CUIABÁ
Polo da UNIC terá vacinação para crianças e adultos neste sábado (02)
CUIABÁ
A partir de amanhã (02) os adultos que ainda precisam se imunizar com primeira, segunda ou terceira doses e os idosos e imunossuprimidos que ainda não tomaram a quarta dose poderão ser vacinados aos sábados no polo da UNIC Beira Rio.
Desde a última terça-feira (29) a UNIC, que até então estava vacinando apenas crianças de 5 a 11 anos, retomou a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos e adultos a partir de 18 anos. Também voltou a aplicar a dose de reforço da Janssen, que estava sendo feita apenas na UBS Cidade Verde. “Para possibilitar a vacinação de adultos e crianças no mesmo ambiente, foi preciso dividir o auditório da UNIC em duas partes, onde crianças são vacinadas de um lado e adultos de outro, para não corrermos nenhum risco de aplicação de imunizantes errados”, explicou Valéria de Oliveira, coordenadora da campanha Vacina Cuiabá – Sua Vida em Primeiro Lugar.
A coordenadora ressalta ainda a obrigatoriedade do uso de máscara nos locais de vacinação. “Com a flexibilização do uso de máscaras em Cuiabá, por meio do Decreto 9.018 de 29 de março de 2022, começamos a perceber que muitos adultos começaram a entrar no polo de vacinação sem máscara. Mas o mesmo decreto determina o uso obrigatório em estabelecimentos e serviços de saúde. A vacinação é um serviço de saúde, portanto pedimos às pessoas que forem à UNIC se vacinar, que usem a máscara pelo menos enquanto estiver dentro do polo. Esse pedido vale também para a vacinação nas unidades básicas de saúde”, conclui Valéria.
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
Rondonópolis5 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
CULTURA5 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásJuliana Paes curte viagem romântica com o marido no Japão: ‘Lindos demais!!!’
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai
-
Rondonópolis4 dias atrásRondonópolis receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões da Cofco


