CUIABÁ

MATO GROSSO

Cine Teatro Cuiabá exibe mostra de curtas-metragens sempre às terças-feiras

Publicados

MATO GROSSO


O Cine Teatro Cuiabá abre as portas para a sessão Realizador@s de MT. Premiado em festivais internacionais, o curta Celeste, dirigido e protagonizado por Eduardo Butakka, tem estreia presencial marcada para esta terça-feira (19.04), às 19h30. Antes da sessão, a partir das 19h, no foyer do Cine Teatro, o cantor João Reis apresenta um pocket show com voz e violão.

A exibição abre o calendário das já tradicionais exibições audiovisuais semanais (sempre às terças-feiras) desse importante aparelho da cultura em Mato Grosso, que neste ano comemora os 80 anos de sua inauguração (o Cine Teatro Cuiabá foi aberto ao público em 23 de maio de 1942).

A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 16 anos. A partir das 19h30 é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá.

A sessão Realizador@s de MT integra o projeto Encontros com Cinema, que nesta primeira edição apresenta obras audiovisuais de Eduardo Butakka, Thyago Mourão e convidados. A programação da noite traz outras sete atrações, entre curtas de humor protagonizados por Butakka e Mourão e audiovisuais de coletivos parceiros, como o MT Queer, que terá exibido o curta Lágrimas de Normah, dirigido por Elton Martins e protagonizado por Eloá Pimenta.

Como é de costume na sessão Realizador@s de MT, depois da exibição ocorre um bate-papo entre o público presente e os realizadores dos curtas, mediado pela pesquisadora e crítica de cinema Aline Wendpap.

Leia Também:  Quadrilha é detida pela PM por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas

“Vitamina D” e exibição de clipes

A sessão também exibirá dois clipes produzidos e codirigidos por Thyago Mourão: Tá, de Ana Rafaela, e Nas nuvens, de João Reis (artista que fará o esquenta que antecede as exibições no Cine Teatro Cuiabá). Completa o programa a exibição de Vitamina D, curta de Severino Neto, Rafael de Carvalho (que dirigiu todos os episódios do coletivo Não Convém, em exibição) e Luis Aguer, obra realizada no primeiro ano da pandemia de Covid-19.

Atração da próxima semana

Em 2022, além da sessão Realizador@s de Mato Grosso o projeto Encontros com Cinema exibirá produtos audiovisuais mato-grossenses oriundos dos incentivos da Lei Aldir Blanc, sempre com entrada gratuita. Na próxima terça, 26 de abril, será exibido o documentário de Leonardo Sant’Ana Natalino Ferreira Mendes: Mestre da Cultura, produzido no contexto do Edital Mestres da Cultura da Lei Aldir Blanc. O filme apresenta vida e obra de Natalino Ferreira Mendes, educador, escritor e historiador do município de Cáceres-MT. Conhecido como Professor Natalino, Mendes dedicou a vida a diversas frentes ligadas à cultura e à educação.

Participou ativamente do desenvolvimento de instituições de ensino da região, foi responsável pelo registro e salvaguarda de acervos importantes para história de Mato Grosso, além de também ter cantado em versos o cotidiano do povo e as belezas naturais de sua região. A exibição realizada em parceria entre Cine Teatro Cuiabá, Academia Mato-grossense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Lei Aldir Blanc em Mato Grosso, Secel/Governo do Estado de Mato Grosso, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal.

Leia Também:  PM prende três mulheres com 21 tabletes de pasta base de cocaína em Cuiabá

Sobre o Cine Teatro Cuiabá

O Cine Teatro Cuiabá foi inaugurado em 23 de maio de 1942 e desde então tem sediado grandes espetáculos cinematográficos, cênicos e musicais. A capacidade da sala de exibições é de 515 espectadores. O Cine Teatro Cuiabá está sob gestão da Associação Cultural Cena Onze, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), em razão do Termo de Colaboração firmado com a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso em maio de 2016. Acesse facebook.com/cineteatrocuiaba e instagram.com/cineteatrocba e saiba mais sobre a programação do Cine Teatro Cuiabá.

Serviço

Exibição de obras audiovisuais de Eduardo Butakka, Thyago Mourão e convidados, incluindo o inédito Celeste (Eduardo Butakka, 2022, 8’), seguido de bate-papo com realizadores mediado pela pesquisadora e crítica de cinema Aline Wendpap.

Na terça-feira, 19 de abril, a partir das 19h30 (pocket show com cantor João Reis a partir das 19h no foyer do Cine Teatro)

No Cine Teatro Cuiabá (a partir das 19h30 é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá).

Entrada gratuita; bilheteria liberada.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Lista de contemplados do Residencial Comodoro será divulgada por etapas

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, divulgará a lista de contemplados do Residencial Comodoro por etapas. A previsão é que os primeiros 200 nomes definitivos dos beneficiários do Programa Casa Cuiabana destinados ao empreendimento sejam publicados até a primeira quinzena de novembro.

O processo de entrega do empreendimento será conduzido em três etapas: 200 contemplados na primeira fase, 200 na segunda e 100 na terceira, totalizando 500 famílias atendidas. As obras seguem em andamento: o Comodoro I está com 78,85% de execução, o Comodoro II, com 63,15%, e o Comodoro III, com 48,72%.

De acordo com a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher, a divulgação depende apenas da aprovação final da Caixa Econômica Federal (CEF). O processo sofreu atrasos em decorrência da greve de quase 30 dias da instituição, que impactou os prazos de análise, resposta e aprovação dos processos. “Estamos aguardando só uma resposta final dos últimos dossiês para publicar essa lista”, explicou.

Após a divulgação dos nomes, a Secretaria dará início ao Trabalho Técnico Social com as famílias habilitadas. A etapa inclui o sorteio das unidades habitacionais, a realização de checklist dos apartamentos e outras ações necessárias até a assinatura dos contratos.

Leia Também:  Empresas urbanas e rurais tem R$ 403,3 milhões em recursos do FCO aprovados pelo Codem

“Nessa etapa, eles vão conhecer o empreendimento, entrar nos apartamentos, ver o terreno, a obra, como funciona e qual é o tamanho do apartamento. Depois disso, haverá o sorteio para definir em qual unidade cada um vai ficar. E, caso haja interesse mútuo, os contemplados poderão realizar trocas de unidades entre si. A assinatura dos contratos ocorre somente depois da definição das unidades e da conclusão das etapas”, afirmou Michelle.

A entrega definitiva das moradias está condicionada à conclusão de 100% das obras, à aprovação da Caixa Econômica Federal e à assinatura dos contratos. Uma reunião entre a Prefeitura e a instituição financeira, prevista para o final de novembro, deverá definir o novo cronograma de entrega das três etapas do Residencial Comodoro, que totaliza 500 unidades, além de estabelecer um novo prazo para a entrega do Residencial Tijucal, que conta com 192 apartamentos e também está com as obras em andamento.

Etapas anteriores

O Programa Casa Cuiabana recebeu 83.991 inscrições entre julho e setembro de 2025, das quais cerca de 45 mil foram deferidas. Em dezembro, um sorteio selecionou mil candidatos, sendo 500 titulares e 500 reservas. Nos meses seguintes, os sorteados foram convocados para apresentar a documentação, passaram por análise de compatibilidade, tiveram prazo para apresentar recursos e foram orientados quanto à assinatura da Declaração de Beneficiário.

Leia Também:  Explicando Direito fala sobre mulheres encarceradas na próxima segunda-feira

Em abril de 2026, um novo sorteio selecionou 500 candidatos para preencher vagas abertas após eliminações. Esses contemplados foram destinados ao Residencial Tijucal, já que as vagas do Comodoro haviam sido preenchidas no primeiro sorteio. Em maio, foi publicada a primeira lista de desclassificados, incluindo casos analisados após a apresentação de recursos. Os candidatos que não constam nessa relação não têm confirmação automática de contemplação, pois parte dos processos ainda aguarda retorno da Caixa Econômica Federal.

 



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA