CUIABÁ
Prefeito anuncia Luciana Zamproni como nova secretária de Mobilidade Urbana
CUIABÁ
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou nesta sexta-feira (5), a advogada Luciana Zamproni como nova secretária de Mobilidade Urbana (Semob). Zamproni estava lotada na Secretaria de Governo. Com a nomeação, ela substituirá Juares Samaniego, que assume a direção geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), após o período de intervenção. A Prefeitura de Cuiabá assumiu a administração da saúde do município no dia 1º de janeiro deste ano. “Zamproni é grande conhecedora do processo de mobilidade urbana e presta um serviço com extrema determinação à gestão”, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.
Luciana Zamproni Branco, natural de Rondonópolis-MT, graduou-se em Bacharelado em Direito pela Universidade de Cuiabá – UNIC, especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET, pós-graduação em gestão pública avançada pelo Instituto Damasio, Conselheira do Cetran – Conselho estadual de trânsito.
Foi assessora Parlamentar/Chefe Jurídico e atuou como Assessora Jurídica no Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde na Frente Parlamentar Mista dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias. Já atuou como secretária adjunta de Mobilidade Urbana de Cuiabá, primeira Secretária Municipal da Mulher de Cuiabá, chefe de gabinete do prefeito Emanuel Pinheiro e atualmente é assessora especial de Governo.
“É uma felicidade retornar à Semob, agora como a primeira mulher a assumir essa pasta. É uma grande satisfação e sinto gratidão ao convite porque é uma pasta que me fez entender o trânsito, não só no contexto de veículos, não só no contexto de sair de casa, mas em um contexto muito maior de engenharia. E Cuiabá avançou muito, e tem muito a avançar ainda. É uma grande satisfação receber esse convite nesse momento. E recebo com muito carinho por estar presente no contexto social de Cuiabá, ao qual se ampliou muito. Temos um exemplo muito claro dos viadutos que foram feitos, o quanto a mobilidade melhorou. Então, espero contribuir mais uma vez nesse mandato e poder ajudar Cuiabá, porque o que mais importa são as pessoas”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
Rondonópolis6 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
CULTURA6 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
Rondonópolis5 dias atrásRondonópolis receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões da Cofco
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
CULTURA19 horas atrásCacique indígena usa literatura para exaltar povos originários
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrásGrazi Massafera exibe abdômen trincado em treino antes de gravação de novela: ‘Pago!’


