CUIABÁ

MATO GROSSO

Autoridades militares e civis são homenageadas com Medalha do Mérito Protetor Ambiental

Publicados

MATO GROSSO

O Batalhão de Proteção Ambiental (BPMPA) da Polícia Militar de Mato Grosso celebrou os 39 anos de criação com a entrega de 58 medalhas do Mérito Protetor Ambiental para autoridades militares e civis. A cerimônia comemorativa do aniversário da primeira unidade de proteção ambiental da PMMT foi realizada na tarde desta terça-feira (14.02), em Cuiabá, com a presença dos homenageados.

O evento aconteceu no auditório da sede das Promotorias, no Fórum da Capital. Em sua fala, o comandante do Batalhão Ambiental, tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, ressaltou o compromisso da instituição na prevenção e atuação nas situações de crimes contra a natureza.

“Hoje só é possível fazer o que fazemos em matéria de proteção ao meio ambiente, porque alguém, no decurso da história da Polícia Militar, ousou criar, aperfeiçoar, transformar e inovar. Passados 39 anos, o risco de extinção de certos animais de nossa fauna continua latente e as causas do desequilíbrio ambiental emergem a cada dia, exigindo dos profissionais que trabalham nas Unidades de Polícia Ambiental um arsenal de respostas cada vez mais aprimorado”, afirma o tenente-coronel Fagner.

Leia Também:  Governo apresenta fundo de aval MT Garante a instituições financeiras

O comandante-geral da PMMT, coronel Alexandre Corrêa Mendes, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Polícia Militar em proteção à natureza em todo o Estado. O coronel Mendes ainda agradeceu a presença dos homenageados da tarde, afirmando que todos fazem parte da história do Batalhão Ambiental e na defesa do meio ambiente.

A Medalha do Mérito Protetor Ambiental foi criada em setembro de 2020 e tem por objetivo condecorar personalidades que tenham contribuído significativamente com a evolução e fortalecimento do policiamento ambiental, bem como da proteção ao meio ambiente e à segurança pública.

Entre as autoridades homenageadas estavam o corregedor-geral da PMMT, coronel Fábio de Souza Andrade; o comandante de Policiamento Especializado (CPE), coronel Paulo César da Silva; o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMMT, coronel Januário Baptista; a juíza da 7º Vara Criminal de Cuiabá, Ana Cristina Silva Mendes; o juiz titular do Juizado Volante Ambiental (Juvam), Rodrigo Roberto Curvo; os procuradores de Justiça, Luiz Alberto Esteves Scaloppe e Gerson Barbosa; os promotores de Justiça, Mauro Zaque de Jesus, Milton Matos e Adriano Roberto Alves; entre outras autoridades militares e civis.

Leia Também:  Homem é preso pela PM com 335 kg de inseticida em Lucas do Rio Verde

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Alvo de operação em que foram apreendidos 100 quilos de droga é preso pela Polícia Civil em Cuiabá

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Seduc apresenta a prefeitos nova ferramenta para gestão do transporte escolar

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA