CUIABÁ
Em tempo recorde, 30 animais disponibilizados na 2ª edição da ‘Feira de Adoção’ ganham novo lar
CUIABÁ
A segunda edição da feira de adoção de pets realizada, na manhã desta quinta-feira (28), na Praça Alencastro, alcançou um feito inédito, e os 30 animais disponibilizados (cachorros e gatos), ganharam um novo lar em menos de uma hora de duração do evento promovido pela Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), ligada à Prefeitura de Cuiabá.
Antes mesmo da abertura dos trabalhos, foi possível ver a presença dos munícipes nos arredores do stand, aguardando ansiosamente a oportunidade de ver de perto seus bichinhos, além de receberem todas as orientações sobre os cuidados domésticos e de saúde, recomendados para cada um deles.
A gestora da Diretoria, Beatriz Del’Isola, afirmou estar surpresa com resultado instantâneo conquistado pela feira, fator este que ela considera como motivador e impactante nas implantação de políticas públicas voltadas à causa animal em Cuiabá.
“Sinceramente, não esperávamos que os animais seriam adotados de forma tão rápida, esta edição nos surpreendeu de todas as formas. A procura foi muito grande e isso é fundamental, pois nos ajuda a expandir os atendimentos e acolher outros em situação de vulnerabilidade. O prefeito Emanuel Pinheiro tem sido um grande parceiro nessa caminhando, nos ofertando as melhores condições para desenvolver o nosso trabalho com mais eficiência”, frisou.
Moradora de Várzea Grande, Noêmia Gonçalves, logo se encantou com dois cachorrinhos e não desperdiçou a chance de levá-los para casa. “Eu vi pela manhã na tv e já me arrumei para vir. Quando cheguei aqui olhei para eles e decidi. Sou apaixonada por animais e vão ser muito bem-vindos e amados por todos nós”, comentou.
A autônoma Nívea Maria contou que ficou sabendo da mobilização pelas redes sociais e veio em busca de um gatinho. “Eu vi no Instagram, meus amigos me falaram também e eu vim. Está tudo maravilhoso, um atendimento impecável. A equipe está de parabéns”, disse.
Os servidores da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal, a jornalista Julia Milhomem e o fotógrafo Davi Valle não ficaram de fora. Sensibilizados, adotaram também. Os jornalistas ressaltaram o a importância da soma de esforços.
“Há seis anos adotei uma cachorrinha que, atualmente, é o amor da minha vida, minha companheira e fiel escudeira. Hoje, quando estava chegando no serviço me deparei com essa feira, fui até lá para olhar e de cara me apaixonei por uma cachorrinha meiga, carinhosa. Não teve jeito. Eu subi até meu local de trabalho, peguei meus documentos pessoais e voltei pra adotá-la. Tenho certeza que foi a coisa certa a se fazer. Agora ela está um pouco arisca, com medo. Mas depois que dermos amor para ela as coisas irão mudar”, pontuou Júlia.
Já Davi conta que adotar é um ato de generosidade. “Eu sempre tive cães em casa. Já tenho uma cadela chamada Bel, que também que é adotada. Agora, mais uma cadelinha, para que eu e minha esposa Tatiane, cuidarmos. O nome dela será Vida. É muito gostoso chegar em casa em ter o carinho da Bel. Agora, com a Vida, vamos ter isso ter isso em dobro”, declarou.
Vale destacar que a primeira edição ocorreu em março deste ano, no mesmo local e foi um sucesso, onde todos os animais concedidos foram adotados. As atividades seguem vigentes durante todo ano, sem interrupções, por meio de agendamentos pelo telefone 0800 647 7755.
O horário de funcionamento é de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
CUIABÁ
Dia de Cidadania reúne serviços gratuitos e facilita o acesso da população a direitos em Cuiabá
Quem precisa emitir documentos, regularizar pendências ou obter orientações sobre serviços públicos tem até esta sexta-feira (16.10) para aproveitar o Dia de Cidadania – Setasc 2026. Promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), a iniciativa oferece atendimentos gratuitos à população e aos servidores públicos, das 8h às 15h, na sede da Secretaria, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
A ação reúne órgãos públicos e instituições parceiras em um só lugar, facilitando o acesso a serviços essenciais e evitando que as pessoas precisem se deslocar para diferentes locais para resolver suas demandas.
Entre os serviços disponíveis estão a emissão de documentos, a regularização de CPF, o atendimento jurídico, as orientações sobre direitos do consumidor, as consultas de débitos de veículos e tributos, a renegociação de dívidas, os serviços bancários e as informações sobre programas habitacionais.
Participam da iniciativa o Ganha Tempo, a Receita Federal, o Procon Estadual, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Sicoob, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), a Secretaria Municipal de Fazenda, o Detran-MT, a MT Participações e Projetos (MT Par), a Águas Cuiabá, a Energisa e a PAX Nacional Prever.
A facilidade de acesso aos serviços e a presença de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) foram diferenciais para a auxiliar de secretaria Lanny Chaves, de 28 anos, moradora de Várzea Grande. Ela soube da ação por meio da Central de Interpretação de Libras (CIL), gerenciado pela Setasc e também encontrou informações sobre o evento no Instagram.

Atendimento a comunidade surda com acompanhamento da CIL. Foto João Reis
Lanny aproveitou a oportunidade para buscar diferentes atendimentos, incluindo a consulta de CPF, a emissão de uma nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e a solicitação de segunda via de certidão de nascimento. Para ela, reunir os serviços em um único espaço tornou a experiência mais prática e acessível.
“Fiquei sabendo da ação pela Central de Interpretação de Libras e também vi as informações no Instagram. Vim para consultar meu CPF, fazer um novo RG e solicitar minha certidão de nascimento. Gostei muito do atendimento, foi fácil encontrar o local e, com a presença do intérprete, consegui realizar todos os atendimentos que precisava. Essa ação é muito importante. Agradeço pelo atendimento e pela acessibilidade”, destacou.
A experiência reforça a importância de iniciativas que aproximam os serviços públicos da população e consideram as diferentes necessidades dos cidadãos, promovendo autonomia e ampliando o acesso aos direitos.
O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destaca a importância de reunir diferentes instituições para facilitar o acesso da população aos serviços e convida os cidadãos a aproveitarem a programação.
“Nosso objetivo é aproximar os serviços públicos das pessoas, oferecendo mais praticidade e facilitando o acesso a atendimentos importantes para o dia a dia. Reunimos diversos órgãos e instituições parceiras para que a população possa buscar orientações, resolver pendências e conhecer os serviços disponíveis em um só lugar. Convidamos todos que circulam pelo Centro Político Administrativo a aproveitar essa oportunidade e participar do Dia de Cidadania”, ressalta o secretário.
A iniciativa integra o compromisso da Setasc de promover o acesso à cidadania por meio da articulação entre órgãos públicos e instituições parceiras, aproximando os serviços de quem precisa deles.
-
ESPORTES7 dias atrásPalmeiras fica no zero com o Santos e Flamengo agradece
-
CURIOSIDADES5 dias atrásNoPing explica como testar a conexão no WoW: Forever
-
ECONOMIA6 dias atrásExpansão do consórcio exige mais educação no setor
-
ECONOMIA5 dias atrásPitney Bowes Brasil e Clique Retire oficializam parceria
-
CURIOSIDADES5 dias atrásFundación Reintegra Vence o F1® Allwyn Global Community Award no México por Transformar a Reintegração Social dos Jovens
-
CURIOSIDADES6 dias atrásEstâncias paulistas preservam marcos da história do Brasil
-
POLÍCIA6 dias atrásDois faccionados são presos em flagrante pela Polícia Militar por tráfico de drogas
-
POLÍCIA6 dias atrásPM prende homem suspeito de agredir ex-mulher e esfaquear outro homem


