CUIABÁ
Prefeito e vice iniciam comemorações dos 306 anos de Cuiabá com missa em catedral
CUIABÁ
A manhã desta segunda-feira (8) amanheceu solene e simbólica em Cuiabá. No altar da Catedral do Senhor Bom Jesus, a fé e a história se encontraram para dar início às comemorações dos 306 anos da capital mato-grossense. A tradicional missa da Igreja Matriz marcou a abertura oficial das celebrações e reuniu o prefeito Abilio Brunini, a vice-prefeita e secretária de Assistencia Social, Coronel Vânia Rosa, a presidente da Câmara de Vereadores, Paula Calil, entre outras autoridades, fiéis e representantes da cultura local.
Na ocasião, Abilio relembrou com emoção os motivos que o levaram à vida pública. “O nosso trabalho começa aqui, na Igreja Matriz, onde tudo começou para Cuiabá. É aqui que estão nossas raízes, nosso símbolo maior. Eu me candidatei porque quero resgatar isso: a nossa cultura, a nossa história, os grandes nomes cuiabanos que nos trouxeram até aqui”, disse o prefeito, citando personalidades como Dante de Oliveira, Gaspar Dutra e dona Eulália, além de seus próprios avós, figuras marcantes de sua vida e da memória coletiva cuiabana.
Abilio também destacou que, apesar das dificuldades enfrentadas na gestão pública diante do cenário político e econômico do país, a data é um convite à esperança e à união. “Hoje é o dia de lembrar por que Cuiabá continua viva. Como dizia Moisés Martins, a cidade vive dos que vivem nela. E estamos vivos, trabalhando, limpando, celebrando”, reforçou, fazendo referência ao grande mutirão de limpeza que mobilizou voluntários em 50 bairros da capital.
A programação do aniversário de Cuiabá segue intensa ao longo do dia. Às 16h, a tradicional Caminhada da Fé parte da Orla do Porto 2 em direção ao centro histórico. Na Praça Alencastro, haverá apresentações culturais e feira livre. E o grande encerramento será no Parque das Águas, das 16h às 22h, com shows de 16 atrações regionais — entre elas Raul Fortes, Billy Espíndola, Siriri Flor do Campo, Matheuzinho Sucessinho e a Banda Scort Som. Todas as atividades são gratuitas.
Cuiabá, aos 306 anos, reafirma sua alma vibrante, feita de fé, cultura, gente e resistência.
Além disso, todas as secretarias municipais, vereadores, deputados e entidades estão engajadas com um grande mutirão de limpeza convocado pelo prefeito Abilio, que atende mais de 50 pontos da cidade, entre praças, avenidas, córregos e bolsões de descarte irregular de lixo.
#PraCegoVer
Na imagem principal Abilio, Vânia e Paula estão no altar da igreja Basilia Matriz, no segundo plano altoridades eclesiásticas acompanham a abertura da missa.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
Rondonópolis6 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
CULTURA5 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásJuliana Paes curte viagem romântica com o marido no Japão: ‘Lindos demais!!!’
-
Rondonópolis4 dias atrásRondonópolis receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões da Cofco
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai


