CUIABÁ

CULTURA

Festa de Olojá passa a fazer parte do calendário oficial de Salvador

Publicados

CULTURA

A Festa de Olojá, que reverencia o orixá Exu, agora faz parte do calendário oficial de eventos de Salvador.  A celebração também integra o projeto Agô Bahia, voltado para o incremento do afroturismo.

Essa quinta edição traz o tema “Do mercado ao mundo: Exu no calendário da cidade”, que faz referência justamente à introdução da celebração de matriz africana no calendário oficial das festas populares da capital baiana. 

Realizada pelo Terreiro Ilê Asé Ojisé Olodumaré – Casa do Mensageiro, junto com feirantes e outros parceiros, o festejo acontece na Feira livre de São Joaquim, a maior do gênero em Salvador. A Festa de Olojá – Senhor do Mercado está com a programação deste ano já em andamento e terá seu ponto alto nesta sexta e sábado.

Nesta sexta-feira acontece a 1ª Feira Preta São Joaquim Cultural, no Mercado da Memória Ancestral. Já no sábado, às 8h, haverá o Cortejo Olojá, o Xiré Olojá para todos os orixás; e a partir do meio-dia, quase 100 terreiros de candomblé, organizados em 40 barracas, distribuirão alimentos gratuitamente ao público. Segundo os organizadores, esse momento de partilha é um dos pilares do evento, reafirmando valores de coletividade, cuidado e responsabilidade comunitária, já que no candomblé, Exu Olojá é o Senhor do Mercado, representando o movimento, a troca, a comunicação e a prosperidade.

Leia Também:  Fantaspoa chega à 22ª edição com 200 filmes em Porto Alegre

E, às 14h, o espaço o Palco Nagô recebe grupos oriundos das casas de santo, como afoxés, grupos de samba e manifestações populares, encerrando as celebrações deste ano do Orixá considerado o  Guardião dos Caminhos pelos candomblecistas. 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CULTURA

Festejos juninos começam nesta sexta-feira no Maranhão

Publicados

em

São Luís recebe, a partir desta sexta-feira (29), a 22ª Edição da Festança Junina no Ceprama, evento que tradicionalmente abre os festejos da temporada de São João no estado.
 
O Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão volta a ser palco, até o próximo domingo, da festa que reúne cultura popular, música nordestina, artesanato, gastronomia típica e grupos culturais, com destaque para o bumba-meu-boi.
 
Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o bumba-meu-boi será um dos protagonistas da programação, com apresentações de grupos tradicionais como Boi da Maioba, Boi de Maracanã, Boi de Axixá, Boi de Morros, Boi Barrica, Boi de Santa Fé, Boi da Madre Deus e Boi de Nina Rodrigues.
 
A programação terá ainda o Barracão do Forró, comidas típicas e apresentações culturais com grupos de tambor de crioula, cacuriá e shows musicais. A Banda Mastruz com Leite, atração nacional, promete transformar o Ceprama em um grande salão de forró.
 
Durante o evento, o público poderá visitar o Barracão do Artesanato e conhecer peças produzidas por artesãos maranhenses, como biojoias, artigos em palha de buriti, bordados, acessórios juninos e produtos ligados ao universo do bumba-meu-boi.
 
Este ano, o São João do Maranhão deve movimentar mais de 2,8 milhões de pessoas ao longo do período, segundo estimativa do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos. No Instagram da Secretaria de Cultura do Maranhão já é possível acessar parte da programação, que continuará em atualização nos próximos dias.
 

Leia Também:  Mostra Ecofalante de Cinema 2026 tem inscrições prorrogadas

*Com sonoplastia de Jailton Sodré




Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA