MATO GROSSO
Bombeiros resgatam arara-canindé ferida e filhotes de gato de locais de risco
MATO GROSSO
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou três filhotes de gatos e uma arara-canindé que estavam em locais de risco no município de Sorriso (a 400 km de Cuiabá). Os resgates ocorreram em duas situações distintas, na quinta e na sexta-feira (20 e 21.2).
Na quinta-feira, a equipe do 5º Batalhão de Bombeiros Militar foi acionada para resgatar um filhote de gato preso em um bueiro no bairro Boa Esperança. Imediatamente, a equipe se deslocou até o endereço e constatou a necessidade de usar ferramentas hidráulicas para levantar a tampa do bueiro e acessar o seu interior.
Ao abrir a estrutura, os bombeiros descobriram não apenas um, mas três filhotes de gato presos. Os animais estavam saudáveis e sem ferimentos. A equipe, então, realizou o resgate com segurança e os entregou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável por dar o destino adequado a eles.
Já nesta sexta-feira a equipe foi chamada para resgatar uma arara-canindé que estava ferida no pátio de uma transportadora, no bairro Industrial. No local, os militares verificaram que a ave possuía uma possível fratura em uma das asas.
Com muito cuidado, os bombeiros militares resgataram a arara-canindé e a encaminharam para uma clínica veterinária parceira da Secretaria de Meio Ambiente, onde receberá os devidos cuidados.
Orientações
O Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar o número de emergência 193 sempre que houver situações que envolvam risco à segurança de pessoas e animais. Além disso, recomenda que os tutores fiquem atentos aos seus animais de estimação para evitar ocorrências semelhantes.
Confira o vídeo do resgate dos filhotes de gato
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.
Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.
Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.
“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.
O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.
Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.
Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.
Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMax destaca diálogo com Pivetta e elogia primeiras iniciativas
-
ESPORTES5 dias atrásBrasil dobra recorde de voluntários para Copa do Mundo Feminina


