CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá avança na adequação à Lei Geral de Proteção de Dados
CUIABÁ
Seguindo as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), nº 13.709/18, criada pelo Governo Federal, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), está avançando na adequação à nova normativa e por este motivo criou um comitê de privacidade e proteção de dados, a Carta de Serviços ao Cidadão.
Na semana passada, a CGM se reuniu com representantes das 21 Secretarias que compõem a Gestão Emanuel Pinheiro, para apresentar a empresa contratada, responsável pela implantação do sistema, disponibilizando todo o suporte necessário, tanto ao Executivo Municipal, quanto aos servidores pelo manuseamento, garantindo o pleno exercício dos direitos fundamentais dos munícipes. Entretanto, o portal ainda será apresentado pela administração atual ao conhecimento público, atendendo as determinações contidas na LGPD.
O objetivo do encontro foi apresentar a todas as secretarias o andamento do projeto, bem como seus benefícios, possibilitando as devidas adequações em tempo hábil, assegurando a celeridade das ações, dando agilidade aos atendimentos à população, centralizando-os em um canal de comunicação individual, proporcionando o acompanhamento das solicitações em tempo real, de forma remota, além de outras melhorias significativas.
A controladora-geral, Mariana Ribeiro, explica que inicialmente, trata-se de uma reunião estratégica, oportunizando com que os envolvidos entendam o processo de adequação ao qual suas pastas irão passar, respectivamente, tendo em vista, a mudança visível que haverá nos procedimentos internos e na alimentação da base de dados, abrangendo toda a prefeitura, não se limitando apenas alguns setores.
“Com relação à carta de Serviços ao Cidadão, nossa ideia é unificar em um único portal todos os serviços que a Prefeitura de Cuiabá presta em relação a eles, dando mais celeridade, agilidade e facilitando o acesso, possibilitando com que acompanhem suas manifestações sem sair de casa. Teremos também a garantia da privacidade e proteção dos dados dos usuários enquanto titulares, prezando pela segurança e restrição de suas informações pessoais. Nesse momento já estamos na fase de mapeamento interno dos processos de todas as secretarias e em breve já iniciaremos a fase de elaboração dos Relatórios de Impacto”, disse a gestora.
Nesta primeira etapa, um levantamento está sendo desenvolvido em conjunto com as respectivas Pastas, colhendo todo o material necessário que será utilizado. Após o término das pesquisas internas, a instituição privada tem o prazo de até seis meses para apresentar a primeira versão do portal, que servirá como base para o aperfeiçoamento do programa até alcançar seu pleno funcionamento, primando pela transparência das ações governamentais.
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
Rondonópolis5 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
CULTURA5 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásJuliana Paes curte viagem romântica com o marido no Japão: ‘Lindos demais!!!’
-
Rondonópolis4 dias atrásRondonópolis receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões da Cofco
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai


