CUIABÁ
Eduardo Magalhães homenageia 71 mulheres com Moção de Aplauso
CUIABÁ
O vereador por Cuiabá, Eduardo Magalhães (Republicanos), junto com sua esposa Paula Magalhães homenagearam com Moção de Aplausos, 71 mulheres na noite de quarta-feira (20), no parlamento municipal.
A Moção de Aplauso é um instrumento de reconhecimento e estímulo a pessoas ou instituições que contribuem, seja de forma profissional ou voluntária, como forma de reconhecer e homenagear este trabalho, valorizando suas ações e a diferença que elas fazem no desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade.
“Todo ser humano que caminha sobre a terra hoje, é nascido de uma mulher. Então, ou seja, a mulher ela é o alicerce na nossa sociedade. Mãe, esposa, dona de casa, empresária, advogada, engenheira ou policial. A mulher ocupa todos os espaços dentro da sociedade, ocupa o seu espaço Então, ou seja, é uma singela homenagem que nós estamos realizando aqui, por tudo o que significa a mulher na nossa sociedade”, afirma o vereador.
A jovem Sarah de Oliveira de 16 anos, acompanhou a bisavó dona Judith Maria, prestes a completar 90 anos, e a mãe Karina Oliveira que foram homenageadas.
“As lembranças com a minha bisavó sempre foram as melhores, é uma dádiva poder compartilhar a minha vida com ela”, declara a estudante. A bisa revela que ficou muito feliz com a homenagem. “O convite é muito bom pra gente, né?! Bom pra mente, me senti honrada”.
A esposa do vereador Eduardo Magalhães, Paula Magalhães, além de ser homenageada, auxiliou o parlamentar a entregar as Moções.
“As mulheres homenageadas são incríveis, e todas as mulheres são incríveis, porque ela consegue dar conta de uma casa, dos filhos, do marido, do trabalho e tudo com excelência!”, elogia Paula.
A Rainha da Corte Carnavalesca 2024, Izzy Lima também foi uma das homenageadas. “Eu acho bacana receber essa homenagem, porque é um reconhecimento que as mulheres têm e ainda mais no mês de março, que nodia 8, foi o Dia Internacional da Mulher, e o mês de março é todo nosso, não só o mês de março, mas como todos os anos eu me sinto muito honrada por esse presente que estar sendo homenageada”.
A ex-primera dama de Mato Grosso, Maria Lígia Garcia foi uma das homenageadas e presidiu a sessão. Aos 96 anos, ela deu show de simpatia e consciência política. “Essa Casa de Leis, é onde começa a cidadania, a democracia”.
Da Assessoria
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Dia de Cidadania reúne serviços gratuitos e facilita o acesso da população a direitos em Cuiabá
Quem precisa emitir documentos, regularizar pendências ou obter orientações sobre serviços públicos tem até esta sexta-feira (16.10) para aproveitar o Dia de Cidadania – Setasc 2026. Promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), a iniciativa oferece atendimentos gratuitos à população e aos servidores públicos, das 8h às 15h, na sede da Secretaria, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
A ação reúne órgãos públicos e instituições parceiras em um só lugar, facilitando o acesso a serviços essenciais e evitando que as pessoas precisem se deslocar para diferentes locais para resolver suas demandas.
Entre os serviços disponíveis estão a emissão de documentos, a regularização de CPF, o atendimento jurídico, as orientações sobre direitos do consumidor, as consultas de débitos de veículos e tributos, a renegociação de dívidas, os serviços bancários e as informações sobre programas habitacionais.
Participam da iniciativa o Ganha Tempo, a Receita Federal, o Procon Estadual, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Sicoob, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), a Secretaria Municipal de Fazenda, o Detran-MT, a MT Participações e Projetos (MT Par), a Águas Cuiabá, a Energisa e a PAX Nacional Prever.
A facilidade de acesso aos serviços e a presença de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) foram diferenciais para a auxiliar de secretaria Lanny Chaves, de 28 anos, moradora de Várzea Grande. Ela soube da ação por meio da Central de Interpretação de Libras (CIL), gerenciado pela Setasc e também encontrou informações sobre o evento no Instagram.

Atendimento a comunidade surda com acompanhamento da CIL. Foto João Reis
Lanny aproveitou a oportunidade para buscar diferentes atendimentos, incluindo a consulta de CPF, a emissão de uma nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e a solicitação de segunda via de certidão de nascimento. Para ela, reunir os serviços em um único espaço tornou a experiência mais prática e acessível.
“Fiquei sabendo da ação pela Central de Interpretação de Libras e também vi as informações no Instagram. Vim para consultar meu CPF, fazer um novo RG e solicitar minha certidão de nascimento. Gostei muito do atendimento, foi fácil encontrar o local e, com a presença do intérprete, consegui realizar todos os atendimentos que precisava. Essa ação é muito importante. Agradeço pelo atendimento e pela acessibilidade”, destacou.
A experiência reforça a importância de iniciativas que aproximam os serviços públicos da população e consideram as diferentes necessidades dos cidadãos, promovendo autonomia e ampliando o acesso aos direitos.
O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destaca a importância de reunir diferentes instituições para facilitar o acesso da população aos serviços e convida os cidadãos a aproveitarem a programação.
“Nosso objetivo é aproximar os serviços públicos das pessoas, oferecendo mais praticidade e facilitando o acesso a atendimentos importantes para o dia a dia. Reunimos diversos órgãos e instituições parceiras para que a população possa buscar orientações, resolver pendências e conhecer os serviços disponíveis em um só lugar. Convidamos todos que circulam pelo Centro Político Administrativo a aproveitar essa oportunidade e participar do Dia de Cidadania”, ressalta o secretário.
A iniciativa integra o compromisso da Setasc de promover o acesso à cidadania por meio da articulação entre órgãos públicos e instituições parceiras, aproximando os serviços de quem precisa deles.
-
CURIOSIDADES6 dias atrásNoPing explica como testar a conexão no WoW: Forever
-
ECONOMIA6 dias atrásExpansão do consórcio exige mais educação no setor
-
ECONOMIA6 dias atrásPitney Bowes Brasil e Clique Retire oficializam parceria
-
CURIOSIDADES6 dias atrásFundación Reintegra Vence o F1® Allwyn Global Community Award no México por Transformar a Reintegração Social dos Jovens
-
CURIOSIDADES6 dias atrásEstâncias paulistas preservam marcos da história do Brasil
-
POLÍCIA6 dias atrásDois faccionados são presos em flagrante pela Polícia Militar por tráfico de drogas
-
POLÍCIA6 dias atrásPM prende homem suspeito de agredir ex-mulher e esfaquear outro homem
-
ECONOMIA6 dias atrásCipriano Ayala leva pauta do terceiro setor ao Paraguai


