
MATO GROSSO
Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT
O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.
Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.
Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.
Cenário eleitoral
A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.
As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.
A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.
-
Rondonópolis6 dias atrásExposição “Patrimônio Material e Imaterial – da Arquitetura à Música” ocupa Rosa Bororo até 25 de novembro
-
Sinop7 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Rondonópolis6 dias atrásCaveiras Moto Festival deve movimentar hotéis, comércio e serviços em Rondonópolis
-
Primavera do Leste5 dias atrásSérgio Machnic define vereador Herbert Vianna como novo líder do Executivo na Câmara de Primavera do Leste
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre 34ª edição dos Jogos Olímpicos e 3ª Paralimpíada no Estádio Gigante do Norte
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste inicia pagamento de R$ 20 milhões em precatórios e garante cumprimento de decisão judicial
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para Praia do Cortado nos dias 5, 6 e 7 de setembro
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove projeto de educação socioambiental com arte, criatividade e sustentabilidade




