CUIABÁ

MATO GROSSO

Auto da Paixão de Cristo reúne milhares de pessoas e reforça inclusão social em MT

Publicados

MATO GROSSO

O Auto da Paixão de Cristo 2026, realizado pelo Governo de Mato Grosso por meio da Setasc e integrante do programa SER Família Fé e Vida, consolidou-se como um dos maiores eventos culturais e religiosos do Estado, reunindo milhares de pessoas ao longo de seis dias de apresentações na Arena Pantanal. A programação teve início no dia 30 de março e seguiu até sábado (4.4), com abertura para visitação no domingo (5), registrando grande adesão popular.

Executado pelo Instituto INCA – Inclusão, Cidadania e Ação, o Auto da Paixão de Cristo 2026 também se destacou pela aprovação do público e pelo fortalecimento da economia local. De acordo com pesquisa realizada com 1.194 pessoas, 75% classificaram a estrutura como excelente e 61,8% destacaram positivamente a limpeza do espaço.

Além disso, o evento contou com um espaço dedicado à Economia Criativa, por meio da Feira do Artesanato e da Agricultura Familiar, incentivando a geração de renda e valorizando a produção de pequenos produtores e empreendedores locais.

O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Klebson Gomes, destacou o impacto social, cultural e inclusivo da iniciativa.

“O Auto da Paixão de Cristo é mais do que um espetáculo, é um momento de reflexão, fé e união das famílias. Ficamos muito satisfeitos em ver a participação da população e o reconhecimento da qualidade da estrutura oferecida. Isso reforça o compromisso do Governo do Estado, por meio do programa SER Família Fé e Vida, em promover ações acessíveis, inclusivas e que levem valores positivos à sociedade”, afirmou.

Leia Também:  Rotam apreende 104 tabletes de maconha e prende dupla em flagrante por tráfico de drogas

Entre os presentes, a emoção foi um dos sentimentos mais evidentes. Moradora do bairro Santa Izabel, em Cuiabá, Maria de Fátima Santana ressaltou o significado do evento.

“Primeiro pela nossa fé e segundo pra prestigiar esse evento. Eu acho que é um privilégio pra nós termos isso aqui. O ambiente tá agradável, bem organizado”, disse.

Ela também destacou a mensagem transmitida pelo espetáculo. “É uma coisa maravilhosa, que vem de Deus, de amor e paz. A gente está precisando disso, de união. Esse evento traz exatamente essas coisas boas que Jesus deixou pra nós”, contou emocionada.

A iniciativa também teve forte participação de projetos sociais. Coordenadora do projeto de Kung Fu Wushu, do bairro CPA 4, Brenda Silva dos Santos levou cerca de 30 crianças e adolescentes para assistir à apresentação. O projeto atende atualmente cerca de 80 pessoas, entre crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.

“É algo muito educativo e importante na construção do caráter deles. Além de ser uma experiência fora da rotina, eles vêm em grupo, em comunidade, e isso fortalece valores como respeito, empatia e solidariedade”, destacou.

Leia Também:  Instalação elétrica de piscina exige cuidados específicos

Aluno do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Cesário de Figueiredo Neto, Wandervácio Fernandes de Melo participou por meio de um convite da escola.

“Eu achei muito interessante, é mais uma aprendizagem. Tem muita gente que não conhece a história de Jesus e passou a conhecer aqui. É uma mensagem de amor e fé”, afirmou.

Como parte das ações de inclusão social, o evento também garantiu a participação de aproximadamente 3 mil crianças atendidas por projetos sociais, com oferta de transporte e alimentação, possibilitando o acesso a uma experiência cultural e religiosa significativa.

A estrutura contou ainda com praça de alimentação, parque solidário com ingressos a preços acessíveis, feira de artesanato e agricultura familiar, incentivando a geração de renda para pequenos produtores e empreendedores locais. Outro destaque foi a Tenda da Cidadania, que ofereceu orientações sobre programas sociais, além do Procon e do Sine-MT, ampliando o acesso da população a direitos e oportunidades.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Pivetta prepara mudança na Casa Civil e aposta em articulador de campanha para comandar pasta

Publicados

em

Reprodução

O governador reeleito de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), deve anunciar o empresário Eduardo dos Santos Manciolli como novo secretário-chefe da Casa Civil. A mudança, prevista para ser oficializada nesta terça-feira (13), marca a chegada de um dos articuladores de sua campanha eleitoral ao comando de uma das principais pastas do Executivo estadual. As informações são do Estadão Mato Grosso.

Manciolli substituirá Adjaime Ramos de Souza, que deverá retornar ao cargo de secretário-adjunto da Casa Civil. A secretaria tem papel estratégico na articulação política e institucional do governo, atuando na interlocução com órgãos públicos, lideranças políticas e diferentes setores da administração estadual.

Durante a campanha que garantiu a reeleição de Pivetta, o empresário integrou o grupo de articulação política coordenado pelo ex-secretário de Fazenda Rogério Gallo. Sua atuação ocorreu principalmente nos bastidores da disputa eleitoral, contribuindo para as estratégias políticas do grupo.

Natural de Barra do Garças, Manciolli acumula experiência na administração pública e no Legislativo mato-grossense. Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), foi coordenador da Escola do Legislativo em 2019, superintendente da instituição em 2023 e secretário de Escola e Memória do Legislativo em 2025.

Leia Também:  Lei cria Semana do Movimento Comunitário e valoriza lideranças dos bairros

O empresário também chefiou o Gabinete do Governador, no Palácio Paiaguás, sede do Executivo estadual. Ele deixou a função em agosto de 2026, após exoneração a pedido.

Na política partidária, Manciolli disputou uma vaga na Câmara Municipal de Barra do Garças nas eleições de 2012, pelo então Partido Republicano Brasileiro (PRB). Mais recentemente, exerceu a função de primeiro-tesoureiro do Republicanos em Mato Grosso.

A possível nomeação reforça a presença de nomes ligados à articulação política de Pivetta em posições estratégicas do governo. Caso confirmada, a mudança colocará Manciolli à frente das negociações institucionais e da coordenação política entre o Executivo estadual e os demais setores da administração pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA