CUIABÁ
Familiares agradecem prefeito e se dizem honrados com homenagens a personalidades no Dutrinha
CUIABÁ
Familiares das personalidades homenageadas na noite de sexta-feira (04), no Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, agradeceram o prefeito Emanuel Pinheiro pelo reconhecimento referente a colaboração e atuação de seus entes queridos no futebol mato-grossense. A solenidade faz parte da programação de reinauguração do complexo esportivo, que começou na segunda-feira (31), em comemoração ao seu aniversário de 70 anos e segue neste domingo (06). Ao todo, 74 pessoas foram agraciadas com uma medalha e certificado de honra ao mérito.
Em seu discurso, o prefeito enalteceu a participação histórica e conservadora que estas pessoas constituíram junto ao Dutrinha, mantendo viva a chama do futebol cuiabano e suas raízes, revelando grandes talentos.
“Fizeram a apaixonante história da inesquecível geração de ouro. Por aqui desfilaram a genialidade do maior jogador de todos os tempos, Pelé e tantos outros craques regionais, nacionais. Homenageamos também os nossos fanáticos torcedores cuiabanos, marcando esse dia memorável de 70 anos do Dutrinha. Faço das minhas palavras um protocolo perpétuo de paixão, reconhecimento e orgulho do nosso templo do futebol”, salientou.
Carlos Eduardo, neto do dirigente Benedito Ferreira dos Santos, o Dito Coró, não escondeu a emoção em estar presente ao lado do avô neste momento tão importante, consagrando sua marca na Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá. “Ele foi jogador e treinador dos times São Cristóvão e Operário. É uma alegria muito grande ver ele sendo homenageado. Estou muito feliz em estar aqui. Ele fez um trabalho importante no esporte da cidade e a família agradece de coração”, disse.
Na sequência, Ana Paula dos Santos, filha do ex-jogador Benedito Valdir Santana de Sousa, popular Xurica, elogiou o ato do Chefe do Executivo Municipal e afirmou que o sentimento é de felicidade. “Estou muito emocionada em ver o meu pai sendo homenageado em vida, algo que marcou todos nós. As pessoas vão vir aqui e ver o nome dele. Sem dúvidas, estamos muito felizes, sem palavras para descrever”, destacou.
Elair Brito, acompanhando a torcedora fiel, responsável pela organização de grandes torcidas do time Operário Várzea-grandense e filha de Dhorcas, Mariana Fernandes Macedo, enalteceu a contribuição desportiva dele, bem como sua dedicação de décadas ao futebol regional. “Ela doou grande parte da vida, inclusive dentro deste gramado ao time. A homenagem foi justa, pois além de representar o nosso futebol mato-grossense, ela tornou-se o símbolo do Operário”, pontuou.
Mariana, que carregava em mãos a bandeira de seu clube do coração, elencou a paixão que já perdura por mais de 60 anos, reiterando que a consideração por parte da Gestão Pinheiro, fizeram todos esforços valerem a pena. “Graças a deus lembraram de mim, estou até envaidecida. Muitas pessoas trabalham e não são reconhecidas e eu estou tendo essa oportunidade hoje”, completou.
Em seguida, foi a vez do filho do dirigente e técnico de diversos times da Capital, Hélio Machado da Costa, expressar sua gratidão. Hélio Machado Júnior pontuou que o Dutrinha foi o palco de grandes momentos da família, sempre motivados pelo pai. “Ele foi técnico por mais de 20 anos de grandes times do Estado. É uma grande emoção para nós. É um presente que Cuiabá recebe, a devolução desse estádio para sociedade”, acrescentou.
Já Reinaldo Acioli, esposo da juíza de Direito, Patrícia Ceni, uma das autoridades consagradas no evento, agradeceu o prefeito pela atitude e o dia memorável. “Eu fico muito orgulhoso pelo trabalho que ela tem dedicado ao futebol, mas todos os times e esportes. eu agradeço a Prefeitura de Cuiabá por reconhecer os serviços dela e o prefeito também”, relatou.
A singularidade da noite especial foi marcada pela exibição inédita do primeiro holograma do Rei Pelé, que esteve presente em campo em 1965. “O maior jogador de todos os tempos, o rei do futebol aqui jogou. Como forma de homenagear os 70 anos do Dutrinha, trouxemos para Cuiabá o primeiro holograma do rei do futebol exposto no mundo inteiro. Como sempre Cuiabá e o Dutrinha fazendo história”, concluiu Pinheiro.
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA4 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
POLÍCIA4 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA19 horas atrásPolícia Civil fecha laboratório do tráfico de facção criminosa em Rondonópolis
-
POLÍCIA7 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Militar prende homem faccionado com três quilos de maconha em Nova Ubiratã
-
CURIOSIDADES5 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno


