CULTURA
Casa Silva Freire inicia 2026 com oficinas, lives e ações formativas
CULTURA
Com o apoio da Secretaria de Esporte de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a Casa de Cultura Silva Freire (CSF) inicia o ano com uma programação dedicada à experimentação artística, à formação cultural e ao diálogo entre arte, cidade e território. Ao longo de janeiro, a CSF promove oficinas, realiza o programa Conversas ao Pé do Cajueiro e visitas mediadas, iniciativas que reafirmam a vocação de espaço de memória, criação e pensamento crítico em Cuiabá.
Com ações que articulam literatura, artes visuais, teatro, educação e memória, a programação de janeiro da Casa Silva Freire convida públicos distintos a ocupar o espaço como território vivo de encontro, escuta e invenção.

Entre as atividades previstas está a continuidade das Oficinas de Experimentação Poética, conduzidas pelo artista-escritor Caio Ribeiro. O próximo encontro está marcado para esta sexta-feira (16.1), às 14h, e tem como tema a poesia eletrônica, propondo investigações sobre as relações entre palavra, tecnologia e novos meios de criação literária. As inscrições podem ser feitas aqui.
O programa Conversas ao Pé do Cajueiro também integra a agenda do mês. O próximo episódio vai receber o Coletivo JuMtos, em uma conversa que abordará processos coletivos de criação e suas relações com o território. A transmissão acontece ao vivo, às 17h, pelo canal da Casa Silva Freire no YouTube.
Ainda em janeiro, a CSF estreia a Oficina de Teatro com bebês e crianças pequenas, “Águas do Cerrado”, com o artista e pesquisador André Ferreira e a professora Dra. Daniela Freire. A atividade acontece nos dias 24 e 31 de janeiro, às 9h, e propõe experiências sensoriais e poéticas a partir do corpo, da água e do imaginário do Cerrado, voltadas ao público da primeira infância.

A programação do mês conta também com as Visitas Mediadas, que apresentam ao público a exposição permanente, o acervo e documentos do poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire, além de obras de artistas que dialogam com a poética dele. As visitas acontecem mediante agendamento, em datas e horários a serem confirmados.
Casa Silva Freire
A Casa de Cultura Silva Freire é uma associação sem fins lucrativos apoiada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), certificada como Ponto de Cultura (MinC) e Ponto de Memória (Ibram). O espaço abriga o Acervo Silva Freire (CPDOCSF), com documentos, obras e objetos do poeta, além de uma programação contínua voltada à arte, à literatura e à educação cultural.
Tema: Poesia Eletrônica
Com: Caio Ribeiro
Data: 16/1 (sexta-feira)
Convidado: Coletivo JuMtos
Horário: 17h
Data: 27/1 (terça-feira)
Tema: Águas do Cerrado
Com: André Ferreira e Daniela Freire
Datas: 24 e 31 de janeiro (sábados)
Horário: 9h
Agendamento: (65) 98127-3268
agendamento@casasilvafreire.
Rua Cândido Mariano, 707 – Centro Histórico, Cuiabá (MT)
CULTURA
Festejos juninos começam nesta sexta-feira no Maranhão
São Luís recebe, a partir desta sexta-feira (29), a 22ª Edição da Festança Junina no Ceprama, evento que tradicionalmente abre os festejos da temporada de São João no estado.
O Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão volta a ser palco, até o próximo domingo, da festa que reúne cultura popular, música nordestina, artesanato, gastronomia típica e grupos culturais, com destaque para o bumba-meu-boi.
Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o bumba-meu-boi será um dos protagonistas da programação, com apresentações de grupos tradicionais como Boi da Maioba, Boi de Maracanã, Boi de Axixá, Boi de Morros, Boi Barrica, Boi de Santa Fé, Boi da Madre Deus e Boi de Nina Rodrigues.
A programação terá ainda o Barracão do Forró, comidas típicas e apresentações culturais com grupos de tambor de crioula, cacuriá e shows musicais. A Banda Mastruz com Leite, atração nacional, promete transformar o Ceprama em um grande salão de forró.
Durante o evento, o público poderá visitar o Barracão do Artesanato e conhecer peças produzidas por artesãos maranhenses, como biojoias, artigos em palha de buriti, bordados, acessórios juninos e produtos ligados ao universo do bumba-meu-boi.
Este ano, o São João do Maranhão deve movimentar mais de 2,8 milhões de pessoas ao longo do período, segundo estimativa do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos. No Instagram da Secretaria de Cultura do Maranhão já é possível acessar parte da programação, que continuará em atualização nos próximos dias.


*Com sonoplastia de Jailton Sodré
-
CUIABÁ2 dias atrásAikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema de roubo de entorpecentes entre facções criminosas
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Militar resgata casal mantido em cárcere e prende cinco faccionados
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Militar prende homem com revólver e seis tabletes de cocaína e pasta base
-
POLÍCIA4 dias atrásOperação investiga grupo por produção e venda de pornografia falsa com imagens de adolescentes em MT
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil apreende arma de fogo e munições em investigação sobre ameaça e extorsão
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásSamara Souto anuncia saída da Banda Magníficos e relembra trajetória: ‘Especial’
-
CUIABÁ3 dias atrásSUNPET 5 une rock, solidariedade e ajuda para animais em situação de vulnerabilidade


