CUIABÁ
Secretaria de Saúde é parceira em evento na capital sobre doenças raras
CUIABÁ
A Associação de Pacientes com Doenças Raras do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza nos dias 10 e 11 de março a Semana Mato-Grossense Somos Todos Raros, com o tema “Nem toda deficiência é visível”. O evento, que acontecerá no auditório da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), tem como objetivo expor e discutir sobre as necessidades de pacientes que sofrem de doenças raras em Mato Grosso.
Segundo o presidente da Associação, Anderson Barbalho, as doenças raras, entre as crônicas, progressivas e degenerativas, atingem cerca de 65 pessoas a cada 100 mil habitantes. “Não sabemos o número exato de pacientes com doenças raras no estado e este tipo de evento é extremamente importante para falarmos sobre o assunto. Essas doenças não atingem apenas a vida dos pacientes, mas também de toda a família”, comentou Barbalho.
Na quarta-feira (10) às 12h a coordenação do evento fará o credenciamento dos participantes. A abertura acontecerá às 13h. Ao longo dos dois dias (10 e 11), serão realizadas as seguintes palestras:
– “Teste do Pezinho, o que temos de novo?”, com Dr. Marcial Francis, médico geneticista;
– “Osteogênese imperfeita – ossos de vidro”, com a Dra. Natasha Slhenssarenko;
– “A era dos imunobiológicos”, com Dr. Mardem Machado;
– “TEA- Transtorno Espectro Autista”, com a Dra e mãe de paciente autista, Solanyara Maria da Silva;
– “Preconceito enfrentado por pacientes raros que possuem deficiência – incluir é preciso” , com Tais Paula;
– “A importância de núcleos especializados em tratamento e diagnóstico no cenário atual para doenças raras”, com Antoine Daher – presidente da Federação Brasileira de Doenças raras (FEBRARARAS) e presidente Casa Hunter;
– “Como as PICS têm ajudado na qualidade de vida dos pacientes raros”, com Nilva Maria, da SMS;
– “As dificuldades enfrentadas por pacientes em MT durante a triagem nos prontos atendimentos de urgência e emergência”, com Anderson Barbalho – presidente da Associação de pacientes com doenças inflamatórias intestinais e doenças Raras em MT.
As inscrições são limitadas apenas 1 kg não perecível e podem ser feitas através do link:
https://forms.gle/FHe2q5sQTPLZoXDJA
O evento contará ainda com a presença oficial da mascote do Ministério da Saúde, “Rarinha”. Mais informações podem entrar em contato pelo fone 065 99228-3353.
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásBruna Biancardi compartilha momentos em família e celebra aniversário do pai
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásHariany Almeida curte dia de lazer em fazenda de Goiás: ‘Sendo felizzzzzz’
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásPaolla Oliveira exibe encontro especial com Shakira nos bastidores de show: ‘A loba!’
-
CULTURA4 dias atrásSalão do Turismo começa hoje em Fortaleza
-
Rondonópolis5 dias atrásNovo terminal rodoviário é inaugurado e reforça melhorias no transporte coletivo de Rondonópolis
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásGabriely Miranda exibe primeira roupinha do filho com Endrick: ‘Preço impressionou’
-
CULTURA6 dias atrásExposição O Reinado do Riso estreia em Recife
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásAna Paula Padrão atribui beleza à genética e revela rotina sem rigor estético: ‘Herdei’


