CUIABÁ
Mais de 450 famílias já foram beneficiadas pela entrega de filtros de cerâmica em Cuiabá
CUIABÁ
Nesta segunda-feira, 10, a Prefeitura de Cuiabá realizou mais uma etapa da entrega de filtros de cerâmica, beneficiando famílias atendidas pelo programa social Siminina nos bairros Três Barras, Primeiro de Março e Novo Paraíso 2. A ação é organizada pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, e faz parte de uma iniciativa que entregará, ao todo, mil unidades.
Promovida pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Fundo Social Solidário do Município, a ação integra o Programa de Políticas de Assistência Social às Famílias em Situação de Pobreza e Extrema Pobreza, instituído pela Lei Municipal nº 6.416/2019.
A primeira-dama Márcia Pinheiro destacou que o programa é um investimento direto na atenção primária à saúde: “Essa iniciativa vai além da entrega de um objeto; estamos falando de saúde pública e da garantia de um direito essencial. A gestão Emanuel Pinheiro já assegurou água sem intermitências em toda Cuiabá, e agora seguimos avançando, com ações que primam pela qualidade de vida da população mais vulnerável.”
A coordenadora do Siminina, Dalma Beatriz, reforçou o impacto da iniciativa. “Com o olhar cuidadoso da dona Márcia, garantimos que as famílias tenham acesso à água filtrada, reforçando o compromisso da gestão com a saúde e o bem-estar das nossas crianças e mulheres.”
Para a beneficiada Edna Silva, o filtro trará mudanças significativas no dia a dia. “Vai facilitar muito a minha vida, principalmente por oferecer água filtrada e melhorar a saúde das minhas crianças.” Edna aproveitou a ocasião para agradecer à primeira-dama, deixando um recado emocionadp. “Primeiramente, muito obrigada. Que Deus abençoe a dona Márcia e que ela continue sempre humanizando, cada vez mais, o trabalho com as nossas meninas. Ela deixará um legado muito importante: a preocupação e a humanização de quem estava ao seu redor.”
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
Rondonópolis5 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
CULTURA5 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásJuliana Paes curte viagem romântica com o marido no Japão: ‘Lindos demais!!!’
-
Rondonópolis4 dias atrásRondonópolis receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões da Cofco
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai


