CUIABÁ

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá realiza o primeiro ‘Pet Pedal da Semob e Bem-Estar Animal’ e arrecadará rações para doação a protetores da causa animal

Publicados

CUIABÁ

A Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e da secretaria-adjunta de Bem-Estar Animal, promoverá em 5 de setembro o evento “Pet Pedal” no Parque Tia Nair. A iniciativa tem como propósito a arrecadação de rações para doação aos protetores e cuidadores de animais cadastrados junto ao Município. Os pontos de coleta estarão disponíveis nas terças-feiras (22) e (29), no ponto tradicional de partida do Pedal da Semob, na Orla do Porto II, e na AgroPev Agropecuária, situada na Couto Magalhães, 2785, Centro de Várzea Grande. Essa iniciativa responde a um pedido especial do prefeito Emanuel Pinheiro, que busca apoiar os defensores das causas animais.

“Uma das principais missões do Pedal da Semob é promover a solidariedade. Nos últimos cinco anos, a equipe da Semob já realizou diversas ações beneficentes de arrecadação de alimentos e brinquedos. Agora, em colaboração com a Secretaria do Bem-Estar Animal, estamos organizando uma ação voltada para os animais. Este será o primeiro Pet Pedal da Semob e da Secretaria do Bem-Estar Animal”, ressaltou o prefeito.

Leia Também:  CEM Coxipó realiza mutirão de consultas no próximo sábado para pacientes previamente agendados

Um dos organizadores do Pedal Semob, o agente de trânsito Raimundo Alves Ribeiro, adiantou que a cada dois quilos de ração doados, a pessoa receberá um número para participar do sorteio de diversos brindes, como um kit churrasco, entre outros. “Os pontos de coleta estarão disponíveis todas as terças-feiras, incluindo o dia do evento, e também na Agropev, onde a cada 10 quilos vendidos, um quilo será doado. Nossa meta é arrecadar meia tonelada de ração.”

Andrea Janaina de Mello, secretária-adjunta do Bem-Estar Animal (DBEA), vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), explicou que as rações serão direcionadas exclusivamente aos cuidadores e protetores de animais cadastrados na Bem-Estar Animal. Aqueles que desejarem se cadastrar no projeto podem procurar a sede da Bem-Estar Animal, localizada no Complexo da Vigilância Sanitária, na Avenida Mario Palma, bairro Ribeirão do Lipa.

“Nossa intenção é abrir nossas portas, estabelecer um contato direto com os envolvidos, compreender suas necessidades e proporcionar melhores condições de trabalho, reduzindo o impacto negativo na vida dos animais. Por isso, é fundamental que essas pessoas atendam aos critérios estabelecidos para receber as rações e cuidar dos nossos queridos animais em situação de vulnerabilidade”, explicou Andrea Janaina de Mello.

Leia Também:  Aniversário de 304 anos de Cuiabá: Vice-prefeito e primeira-dama participam da Romaria das Águas

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência

Publicados

em

CBM/MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.

A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.

Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.

A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.

Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.

Leia Também:  Nota de Pesar | Jorge Maciel

Orientações

Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.

Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.

 

Fonte: CBM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA