CUIABÁ
Idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, o Siminina Sorridente inicia tratamento ortodôntico para 180 assistidas pelo programa social
CUIABÁ
Os cuidados com a saúde bucal vão além de prevenir problemas odontológicos, eles também impactam diretamente na autoestima, especialmente entre as crianças. Pensando nisso, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, deu início nesta quarta-feira (4) ao tratamento ortodôntico de 180 meninas atendidas pelo Programa Siminina. A ação faz parte do projeto Siminina Sorridente, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro.
A iniciativa inclui desde exames de imagem para garantir a instalação correta dos aparelhos dentários até manutenções e outros tratamentos necessários, respeitando as particularidades de cada paciente. “A saúde bucal é fundamental, não só para evitar problemas futuros, mas também para fortalecer a autoestima das crianças. Por isso, lutamos para implantar o Siminina Sorridente. Queremos que as nossas meninas se sintam livres para sorrir, gargalhar e serem felizes”, destacou Márcia Pinheiro.
Durante a triagem, foram avaliadas as condições ortodônticas de cada participante, considerando a anatomia e o estágio de desenvolvimento da dentição permanente. Nesta primeira etapa, 23 meninas foram selecionadas para iniciar o tratamento. “Estamos priorizando aquelas que atendem todos os critérios para um tratamento ortodôntico eficaz e confortável. O objetivo é garantir todo o suporte necessário para que o processo seja seguro e para que cada uma delas saia daqui com um sorriso ainda mais bonito”, explicou a coordenadora do Programa Siminina, Dalma Beatriz.
A dentista Denise Caffe, especialista em ortodontia, será a responsável pelo acompanhamento técnico das assistidas. Para ela, o projeto tem um impacto transformador. “Essa iniciativa da primeira-dama é fantástica. Além de melhorar a saúde bucal, promove benefícios como uma respiração adequada, fala mais clara, melhor mastigação e até um sono de qualidade. É emocionante contribuir para o desenvolvimento dessas meninas em um programa tão especial”, afirmou a profissional.
O entusiasmo também ficou evidente entre as participantes. Durante os exames iniciais, muitas já discutiam as cores dos elásticos que escolheriam para os aparelhos. “Eu vou começar com roxo, depois coloco rosa para combinar com o uniforme, que é todo rosa. Mas primeiro vai ser roxo, porque é minha cor preferida. Eu já queria colocar aparelho porque meus dentes me incomodavam, agora vou poder fazer todo o tratamento”, celebrou Sara Mendes, de 10 anos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
Rondonópolis5 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
CULTURA5 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásJuliana Paes curte viagem romântica com o marido no Japão: ‘Lindos demais!!!’
-
Rondonópolis4 dias atrásRondonópolis receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões da Cofco
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai


