CUIABÁ

MATO GROSSO

CAO PcD divulga e incentiva participação em pesquisa sobre autismo

Publicados

MATO GROSSO

O Centro de Apoio Operacional à Pessoa com Deficiência (CAO PcD) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) convida pessoas com idade acima de 18 anos e diagnóstico médico de autismo e cuidadores de autistas menores ou que não tenham condições de responder de forma independente, para que participem da pesquisa Mapa Autismo Brasil (MAB), até a próxima sexta-feira (22). A iniciativa tem por objetivo levantar o perfil e as características sociodemográficas das pessoas diagnosticadas com autismo no país. 

Organizada pelo Instituto Steinkopf em parceria com o Núcleo de Neurodiversidade da Universidade de Brasília (UNB), a pesquisa é online e pode ser respondida aqui. A ideia é levantar quem são os autistas brasileiros, onde moram, que renda têm, se trabalham, se têm ou tiveram acesso à escola, se têm acesso a lazer e a terapias, entre outras informações. 

O preenchimento completo do questionário tem duração estimada de 15 minutos e está dividido em 5 blocos: processo diagnóstico; acesso às terapias na infância e adolescência; acesso à educação; apresentação clínica atual; perfil sociodemográfico. Conforme os organizadores, os resultados da pesquisa ajudarão a entender melhor a situação das pessoas autistas, bem como subsidiarão o desenvolvimento de políticas públicas efetivas para esse público e de estratégias de atendimento. 

Leia Também:  Polícia Civil prende homem por agredir companheira após pedido de separação

Foto: Fotomontagem Mapa Autismo Brasil.
 

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Lista de contemplados do Residencial Comodoro será divulgada por etapas

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, divulgará a lista de contemplados do Residencial Comodoro por etapas. A previsão é que os primeiros 200 nomes definitivos dos beneficiários do Programa Casa Cuiabana destinados ao empreendimento sejam publicados até a primeira quinzena de novembro.

O processo de entrega do empreendimento será conduzido em três etapas: 200 contemplados na primeira fase, 200 na segunda e 100 na terceira, totalizando 500 famílias atendidas. As obras seguem em andamento: o Comodoro I está com 78,85% de execução, o Comodoro II, com 63,15%, e o Comodoro III, com 48,72%.

De acordo com a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher, a divulgação depende apenas da aprovação final da Caixa Econômica Federal (CEF). O processo sofreu atrasos em decorrência da greve de quase 30 dias da instituição, que impactou os prazos de análise, resposta e aprovação dos processos. “Estamos aguardando só uma resposta final dos últimos dossiês para publicar essa lista”, explicou.

Após a divulgação dos nomes, a Secretaria dará início ao Trabalho Técnico Social com as famílias habilitadas. A etapa inclui o sorteio das unidades habitacionais, a realização de checklist dos apartamentos e outras ações necessárias até a assinatura dos contratos.

Leia Também:  2a Vara Criminal de Cuiabá convoca entidades interessadas em receber recursos para projetos sociais

“Nessa etapa, eles vão conhecer o empreendimento, entrar nos apartamentos, ver o terreno, a obra, como funciona e qual é o tamanho do apartamento. Depois disso, haverá o sorteio para definir em qual unidade cada um vai ficar. E, caso haja interesse mútuo, os contemplados poderão realizar trocas de unidades entre si. A assinatura dos contratos ocorre somente depois da definição das unidades e da conclusão das etapas”, afirmou Michelle.

A entrega definitiva das moradias está condicionada à conclusão de 100% das obras, à aprovação da Caixa Econômica Federal e à assinatura dos contratos. Uma reunião entre a Prefeitura e a instituição financeira, prevista para o final de novembro, deverá definir o novo cronograma de entrega das três etapas do Residencial Comodoro, que totaliza 500 unidades, além de estabelecer um novo prazo para a entrega do Residencial Tijucal, que conta com 192 apartamentos e também está com as obras em andamento.

Etapas anteriores

O Programa Casa Cuiabana recebeu 83.991 inscrições entre julho e setembro de 2025, das quais cerca de 45 mil foram deferidas. Em dezembro, um sorteio selecionou mil candidatos, sendo 500 titulares e 500 reservas. Nos meses seguintes, os sorteados foram convocados para apresentar a documentação, passaram por análise de compatibilidade, tiveram prazo para apresentar recursos e foram orientados quanto à assinatura da Declaração de Beneficiário.

Leia Também:  Aspar tem participação efetiva na aprovação de 100% dos projetos do TCE-MT na ALMT

Em abril de 2026, um novo sorteio selecionou 500 candidatos para preencher vagas abertas após eliminações. Esses contemplados foram destinados ao Residencial Tijucal, já que as vagas do Comodoro haviam sido preenchidas no primeiro sorteio. Em maio, foi publicada a primeira lista de desclassificados, incluindo casos analisados após a apresentação de recursos. Os candidatos que não constam nessa relação não têm confirmação automática de contemplação, pois parte dos processos ainda aguarda retorno da Caixa Econômica Federal.

 



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA