CUIABÁ

CUIABÁ

Projetos de requalificação do Centro Geodésico da América do Sul são apresentados para estudiosos culturais

Publicados

CUIABÁ

O secretário municipal de Turismo, Zito Adrien, se reuniu na semana passada com conhecedores da História e Cultura, a fim de apresentar as primeiras ações que estão sendo planejadas para o resgate do interesse do Centro Geodésico da América do Sul.

“Essa ideia surgiu das visitas dos embaixadores e cônsules que estiveram em Cuiabá, onde tivemos a oportunidade de apresentar os principais pontos turísticos. Entretanto, percebi que os interesses eram voltados para o Centro Geodésico, sendo esse, um ponto que está esquecido e pouco valorizado”, disse o secretário municipal de Turismo, Zito Adrien. 

Desde então, pontuou o secretário, estamos desenvolvendo ações que despertem o interesse de turistas e até mesmo da população cuiabana quanto a importância desse local. “São ações que podem parecer simples, no entanto, visam a valorização dos visitantes. Serão entregues certificados de visitação como forma de reconhecimento e agradecimento. Esse trabalho será feito em conjunto com a Associação Brasileira de Hotéis (ABH), que farão esse trabalho de encaminhamento dos turistas ao Centro Geodésico”, disse Zito Adrien.

Leia Também:  Servidora do Hospital Municipal de Cuiabá é eleita Miss Cuiabá Lady Plus Size

Além disso, nesse período de planejamento dos trabalhos, essas personalidades, como os estudiosos culturais, professor formado em Geografia e pós-graduado em Aerofotogrametria, Aníbal Alencastro, professor da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT e arquiteto, José Antônio Lemos, jornalista e músico Pescuma, irão contribuir com ideia e sugestões do que pode ser feito. “Juntos podemos fazer muito mais. Mediante essas parcerias, será possível estruturar projetos que visam a valorização do nosso turismo. O Centro Geodésico é o ponto mais importante da história de Cuiabá”, acrescentou.

O marco do centro geodésico está na atual praça Pascoal Moreira Cabral, a 15º35’56” de latitude sul e a 56º06’55”, local determinado por Marechal Cândido Rondon, em 1909 e confirmado pelo Exército Brasileiro, em 1975. A praça era conhecida como Campo D’Ourique, era o local onde castigavam escravos e também realizavam cavalhadas e touradas.

O secretário fez um convite às colônias que integram os 13 países da América do Sul. “Estamos pensando em eventos, que serão realizados há cada 30 ou 45 dias, com atrações artísticas e culturais. Tudo vai depender do retorno desses país”, afiançou o secretário.

Leia Também:  Vereadores aprovam PL que declara sindicato de Utilidade Pública

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival

Publicados

em

Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.

O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.

A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.

Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.

Evento movimenta economia

Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.

Leia Também:  Equipes das unidades de Saúde da Guia e Rio dos Peixes reforçam ações à população

Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.

As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).

Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.

“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA