CUIABÁ

ENTRETENIMENTO

Setasc sorteia camarote na Arena Pantanal para portadores da Carteira do Autista

Publicados

ENTRETENIMENTO

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) abriu inscrições para o sorteio que levará, de forma gratuita, portadores da Carteira de Identificação do Autista (CIA) a um camarote exclusivo na Arena Pantanal, durante a partida entre Cuiabá Esporte Clube e Goiás, nesta sexta-feira (7 de novembro), às 20h30. O jogo é válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Os interessados podem se inscrever até as 9h da manhã de quinta-feira (6), por meio de formulário disponível no site oficial da Setasc. Entre os dados exigidos, é necessário informar o número da Carteira de Identificação do Autista.

O sorteio será realizado na própria quinta-feira, logo após o encerramento das inscrições. Após a seleção dos nomes, a equipe da Setasc verificará se o sorteado está devidamente cadastrado na Carteira do Autista. Caso o nome sorteado não conste no sistema, uma nova seleção será feita para preencher a vaga disponível.

Além de possuir a Carteira do Autista, os sorteados devem estar cadastrados no sistema FacePass, ferramenta de reconhecimento facial que garante o acesso à Arena Pantanal.

Leia Também:  Conciliadora Ana Rachel Gomes assume Procon de Mato Grosso

Carteira de Identificação do Autista

Emitida gratuitamente pela Setasc, a Carteira de Identificação do Autista contém informações específicas da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de contatos de emergência e, quando aplicável, dados do responsável legal ou cuidador.

O cadastro é feito pelo aplicativo MT Cidadão, podendo ser solicitado nas versões digital e física. O prazo para emissão da carteira digital é de até cinco dias úteis, contados a partir do envio da documentação e aprovação pela equipe da Setasc. Já a carteira física é emitida em até 30 dias.

FacePass

O cadastramento facial é realizado pelo aplicativo FacePass Brasil, responsável pelo sistema de reconhecimento facial da Arena Pantanal. O processo pode ser feito pelo site facepassbrasil.com.br/cadastrar-se, onde o usuário deve preencher seus dados pessoais e de endereço.

Serviço

📅 Inscrições: até quinta-feira (6/11), às 9h
Partida: Cuiabá x Goiás — sexta-feira (7/11), às 20h30
📍 Local: Arena Pantanal
🔗 Formulário de inscrição: disponível no site da Setasc
📞 Informações: (65) 98421-4080 / (65) 3613-5711

Leia Também:  Comissão aprova renda familiar de até dois salários mínimos para pessoa com deficiência ter acesso ao BPC

Fonte: SETASC-MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CURIOSIDADES

Acessibilidade na CASACOR SP garante experiência para PCDs

Publicados

em

A CASACOR São Paulo 2026, a maior mostra de arquitetura, design, arte e paisagismo das Américas, realizará nesta edição um conjunto de ações voltadas à acessibilidade, atendendo visitantes com deficiência motora, visual e auditiva. O evento, realizado de 10 a 20 de outubro de 2026 no Centro de Exposições da cidade, contará com percursos adaptados, rampas, elevadores, banheiros acessíveis e recursos de comunicação na Língua Brasileira de Sinais (Libras), seguindo as diretrizes do Desenho Universal e mantendo a certificação da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) obtida nos três últimos anos.

O percurso acessível inclui rampas de inclinação adequada, circulação livre para cadeiras de rodas e elevadores que dão acesso a sete ambientes diferentes. Cada um desses espaços recebeu equipamentos de acessibilidade que permitem a visita a mezaninos e aos níveis superiores sem comprometer o conceito arquitetônico dos projetos. Nove banheiros foram adaptados, oferecendo cabines exclusivas, áreas familiares e, em alguns casos, instalações para crianças e pessoas de baixa estatura.

Diversos projetos da mostra incorporam recursos de acessibilidade como parte da linguagem dos ambientes. Entre eles, destaca‑se o “Nota em Linhas”, de Rafaella Manso, que dispõe de elevador para o pavimento superior; o Restaurante Raiz, de Marta Martins, que integra soluções de acessibilidade ao seu layout; “A Poética do Ritmo”, de Isabella Nalon, concebido para receber visitantes por meio de elevador; e a Casa da Marcenaria Brasileira, de João Panaggio, equipada com plataforma elevatória para percursos completos. Outros ambientes, como o banheiro Galeria (Carlos Navarro) e o Spa Raízes (Marcos Serrano Miralles), também contam com adaptações específicas.

Leia Também:  Polícia Civil prende homem que descumpriu ordem judicial e invadiu casa da ex-companheira

Além das adaptações físicas, a edição 2026 oferece recursos para pessoas com deficiência visual e auditiva. Mapas táteis, audiodescrição e carrinhos motorizados estão disponíveis ao longo do circuito. O atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para visitantes surdos é realizado em parceria com a ICOM, empresa especializada em comunicação acessível.

A CASACOR recebeu, pelo terceiro ano consecutivo (2024‑2026), o Selo de Acessibilidade da CPA, em razão de recursos como rampas, elevadores, mapas táteis e audiodescrição. Darlan Firmato, Diretor de Operações da CASACOR São Paulo, afirmou que a preocupação com a inclusão tem mais de duas décadas: “A CASACOR busca ser acessível há 21 anos, carregando, nessa missão, pioneirismo e a obrigação universal de fazer da maior plataforma de arquitetura, design, arte e paisagismo das Américas um exemplo ao receber bem pessoas com deficiência motora, visual e auditiva”.

Silvana Cambiaghi, arquiteta e consultora de acessibilidade da mostra desde 2005, destacou que a acessibilidade não é tratada como adaptação pontual, mas como conceito integrado ao planejamento e à montagem dos ambientes: “Transformar a CASACOR em uma mostra acessível é um processo que começa muito antes da abertura ao público. A acessibilidade deve estar presente em todas as fases, do projeto à execução, com base nos princípios do Desenho Universal”, ressaltou, citando a participação do engenheiro Oswaldo Rafael Fantini e dos arquitetos Luis Fernando Estuqui e Marina Rangel.

Leia Também:  Ana Paula Siebert cozinha língua de boi para Bruna Biancardi e reação viraliza

A iniciativa reforça a trajetória iniciada em 2006, quando foram implementadas as primeiras adaptações – rampas, nivelamento de pisos, banheiros acessíveis e calçada tátil – e consolida a CASACOR como referência nacional em arquitetura universal.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA