CUIABÁ
Mulheres em Ação atende 580 pessoas na região do Coxipó
CUIABÁ
A oitava edição do projeto ‘Mulheres em Ação’, realizada no último sábado (23), no Espaço Silva Freire, na região do Coxipó, atendeu mais de 580 pessoas, em sua grande maioria mulheres. O evento, que levou mais de 20 serviços diretos e indiretos à população, é promovido pela Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal da Mulher, com apoio institucional do Núcleo de Apoio à Primeira-dama.
De acordo com a titular da pasta da Mulher, Cely Almeida, o projeto é uma oportunidade para a mulher e a família aproveitarem a grande gama de serviços de utilidade pública próximo à residência.
“Nós temos inúmeros serviços que, as famílias, sobretudo as mulheres, pela rotina do dia a dia, não têm o tempo de acessar durante a semana. Então, ter essa gama de atendimentos, ao lado de casa, facilita e faz a prefeitura ir até o cidadão, que é uma das bandeiras do prefeito Emanuel Pinheiro”, explicou.
Entre os serviços ofertados estão: Procon; Espaço kids; Negociação de Dívidas Energisa e Águas Cuiabá; Delegacia da Mulher; Espaço de Acolhimento da Mulher; Defensoria Pública: Orientação e encaminhamentos jurídicos; Serviços da Secretaria da Assistência Social, entre outros.
Um dos serviços mais procurados pela população é a consulta oftalmológica, oferecida em parceria com o Instituto Lions da Visão.
Foram 72 atendimentos registrados de consultas preliminares de visão, seguidos de 45 atendimentos de enfermagem, em parceria com a Universidade de Cuiabá.
Essa edição também contou com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), especialmente o curso de Medicina.
“Realizamos consultas, exames e cirurgias. Atualmente estamos atendendo 6.000 pessoas por mês. De janeiro até julho de 2023, já atendemos 46.000 pessoas”, elencou Whady Lacerda, presidente do instituto.
A moradora do bairro Getúlio Vargas, Simone Reis, de 46 anos, foi uma das 16 pessoas que buscou a negociação de dívidas com a concessionária Águas Cuiabá.
“Eu precisava muito resolver esse assunto e fiquei muito satisfeita em saber que poderia resolver aqui próximo de casa. Economiza tempo, porque durante a semana é corrido. Vou aproveitar e ver outras coisas para mim”, contou.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA3 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA3 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍTICA MT5 dias atrásArticulação de Wanderley Cerqueira e apoio de Botelho garantem quase R$ 2 milhões para nova UBS em Várzea Grande


