CUIABÁ

CUIABÁ

Projeto vai orientar ações pedagógicas para crianças do CMEI Maria Conceição

Publicados

CUIABÁ

Visando desenvolver uma ação coletiva, profissionais do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Conceição Oliveira de Souza, localizado no bairro CPA IV, na Regional Norte, produziram três livros que serão incluídos nas ações pedagógicas de 2023.  Os livros ‘Bida na Creche’, ‘Bida e as Histórias do Vovô’ e ‘Bida no Quintal do Vovô e da Vovó’, contam histórias a partir das características da patrona da unidade educacional, a professora Maria Conceição Oliveira de Souza, personificada na personagem Bida (seu apelido na intimidade da família). Os livros foram lançados na última quarta-feira (26), com a presença dos autores e da família da patrona.

Idealizadora do projeto ‘História da Patrona: uma história de vida que inspira outras histórias’, a professora pedagoga, Mestre em Educação e regente das turmas de 5 anos, em readaptação de função, Ângela Cristina Lisboa Costa falou sobre o processo de construção das obras iniciado em março deste ano, a partir de estudos teóricos realizados em Rodas de Conversa, sobre Educação Patrimonial, Educação como Espaço Narrativo, Culturas Infantis, Cuiabania, Protagonismo de adultos e crianças e análise das entrevistas realizadas com o filho de Maria Conceição. “Nosso objetivo foi, além de todos da unidade conhecerem a história da vida da Patrona, trabalhar as histórias contidas nos livros com as crianças, com ênfase na cultura local, culinária, canções, brincadeiras, lendas, relação de afeto e amizade para com o outro na perspectiva de uma Educação Patrimonial”, explicou Ângela Cristina.

Leia Também:  Tribuna Livre solicitada por Sargento Joelson destaca pedal das mulheres em 8 de março, em Cuiabá

A Educação Patrimonial é um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no patrimônio cultural como fonte de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo. A partir da experiência e do contato direto com as manifestações culturais em todos os seus aspectos, sentidos e significados, as crianças e adultos são levados a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização da sua herança cultural. Esse processo gera novos conhecimentos indispensáveis para a preservação sustentável desses bens e o fortalecimento dos sentimentos de identidade e cidadania.  

A coordenadora de Formação da Secretaria Municipal de Educação, Eliane Quinhone, que participou da revisão dos textos, falou sobre como o projeto vai influenciar positivamente no ensino e aprendizagem das crianças e destacou que é nas interações, relações e práticas cotidianas, que as crianças constroem sua identidade pessoal e coletiva. “A partir do envolvimento das crianças, com a produção de suas narrativas, é construído o sentimento de pertencimento que vai contribuir para o processo educativo individual, que as torna mais ativas e autônomas, em sua formação” , destacou.

Durante o lançamento dos livros, com a participação dos autores – professores, Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDI), Auxiliares de Serviços Gerais (ASG) -, Jeferson Souza, filho da Profª Maria Conceição, agradeceu em nome da familia. “De fato ela [Maria Conceição], foi uma pessoa muito dedicada. Trabalhou mais de 25 na Educação. Quero estender nossos agradecimentos a todos os profissionais e autores, que não mediram esforços na realização desse trabalho. Hoje minha mãe vive nessa comunidade escolar e nos estudantes da unidade, sendo uma mola propulsora nessa caminhada”, disse ele. 

Leia Também:  Praça Fernando César Ribeiro de Miranda é entregue pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que frisa a importância de espaços comunitários de lazer

O CMEI Maria Conceição Oliveira de Souza atende 242 crianças da Primeira Etapa da Educação Básica, 1ª e 2ª Infância, compreendendo a faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura intensifica fiscalização de ambulantes e trailers irregulares em Cuiabá

Publicados

em

Foto Erlan Aquino

A Prefeitura de Cuiabá realiza nesta quinta-feira (23) mais uma etapa do programa “Ambulantes em Ordem”, com ações de orientação aos comerciantes da Rua 13 de Junho, na região central. O objetivo é manter as calçadas desobstruídas e garantir a circulação de pedestres.

Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a partir desta sexta-feira (24), ambulantes que descumprirem as determinações poderão ter mercadorias apreendidas e sofrer outras sanções administrativas.

A fiscalização também inclui a interdição de trailers irregulares na Avenida dos Trabalhadores, próximos aos bairros Residencial São Carlos e Santa Inês. De acordo com a Prefeitura, os proprietários já haviam sido notificados, e parte das estruturas estava abandonada ou sem funcionamento.

A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, afirmou que a prioridade é o diálogo, mas destacou que a legislação será cumprida para garantir o ordenamento urbano e a utilização adequada dos espaços públicos.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Prefeitura define responsabilidades e amplia ações no Mercado do Porto
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA