CUIABÁ

MATO GROSSO

Avião da Defesa Civil reforça ações de combate a incêndios na Região Sul de MT

Publicados

MATO GROSSO

A Defesa Civil de Mato Grosso disponibilizou, nesta sexta-feira (04.08), uma aeronave Air Tractor 802 para reforçar as ações de combate a incêndios na Região Sul do Estado. O avião ficará no hangar da Prefeitura de Primavera do Leste, no Aeroporto Municipal, garantindo ainda mais eficiência na atuação do Corpo de Bombeiros.

“Esta aeronave representa o esforço do Governo de Mato Grosso para o combate aos incêndios florestais. Desde 2021 utilizamos os aviões para dar apoio ao Corpo de Bombeiros, atuando em locais de difícil acesso e garantindo mais segurança aos bombeiros e à população”, destacou o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil, coronel BM Cesar Brum.

A escolha de Primavera do Leste como base da aeronave levou em consideração a localização estratégica do município para cobertura de toda a Região Sul, incluindo o sul do Xingu.

O comandante do 3º Batalhão Bombeiro Militar de Rondonópolis, coronel Fabrício Gomes, ressaltou que o uso dos aviões auxilia na proteção do meio ambiente e de propriedades privadas.

“A rapidez e mobilidade das aeronaves permitem uma resposta mais eficiente no combate aos incêndios florestais devido a capacidade de despejar grandes volumes de água sobre a área afetada, possibilitando uma ação efetiva de resfriamento, o que reduz o avanço das chamas e garante a segurança das equipes em solo. Além disso, usamos as aeronaves para proteger as unidades de conservação e parques estaduais e salvar a fauna local, além de também garantir a proteção do patrimônio privado, tendo em vista que alguns incêndios podem se aproximar de áreas mais urbanas”, explicou.

Leia Também:  SES dá início a curso de especialização em hanseníase para médicos de Mato Grosso

A aeronave disponibilizada em Primavera do Leste tem reservatório de 3 mil litros de água e ficará no município até o fim do período proibitivo do uso do fogo, no dia 31 de outubro.

O acionamento do avião será feito diretamente pelo Corpo de Bombeiros, considerando a proporção do incêndio e se há a viabilidade para ele ser combatido com a aeronave, tendo em vista aspectos como pista e disponibilidade de água.

O prefeito de Primavera do Leste, Ademir Góes, agradeceu a parceria do Governo do Estado com o município e ressaltou que a aeronave garante mais segurança para a região.

Reforço

Para reforçar as ações de combate aos incêndios florestais em 2023, o Governo de Mato Grosso conta com apoio de seis aviões, sendo quatro locados pela Defesa Civil e dois do Corpo de Bombeiros. Até o momento, três aeronaves já foram alocadas nos municípios de Primavera do Leste, Sinop e Diamantino.

O Governo também destinou para o combate de incêndios florestais e desmatamento ilegal em 2023 o investimento de R$ 77,4 milhões – um aumento de 29% em comparação com o investimento de R$ 60 milhões do ano passado.

Leia Também:  Primavera do Leste abre vaga para juízes e juízas leigas

Período proibitivo do fogo

O período proibitivo iniciou no dia 1º de julho e segue até 31 de outubro, conforme o Decreto nº 259/2023. O documento declara situação de emergência ambiental entre os meses de maio e novembro, o que possibilita a mobilização de esforços governamentais para a prevenção e combate aos incêndios e as contratações e aquisições necessárias ao período de alto risco de incêndios florestais.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  A Proclamação da República e a Luta por Direitos e Inclusão

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA