CUIABÁ

CUIABÁ

Prefeitura e PM inauguram espaço para materiais apreendidos

Publicados

CUIABÁ

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP), localizada no Parque Tia Nair, contará com um espaço destinado ao depósito de materiais apreendidos em ocorrências de poluição sonora e perturbação do sossego público. O local é resultado de uma parceria entre a Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) e as secretarias municipais de Ordem Pública e Segurança Pública.

A PMMT, a Secretaria de Segurança Pública e a SORP enfrentavam dificuldades para armazenar materiais apreendidos, como “carretinhas” de som e outros equipamentos que geram poluição sonora.

De acordo com a secretária municipal de Segurança Pública, coronel Francyanne Siqueira Chaves Lacerda, o espaço foi definido em conjunto com o Ministério Público Estadual (MPE) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

“Estávamos enfrentando dificuldades para definir um local adequado para a guarda do material apreendido, como carretinhas e equipamentos de som. Com a união de esforços, inauguramos esse espaço para servir como depósito de todo o material apreendido por meio do termo circunstanciado de ocorrência, que será realizado pela Polícia Militar. A poluição sonora, um grande problema na nossa capital, será minimizada com a retirada dessas carretinhas de circulação”, destacou Francyanne.

Leia Também:  Praça do Residencial Sonho Meu homenageia um dos pioneiros do Pedra 90

A medida fortalece as ações da PM, considerando que essas ocorrências muitas vezes envolvem situações delicadas, como denúncias anônimas por medo de represálias, conflitos entre vizinhos e regiões dominadas por facções criminosas.

A secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, explica que os promotores de Justiça estão cientes da situação, garantindo que os policiais militares possam agir com mais eficácia no combate à poluição sonora e ao crime organizado, contando agora com um espaço adequado para armazenar os equipamentos apreendidos.

“Essa carretinha foi encaminhada à Secretaria de Ordem Pública e à Secretaria Municipal de Segurança Pública por meio de uma parceria com a Polícia Militar. Nossas secretarias receberão todo o material apreendido. Confiem no trabalho da Polícia Militar e da Prefeitura de Cuiabá. O material permanecerá aqui até que seja emitida uma ordem judicial do Juizado Especial Unificado de Cuiabá para sua devolução”, explicou.

O coordenador de operações da PM, coronel José Nildo, destacou que a ação foi coordenada entre o Ministério Público, a Polícia Militar e outros órgãos para combater crimes ambientais, como a poluição sonora, além do tráfico de drogas, frequentemente associado a essas ocorrências.

Leia Também:  Ministro Wellington Dias vem a Cuiabá lançar o maior programa de combate à fome

“Essa parceria visa garantir que os equipamentos apreendidos durante operações sejam devidamente armazenados, impedindo que retornem às mãos dos infratores, o que contribuiria para a continuidade dos crimes nos bairros, especialmente os relacionados à poluição sonora. A colaboração entre as esferas municipal e estadual, juntamente com o Ministério Público e a Polícia Militar, é fundamental para fortalecer o combate aos crimes ambientais e retirar esses equipamentos dos infratores”, destacou.

#PraCegoVer

A imagem mostra a secretária municipal de Segurança Pública, coronel Francyanne Siqueira Chaves Lacerda e a secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares na frente de uma carretinha de som apreendida pela PMMT.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura intensifica fiscalização de ambulantes e trailers irregulares em Cuiabá

Publicados

em

Foto Erlan Aquino

A Prefeitura de Cuiabá realiza nesta quinta-feira (23) mais uma etapa do programa “Ambulantes em Ordem”, com ações de orientação aos comerciantes da Rua 13 de Junho, na região central. O objetivo é manter as calçadas desobstruídas e garantir a circulação de pedestres.

Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a partir desta sexta-feira (24), ambulantes que descumprirem as determinações poderão ter mercadorias apreendidas e sofrer outras sanções administrativas.

A fiscalização também inclui a interdição de trailers irregulares na Avenida dos Trabalhadores, próximos aos bairros Residencial São Carlos e Santa Inês. De acordo com a Prefeitura, os proprietários já haviam sido notificados, e parte das estruturas estava abandonada ou sem funcionamento.

A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, afirmou que a prioridade é o diálogo, mas destacou que a legislação será cumprida para garantir o ordenamento urbano e a utilização adequada dos espaços públicos.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Pacientes atendidas em unidades de saúde de Cuiabá relatam a importância do acolhimento
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA