CUIABÁ
Prefeito de Cuiabá lamenta a morte de expoente da cuiabania e apoiador das causas comunitárias
CUIABÁ
Cuiabá perdeu na madrugada de hoje (5), o comunicador Valdenor Jesus de Campos, aos 55 anos, o ‘Poxolito’. Criador de personagens emblemáticos e que traziam à tona a valorização da cuiabania. Valdenor faleceu após cerca de 20 dias internado no Hospital Municipal de Cuiabá Dr. Leony Palma de Carvalho. Ele apresentou problemas pulmonares durante uma viagem a cidade de Pontes e Lacerda. Posteriormente, foi transferido a capital onde permaneceu internado. Na madrugada de hoje acabou não resistindo a uma parada cardíaca.
Ao longos dos anos, sempre ligado às causas comunitárias, Valdenor atuou também perante a direção cultural junto à Federação Matogrossense dos Bairros (Femab).
Poxolito era uma figura muito conhecida e querida na capital. Criador do personagem ‘Dito’, sempre comparecia a inaugurações acompanhado por sua neta, ‘a Ditinha’ e pelo neto que embarcava no personagem, dando vida ao ‘Dito Júnior’.
‘O carisma, a simpatia e a valorização da cuiabania integram o legado que nos deixa. Um homem que sempre buscava valorizar nossa terra, nossa gente, que conseguia levar riso e um pouco de nossa história a todos os ambientes que frequentava. Deixará saudades o nosso amigo, grande comediante e apoiador. Meus sinceros sentimentos à família”, declarou o prefeito de Cuiabá.
“Poxolito foi um grande amigo que a vida pública me deu. Tenho a certeza que os médicos do HMC fizeram todo o possível para que sua vida fosse preservada. Mas sabemos que agora ele está acolhido nos braços de Deus. Fica o nosso respeito e carinho a ele e que se estende a todos os familiares. Muito obrigado, Poxolito, por tudo que você fez por Cuiabá, por Mato Grosso! Tenho muito orgulho de ser seu amigo”, externou o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa.
O assessor técnico da Secretaria de Governo, Walter Arruda, conhecida Poxolito há mais de trinta anos. “Era um homem dedicado ao cenário cultural, ao debate proposito pelos bairros. Por trinta anos trabalhou em conjunto com a Federação dos bairros. Todos nós, do movimento comunitários, estamos dilacerados pela dor. Que Deus ampare a família de nosso amigo”.
Valdenor era casado com a senhora Rosimeire de Loureiro e deixa quatro filhos. Ainda não foram divulgadas informações quanto ao horário de sepultamento e local de velório.
CUIABÁ
Dia de Cidadania reúne serviços gratuitos e facilita o acesso da população a direitos em Cuiabá
Quem precisa emitir documentos, regularizar pendências ou obter orientações sobre serviços públicos tem até esta sexta-feira (16.10) para aproveitar o Dia de Cidadania – Setasc 2026. Promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), a iniciativa oferece atendimentos gratuitos à população e aos servidores públicos, das 8h às 15h, na sede da Secretaria, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
A ação reúne órgãos públicos e instituições parceiras em um só lugar, facilitando o acesso a serviços essenciais e evitando que as pessoas precisem se deslocar para diferentes locais para resolver suas demandas.
Entre os serviços disponíveis estão a emissão de documentos, a regularização de CPF, o atendimento jurídico, as orientações sobre direitos do consumidor, as consultas de débitos de veículos e tributos, a renegociação de dívidas, os serviços bancários e as informações sobre programas habitacionais.
Participam da iniciativa o Ganha Tempo, a Receita Federal, o Procon Estadual, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Sicoob, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), a Secretaria Municipal de Fazenda, o Detran-MT, a MT Participações e Projetos (MT Par), a Águas Cuiabá, a Energisa e a PAX Nacional Prever.
A facilidade de acesso aos serviços e a presença de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) foram diferenciais para a auxiliar de secretaria Lanny Chaves, de 28 anos, moradora de Várzea Grande. Ela soube da ação por meio da Central de Interpretação de Libras (CIL), gerenciado pela Setasc e também encontrou informações sobre o evento no Instagram.

Atendimento a comunidade surda com acompanhamento da CIL. Foto João Reis
Lanny aproveitou a oportunidade para buscar diferentes atendimentos, incluindo a consulta de CPF, a emissão de uma nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e a solicitação de segunda via de certidão de nascimento. Para ela, reunir os serviços em um único espaço tornou a experiência mais prática e acessível.
“Fiquei sabendo da ação pela Central de Interpretação de Libras e também vi as informações no Instagram. Vim para consultar meu CPF, fazer um novo RG e solicitar minha certidão de nascimento. Gostei muito do atendimento, foi fácil encontrar o local e, com a presença do intérprete, consegui realizar todos os atendimentos que precisava. Essa ação é muito importante. Agradeço pelo atendimento e pela acessibilidade”, destacou.
A experiência reforça a importância de iniciativas que aproximam os serviços públicos da população e consideram as diferentes necessidades dos cidadãos, promovendo autonomia e ampliando o acesso aos direitos.
O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destaca a importância de reunir diferentes instituições para facilitar o acesso da população aos serviços e convida os cidadãos a aproveitarem a programação.
“Nosso objetivo é aproximar os serviços públicos das pessoas, oferecendo mais praticidade e facilitando o acesso a atendimentos importantes para o dia a dia. Reunimos diversos órgãos e instituições parceiras para que a população possa buscar orientações, resolver pendências e conhecer os serviços disponíveis em um só lugar. Convidamos todos que circulam pelo Centro Político Administrativo a aproveitar essa oportunidade e participar do Dia de Cidadania”, ressalta o secretário.
A iniciativa integra o compromisso da Setasc de promover o acesso à cidadania por meio da articulação entre órgãos públicos e instituições parceiras, aproximando os serviços de quem precisa deles.
-
CURIOSIDADES6 dias atrásNoPing explica como testar a conexão no WoW: Forever
-
ECONOMIA6 dias atrásExpansão do consórcio exige mais educação no setor
-
ECONOMIA6 dias atrásPitney Bowes Brasil e Clique Retire oficializam parceria
-
CURIOSIDADES6 dias atrásFundación Reintegra Vence o F1® Allwyn Global Community Award no México por Transformar a Reintegração Social dos Jovens
-
CURIOSIDADES6 dias atrásEstâncias paulistas preservam marcos da história do Brasil
-
POLÍCIA6 dias atrásDois faccionados são presos em flagrante pela Polícia Militar por tráfico de drogas
-
POLÍCIA6 dias atrásPM prende homem suspeito de agredir ex-mulher e esfaquear outro homem
-
ECONOMIA6 dias atrásCipriano Ayala leva pauta do terceiro setor ao Paraguai



