CUIABÁ

CUIABÁ

Escolas Municipais de Educação Básica protocolam processos de credenciamento no Conselho Municipal de Educação

Publicados

CUIABÁ

Na tarde da última quarta-feira (3), no Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação, foi realizado evento simbólico de Protocolo junto ao Conselho Municipal de Educação, dos processos de Credenciamento, Autorizações e Renovação de Credenciamento 2021/2022 de unidades educacionais das etapas e modalidades da Educação Básica da rede pública municipal de educação. Nesta etapa serão protocolados junto ao órgão colegiado, os processos de 89 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) e Escolas Municipais de Educação Básica do Campo (EMEBC).

Na primeira etapa, finalizada em dezembro de 2021, 67 unidades da Educação Infantil protocolaram seus processos junto ao Conselho. Durante o evento, o Centro de Educação Infantil Cuiabano (CEIC) Naídes Rodrigues Ribeiro da Cruz, localizado no bairro CPA III e Creche Renísea Guilhermette Barua, localizada no bairro Despraiado, receberam suas certificações. Essas são as primeiras unidades totalmente regularizadas, da rede pública municipal de ensino.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado participou do evento e falou sobra a importância da ação para as unidades educacionais e do trabalho realizado a partir do diálogo e da parceira com o Conselho Municipal de Educação, para que seja possível dar andamento a 100% dos processos de Credenciamento e Autorizações. “Este é um processo herdado de décadas pela gestão. Em 2021, o prefeito Emanuel Pinheiro instituiu o Projeto de Regularização das Unidades Educacionais, estabelecendo como prioridade o desenvolvimento de ações conjuntas na interlocução com os marcos legais e com a melhoria da infraestrutura e segurança das unidades educacionais do Município. Estamos concluindo de forma gradativa os processos, regularizando as unidades do ponto de vista documental, fundiário, de acessibilidade e segurança, em consonância com a política pedagógica, a Escola Cuiabana, organizando as unidades educacionais, e a vida escolar dos nossos estudantes”, disse ela. 

Leia Também:  Secretário de Turismo toma posse como conselheiro da ASTUR e propõe união entre Cuiabá e Várzea Grande para alancar o setor

Após a organização dos processos das unidades que atendem a Educação Infantil, os trabalhos foram retomados em fevereiro deste ano e, 43 unidades estão com seus processos prontos para serem protocolados junto ao órgão colegiado sendo que 9 delas, as EMEB Prof. Rafael Rueda, Antônia Tita Maciel de Campos, Jescelino José Reiners, Escola Cívico Militar Cuiabana (ECIMC) Profª Maria Dimpina Lobo Duarte, Zeferino Leite de Oliveira, Maria da Glória de Souza, Clóvis Hugueney Neto, Profª Tereza Lobo e Vereador Paulo de Campos Borges, serão as primeiras a terem seus processos protocolados.

A diretora de Gestão Educacional, Zileide Lucinda dos Santos explicou que após o efetivo protocolo junto ao Conselho Municipal de Educação iniciam-se as análises técnicas, pelos membros do corpo técnico do Conselho Municipal de Educação, em conformidade com a Resolução Normativa Nº. 003/2021/CME, documento que regulamenta esse rito processual. “Após a análise técnica, o Conselho encaminha o parecer à Secretaria Municipal de Educação que encaminha as unidades educacionais para que possam sanar, se houveram, as solicitações apontadas”, explicou.

Leia Também:  Profissionais das Unidades Básicas de Saúde passam por capacitação e vão ajudar na localização de pacientes para reduzir a fila de cirurgias eletivas

Após a finalização de todas as pendências os processos seguem para análise das câmaras técnicas do Conselho Municipal de Educação até a votação e aprovação dos processos e consequente cerificação das unidades.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Andréa dos Santos disse que este momento é um marco para a educação de Cuiabá. “Quero dizer o quanto estamos felizes. Este é um momento importante da rede, para a Secretaria e para o Conselho, fruto de um trabalho coletivo, onde todos tivemos um papel fundamental na construção desse processo”, disse Andréa dos Santos.

Credenciamento

O Credenciamento das Unidades Educacionais do Sistema Municipal de Ensino de Cuiabá garante a validação dos estudos e, que as unidades ofereçam as melhores condições físicas possíveis visando uma melhor qualidade no processo ensino aprendizagem aos estudantes.

Participaram evento, a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, a coordenadora técnica de Ensino, Elijane Gonçalves Lopes, o conselheiro da Câmara de Educação Infantil do Conselho Municipal de Educação, Hildeberto França de Paula, a conselheira Câmara do Ensino Fundamental e de Legislação e Normas, Eliane Oliveira Mendes Quinhone, o presidente do Colegiado de Diretores da Rede Pública Municipal, Ednilson Albino de Carvalho e diretores escolares.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Estudantes do CMEI Serginho visitam o Cine Teatro e assistem sessão de cinema

Publicados

em

Por

Estudantes das etapas de Creche, Pré-Escola e Jardim 2, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sérgio Luiz Ferreira da Silva, o CMEI Serginho, localizado no bairro Jardim das Aroeiras, participaram nesta terça-feira (16) de uma atividade especial, o Projeto ‘Escola Vai ao Cinema’. A iniciativa promovida pelo Cine Teatro e a Associação Cultural Cena Onze já levou cerca de mil estudantes de 10 unidades educacionais da rede pública municipal ao teatro.

Os aproximadamente 140 estudantes do CMEI Serginho visitaram o prédio histórico e assistiram ao filme ‘Viva, A Vida é uma Festa’ que conta a história de Miguel, um menino de 12 anos que sonha em ser um músico famoso, mas precisa lidar com sua família que desaprova sua escolha. Determinado a virar o jogo, ele desencadeia uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, inspirada no feriado mexicano do Dia dos Mortos, acaba gerando uma extraordinária reunião familiar.

A diretora do CMEI Serginho, Rosângela de Jesus Souza Pereira, agradeceu a gestão Emanuel Pinheiro que sempre busca parcerias que proporcionam vivências significativas às crianças. “A ideia é, a partir de momentos lúdicos, proporcionar aprendizagens sobre temas relevantes para os estudantes como importância da infância, da memória, determinação e coragem”, destacou a diretora escolar.

Leia Também:  Audiências públicas e sessões solenes movimentaram o parlamento em 2021

O Projeto teve início em maio e deve acontecer até o mês de outubro. Em sessões realizadas no primeiro semestre foram exibidos filmes como Homem-Aranha no Aranhaverso; Dois Irmãos: Uma jornada fantástica; Extraordinário! Viva, a vida é uma festa; Aladdin; O Rei Leão; o Touro Ferdinando. Neste segundo semestre serão exibidos filmes como Canhain; Sonic: o filme; Trolls 2; Soul, Uma Aventura com Alma; Raya e o Último Dragão; Encanto; Luca, entre outros.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins, falou sobre a iniciativa. “Além de participar das sessões de cinema, estudantes e professores fazem uma visita guiada ao Cine Teatro, patrimônio arquitetônico e cultural do nosso estado, conhecendo assim um pouco mais sobre esse importante prédio, que abriga muito da história cultural da nossa capital”, destacou a coordenadora.

O coordenador de Eventos do Cine Teatro Cuiabá, Matheus de Luca, falou sobre a parceria com a Secretaria Municipal de Educação. “A Secretaria Municipal de Educação tem sido fundamental para o Projeto Escola Vai Ao Cinema. Graças ao apoio da Prefeitura de Cuiabá, muitas crianças, jovens e adolescentes estão indo pela primeira vez a uma sala de cinema e conhecendo um patrimônio que fez parte da história de muitos cuiabanos: O Cine Teatro Cuiabá”, salientou o coordenador.

Leia Também:  Ponte da comunidade São Gerônimo será entregue em junho pela Prefeitura de Cuiabá

As sessões de cinema são realizadas sempre às terças-feiras, em dois horários, às 9h e às 15h. A entrada é gratuita para estudantes da rede pública de ensino.  Outras informações pelo telefone (65) 2129-3848.

As próximas unidades a participar neste mês de agosto serão as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Ana Luiza Prado Bastos (23) e Moacyr Gratidiano Dorileo (30).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA