CUIABÁ

MATO GROSSO

1º Encontro Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais ocorre no MPMT

Publicados

MATO GROSSO

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) participa, na próxima segunda-feira (10), do 1º Encontro Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais, que terá como tema central o Mapeamento de Povos e Comunidades Tradicionais do Estado. O evento ocorre no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), das 8h às 16h30.

A iniciativa é coordenada pelo Comitê Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais do Estado de Mato Grosso (CEPCT-MT) e conta com a parceria do Centro de Apoio Operacional (CAO) de Defesa dos Direitos Humanos, Diversidade e Segurança Alimentar do MPMT, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

Participam do encontro o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira e o promotor de Justiça Henrique Schneider Neto. O evento visa dar visibilidade aos participantes sobre o projeto que está sendo desenvolvido como o objetivo conhecer e avaliar os processos de execução do “Mapeamento dos Povos e Comunidades Tradicionais”.

Os organizadores esperam reunir o máximo de pessoas representando os povos indígenas, quilombolas, pescadores, ribeirinhos, raizeiros, povos ciganos, povos de terreiros, comunidades extrativistas, entre outras que compõem a diversidade étnica e cultural do Estado de Mato Grosso.

Leia Também:  Sesp define plano de combate a crimes na Amazônia Legal em Mato Grosso

Mapeamento – O projeto consiste em elaborar um amplo e mais completo mapeamento dos povos e comunidades tradicionais, assim como identificar seus principais problemas, reivindicações e as formas de uso e acesso aos recursos naturais, informou Joyce Lilian Lombardi, coordenadora do evento.

“Com esse mapeamento, pretende-se gerar subsídios para a elaboração de políticas estaduais de desenvolvimento sustentável dos povos, bem como favorecer o processo de articulação das organizações da sociedade civil, condição necessária para o fortalecimento e a garantia dos direitos destes povos”, destacou a coordenadora.

O levantamento das informações para o mapeamento teve início em 2020 com a catalogação nas bases de dados oficiais, passando pela organização da sociedade civil e deverá ser finalizado com os levantamentos das informações de campo com o catálogo geográfico das comunidades.

O comitê – Instituído pelo Decreto nº 1.026, de 29 de julho de 2021, o Comitê Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais do Estado de Mato Grosso (CEPCT-MT) tem a finalidade de coordenar a elaboração e implementação da Política e do Plano Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais no Estado de Mato Grosso. São considerados povos e comunidades tradicionais aqueles que ocupam e utilizam recursos naturais e territórios para a reprodução de sua cultura, religião, economia e sociedade, fazendo uso de práticas transmitidas por sua tradição cultural.

Leia Também:  Mais de 500 pessoas subiram o morro de Santo Antônio na Semana Santa

(Com informações da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania). 

Fonte: MP MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Caminhoneiro morre após perder controle de carreta e tombar na BR-364

Publicados

em

Reprodução

Um caminhoneiro morreu após um acidente envolvendo uma carreta na BR-364, em Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).

A ocorrência foi registrada no trecho da rodovia que liga o município a Tangará da Serra. Conforme as informações preliminares, o motorista seguia pela estrada conduzindo uma carreta Scania R 420, que transportava uma carga de fertilizantes agrícolas, quando perdeu o controle do veículo.

Após sair da pista, a carreta tombou às margens da rodovia. O impacto provocou danos na estrutura do veículo e também comprometeu parte da carga transportada.

Equipes de atendimento foram mobilizadas para prestar socorro, mas o caminhoneiro não resistiu aos ferimentos. Ele ficou preso nas ferragens e teve a morte confirmada ainda no local.

A área do acidente foi isolada para a realização da perícia, que deve apontar as possíveis causas da ocorrência. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde serão realizados os procedimentos de identificação.

As circunstâncias que levaram o motorista a perder o controle da carreta ainda serão apuradas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Quarta-feira (02): Mato Grosso registra 708.576 casos e 14.746 óbitos por Covid-19
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA