CUIABÁ
Seminário sobre doenças raras busca dar visibilidade às enfermidades para facilitar o diagnóstico
CUIABÁ
A Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) foi palco da Semana Mato-Grossense Somos Todos Raros, com o tema “Nem toda deficiência é visível. O evento foi organizado pela Associação de Pacientes com Doenças Raras do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e outros órgãos públicos e privados. O evento ocorreu entre os dias 10 e 11 de março.
O secretário adjunto da Pessoa com Deficiência de Cuiabá, Rubens Dias da Silva destacou a importância do seminário para as pessoas com doenças raras. “O prefeito Emanuel Pinheiro ao saber deste evento, entendeu a relevância do tema e me solicitou que participasse em nome da Prefeitura. Este seminário é de suma importância para divulgar o trabalho da Associação de Pacientes com Doenças Raras, que em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está em busca de conseguir mais direitos para estes pacientes, que hoje são consideradas pessoas com deficiência. É preciso discutir mais sobre o assunto, pois o diagnóstico precoce pode salvar vidas”, comentou Rubens.
A participante Angela Maria Santana Feitosa, que tem paraparesia espástica tropical, enfermidade causada pelo vírus HTLV-I e faz parte da Associação de Pacientes com Doenças Raras, também elogiou a iniciativa. “Esse seminário é extremamente necessário, pois até mesmo alguns profissionais de saúde desconhecem as diversas doenças raras que existem, como por exemplo, esse vírus que eu tenho. É um trabalho importante, pois dá visibilidade a nossa luta. Hoje temos um Projeto de Lei que já está em trâmite para ser aprovado, que é a inclusão do teste de HTLV para gestantes no protocolo do pré-natal”, revelou.
Anderson Barbalho, presidente da Associação de Pacientes com Doenças Raras disse que o sonho dos pacientes é que Mato Grosso tenha um núcleo de tratamento e diagnóstico de doenças raras. “Esta é a primeira vez que acontece um trabalho em conjunto da Associação de Pessoas com Doenças, Raras, Secretaria Municipal de Saúde e outros órgãos. O diagnóstico de doenças comuns já não é fácil e diagnosticar uma doença rara é muito mais difícil ainda. Em Mato Grosso, uma doença rara leva de 2 a 3 anos para ser diagnosticada. O objetivo desse seminário é fazer a provocação tanto da sociedade civil quanto dos órgãos públicos, porque quando fazemos essa provocação, conseguimos um respaldo e dentro de políticas públicas, beneficiando os pacientes”, concluiu.
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
Rondonópolis5 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
CULTURA5 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
ENTRETENIMENTO24 horas atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásJuliana Paes curte viagem romântica com o marido no Japão: ‘Lindos demais!!!’
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásDaniella Cicarelli exibe rotina fitness e impressiona com treino ao ar livre


