CULTURA
Ministério das Cidades abre inscrições para primeira “Mostra Nós”
CULTURA
O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Periferias, abriu, nesta quinta-feira (19), as inscrições para a primeira “Mostra Nós”, até o dia 24 de fevereiro. O projeto vai premiar trabalhos fotográficos e audiovisuais das favelas brasileiras. São aceitas inscrições de pessoas físicas e coletivos de comunidades periféricas de todo o Brasil.

Na categoria audiovisual, oito filmes com duração de até dez minutos serão selecionados, em gêneros como ficção, documentário e experimental. Já em fotografia, serão escolhidos 25 trabalhos. Podem ser inscritas imagens produzidas por câmeras ou celulares, sem necessidade de serem inéditas. Um júri popular e uma comissão especializada farão a seleção.
Guilherme Simões, secretário Nacional de Periferias, explica como surgiu o projeto:
“A gente tem percebido o potencial existente nos territórios periféricos, nas comunidades brasileiras, e a mostra apresenta um viés, que é o viés artístico e cultural, que é uma dessas frentes que a gente tem percebido um potencial muito grande.”
Ainda de acordo com o secretário, a ideia do ministério é dar continuidade e conectar a mostra a outras iniciativas e frentes de atuação, como as áreas ambiental e de direitos humanos.
A premiação conta com troféu, certificado, exibição em atividades diversas, disponibilização na PerifaFlix e inclusão no Mapa das Periferias.
As inscrições podem ser feitas site mapadasperiferias.cidades.gov.br.
CULTURA
Festejos juninos começam nesta sexta-feira no Maranhão
São Luís recebe, a partir desta sexta-feira (29), a 22ª Edição da Festança Junina no Ceprama, evento que tradicionalmente abre os festejos da temporada de São João no estado.
O Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão volta a ser palco, até o próximo domingo, da festa que reúne cultura popular, música nordestina, artesanato, gastronomia típica e grupos culturais, com destaque para o bumba-meu-boi.
Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o bumba-meu-boi será um dos protagonistas da programação, com apresentações de grupos tradicionais como Boi da Maioba, Boi de Maracanã, Boi de Axixá, Boi de Morros, Boi Barrica, Boi de Santa Fé, Boi da Madre Deus e Boi de Nina Rodrigues.
A programação terá ainda o Barracão do Forró, comidas típicas e apresentações culturais com grupos de tambor de crioula, cacuriá e shows musicais. A Banda Mastruz com Leite, atração nacional, promete transformar o Ceprama em um grande salão de forró.
Durante o evento, o público poderá visitar o Barracão do Artesanato e conhecer peças produzidas por artesãos maranhenses, como biojoias, artigos em palha de buriti, bordados, acessórios juninos e produtos ligados ao universo do bumba-meu-boi.
Este ano, o São João do Maranhão deve movimentar mais de 2,8 milhões de pessoas ao longo do período, segundo estimativa do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos. No Instagram da Secretaria de Cultura do Maranhão já é possível acessar parte da programação, que continuará em atualização nos próximos dias.


*Com sonoplastia de Jailton Sodré
-
Sinop3 dias atrásSetor de Habitação da Prefeitura de Sinop passa a atender no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC)
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: 6ª edição do Torneio de Pesca Esportiva com Iscas Artificiais terá mais de R$ 100 mil em premiações
-
Diamantino7 dias atrásPrefeitura convida empresários para o lançamento oficial do Programa “Prospera + Diamantino”
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop deve movimentar diversos setores da economia do município nos próximos dias
-
Sinop3 dias atrásPrefeitura anuncia ônibus gratuitos para a Praia do Cortado durante o Festeja Sinop
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrimavera do Leste promove palestra sobre licitações e compras públicas
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Credenciamento para 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires termina nesta terça-feira (25)
-
Sinop3 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura e forças de segurança alinham últimos detalhes para programação na Praia do Cortado


